Contra o fascismo em SP, serei candidato

Sem categoria

 

candidatura capaEm 2016, cumpriram-se onze anos desde que criei o Blog da Cidadania. O ano era 2005 e as denúncias sobre o mensalão do PT inicialmente geraram um encurralamento da esquerda em geral e um ensaio de ascensão da direita, tal qual ocorre hoje.

Costumava contribuir com as colunas de leitores de grandes jornais como Folha, Estadão, Globo, mas, naquele ano, a decisão da mídia de derrubar o governo Lula fez com que eu passasse a ser censurado naqueles espaços que os jornalões me concediam.

Em busca de soluções para não permitir que me calassem, não hesitei em criar um Blog, que me geraria custos e trabalho redobrados – ou triplicados, talvez quadruplicados. Porém, o que sempre determinou minhas atitudes foi a exigência do interesse público.

Ao longo dessa década e pouco, criei um blog, fundei uma ONG, promovi atos públicos como o da Ditabranda, que reuniu mais de 500 pessoas diante da Folha de São Paulo, em 2009, para protestar contra editorial que dizia que a ditadura brasileira teria sido “branda” por ter matado “pouca gente”.

 

candidatura 1

 

candidatura 2

Representei ao Ministério Público, ao Conselho Nacional de Justiça, à Procuradoria Geral Eleitoral e até ao STF várias vezes contra impérios de mídia, contra ministros do Supremo, contra institutos de pesquisa e até contra o juiz Sergio Moro.

Nunca hesitei em tomar atitudes e o momento político por que passa o Brasil requer atitudes mais ousadas. A democracia brasileira está em risco, após o golpe contra Dilma Rousseff. As instituições, mais uma vez, estão em frangalhos e, em São Paulo, capital do golpe, de onde emanou a onda fascista que está engolfando o Brasil, neste ano o avanço da direita parece irrefreável.

O que fazer? Vou ficar sentado assistindo os fascistas tomarem o poder nesta cidade contando com uma bancada na Câmara Municipal que lhes permitirá eliminar programas sociais, aumentar a exclusão, aprofundar o apartheid social de uma metropole tão plural e, ao mesmo tempo, tão excludente?

Em um momento como este, cumpre aos cidadãos conscientes tomarem atitudes, e tomar atitude, hoje, é tomar partido. Literalmente. Por isso, filiei-me ao PC do B. É um partido que está mais organizado diante do avanço da direita, enquanto que o PT se ressente do ataque e ainda está tentando se reorganizar, de modo que será ao lado dos comunistas que marcharei contra os fascistas.

Exorto a todas e a todos a, como fiz, filiarem-se a partidos e, assim como eu, ousarem se candidatar. E serei candidato a vereador, neste ano. Estou ciente de que será muito difícil me eleger. E qualquer um que for de esquerda terá essa dificuldade em um momento em que direita e extrema-direita ascendem no cenário político.

Porém, é exatamente por conta da preponderância da direita neste momento político que resolvi me candidatar, pois meu objetivo maior é tirar votos dos fascistas. Sejam quantos forem os votos que eu vier a conseguir, cada um deles será um voto a menos para a direita.

Sim, a chance de um Russomano da vida ou de um João Dória vencer e levar consigo um monte de reacionários para ocupar a Câmara existe e é preocupante. Desse modo, vou disputar uma cadeira de vereador mesmo sabendo que as chances de vitória são remotas. Não importa quantos votos eu tiver. O que importa é atrapalhar a direita.

Desse modo, conto com você para divulgar minha candidatura. Mesmo que não vote em São Paulo, todo mundo tem amigos aqui. Conto com você para pedir que seus amigos me deem seu voto. Em troca, posso oferecer o empenho que sempre dei à causa pública, de forma desinteressada e republicana como sempre fiz.

Em 11 anos como blogueiro jamais sofri alguma acusação de qualquer natureza, sobretudo ética. Não usei minha projeção na rede para conseguir dinheiro público, via financiamento do Blog por estatais. Meu objetivo é, em primeiro lugar, atrapalhar o avanço da direita.

Por fim, se se formar uma massa crítica em torno da minha candidatura e, se por alguma sorte, conseguir votos para me eleger, adotarei no mandato a mesma conduta ilibada que venho adotando neste blog ao longo dos últimos onze anos.

Convido, pois, os amigos a assistirem a vídeo que estou divulgando nas redes sociais comunicando a minha candidatura . Antecipadamente, agradeço o apoio de quem puder compartilhar este post nas redes sociais ou mesmo deixando comentário aqui a favor da iniciativa.