Quando o povo descobrir por que derrubaram Dilma, a cobra vai fumar

Opinião do blog

clt

 

Candidato a vereador de São Paulo pelo PC do B, interrompo as (muitas e variadas) atribulações de campanha para relatar episódio ocorrido na noite da última quinta-feira durante jantar em um restaurante.

Na mesa ao lado, jovens conversavam sobre descoberta recente que fizeram acerca de projetos do grupo político que tomou o poder no Brasil.  Começaram a descobrir que Temer veio para “relativizar direitos trabalhistas”, entre outros males que produzirá.

Duas moças diziam a um grupo de seis pessoas que ficaram surpresas ao descobrir que tramita no Congresso proposta de conceder às empresas a possibilidade de negociarem direitos trabalhistas com seus empregados e candidatos a emprego.

Na surdina, as bancadas golpistas já articulam tais propostas no Congresso.

Enquanto as atenções se voltam para as mudanças que o governo pretende fazer na Previdência, discretamente a equipe do presidente interino Michel Temer já desenha outra medida polêmica: a reforma trabalhista.

O objetivo é flexibilizar a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a partir principalmente dos acordos coletivos, alegando buscar “aumento da produtividade da economia”, mas, na verdade, visando reduzir os custos dos empresários com seus empregados.

Dessa forma, FGTS, férias, previdência social, 13º salário e licença-maternidade, entre outros, continuarão existindo obrigatoriamente, mas serão flexibilizados. Ou seja, as partes (empregadores e sindicatos da categoria) poderão negociar, por exemplo, o parcelamento do 13º e a redução do intervalo de almoço de uma para meia hora, com alguma contrapartida para os empregados.

As horas gastas no transporte que contarem como jornada de trabalho — nos casos em que a empresa oferece a condução — também podem ser objeto de negociação.

A proposta de reforma trabalhista que está sendo desenhada pelo Palácio do Planalto prevê a flexibilização de direitos assegurados aos trabalhadores no artigo 7º da Constituição Federal – que abrange um conjunto de 34 itens – desde que mediante negociações coletivas.

Segundo o governo Temer, a ideia é listar tudo o que pode ser negociado para evitar que os acordos que vierem a ser firmados por sindicatos e empresas após a mudança nas regras possam ser derrubados pelos juízes do trabalho.

Na prática, essa mudança na lei representa o fim desses direitos trabalhistas, pois, em tempo de oferta de empregados maior do que a demanda, é evidente que as empresas terão poder de barganha para só contratarem empregados que admitirem abrir mão de tais direitos.

Faz parte da proposta, ainda, a conclusão da votação do projeto que trata da terceirização pelo Congresso Nacional. O texto aprovado pela Câmara dos Deputados e enviado ao Senado prevê a contratação de trabalhadores terceirizados nas chamadas atividades-fim das empresas, o que hoje não é permitido.

A terceirização, tal como engendrada pelo conluio entre a Fiesp e o governo Temer, será um golpe mortal nos sindicatos e, portanto, na defesa dos direitos dos trabalhadores. Sem falar na virtual extinção de carreiras em empresas, pois o terceirizado poderá trabalhar hoje aqui e, semana que vem, acolá.

Vem aí, portanto, um dos maiores ataques aos direitos dos trabalhadores desde que o trabalho assalariado foi regulamentado no Brasil. O empobrecimento dos brasileiros deverá se contrapor a uma década e pouco de melhora nos salários e nos direitos, entre 2003 e 2014.

As pessoas que citei no início do texto chegaram a ir à rua contra Dilma, entoaram o discurso anti PT, anti Lula, antiesquerda. Não sabiam o que estavam fazendo.

Essas pessoas estão aturdidas, perplexas ante a consciência de que foram usadas para derrubar um governo popular para que fosse substituído por um governo a serviço de um empresariado cujo objetivo, há muito, é usar a mão de obra humana como quem usa máquinas.

Agora não vai demorar para toda essa desgraça se manterializar, caso o Senado consolide o golpe contra a democracia e afaste definitivamente Dilma Rousseff da Presidência, substituindo-a pelo lacaio dos patrões, Michel Temer.

O grande erro, o erro fatal que os golpistas estão cometendo, porém, é o de subestimar a reação popular a essa barbaridade. Se acham que os brasileiros aceitarão tudo isso passivamente, enlouqueceram.

82 comments

        • Araguaia não. Mas pode muito bem grupos se organizarem, para eliminar os golpistas que estão em cargos de direção (ministros, líderes de governo, líderes dos partidos golpistas), as forças armadas podem até está apoiando o golpe: mas não se envolveu, ainda. Não vai ter carro blindado para todos. Se os que combateram a ditadura tivessem feito isso ao invés de enfrentar militares bem armados, o país hoje seria outro.

        • Claro que não, pois a guerrilha do Araguaia não resolveu NADA, e ainda serviu de desculpa para a ditadura reprimir ainda mais.
          A alternativa é a organização e mobilização dos trabalhadores. A hora é de preparar a Greve Geral.

      • SE com o governo já se perdia – e feio – a batalha da comunicação. Imagina fora, no ostracismo, na sarjeta…
        Digo isso porque já estou ouvindo gente resignada com a perda de direitos – resultado de já massacrante campanha midiática – e, pior, já alegremente botando a culpa na “herança maldita” de Dilma e Lula.

        Não duvido que a história venha a ser contada como o que ela realmente é: gente suspeitíssima – para ser simpático! – derruba uma presidenta honesta e um projeto inclusivo para escaparem eles próprios de suas broncas e para implementar uma restauração neoliberal para radicalizar os estragos que FHC não teve tempo de fazer. A ficha vai cair sim, mas vai demorar.

        Espero, é claro, estar sendo pessimista…

        Ah, sim, como não custa ter esperanças e o jogo só termina quando acaba, é bom lembrar que Dilma ainda não foi deposta.

        Aguardemos.

      • Tempos são outros mesmo. Mas pra direita, muito melhor organizada, grande mídia totalmente hegemônica. Sinto dizer que está errado Edu. Será longo este regime e muita repressao sobre quem ainda mostrar resistência.
        É só ver o que temos hoje. Mesmo aqui não vejo nenhuma informação sobre os dias de luta que tem ocorrido. Todos com menos de dez mil pessoas nas ruas. Não houve levante. O que tem são manifestações nas frentes das câmaras bonitinhas das olimpíadas. Só isso.

        • Concordo que a parte mais sensível do corpo é o bolso, Porém há outra parte do corpo que serve para correlacionar a dor no bolso com sua causa, o cérebro, e aí a coisa pega. O horizonte mais longínquo da maioria é a quitanda da esquina e é muito fácil convencer a turma a cobrir de porrada o quitandeiro.

  • Em país de “desmemorizados”, de incultos, de um povo educado pela mídia globista, um país, me desculpe de pessoas que só se preocupam com seus interesses pessoais, com pessoas com pouco mais de 5anos de banco de escola.
    Este governo federal fará o que quiser!

    Povo idiota!

    • O pior é que vc tem razão. Dia desses numa chacrinha, calei alguns midiotas que teciam loas a togada carmem por ela dizer que por ser “letrada”, ´preferia ser chamada de “presidente”. Chamavam a Dilma de “analfabeta burra”. Pedi que trouxessem qualquer dicionário e pedi para alguém ler. Aí perguntei: quem é mesmo analfabeto? E complementei, é por isso que o Brasil tá essa mer…
      porque muitos que se acham “intelectualizados”, acreditam piamente em tudo que a globo, uma emissora golpista que sempre foi contra os interesses maiores do Brasil e defensora de interesses estrangeiros, acreditam nas revistinhas sem escrúpulos veja e época. Ou seja, uns maria vai com as outras, ou como disse o Zé Ramalho GADO.

  • ♫ Pois é. De nada adiantou a infinidade de alertas que tanta gente boa emitiu, às vezes até gritando sem ser ouvida. A canalha política e a FIESP e seus trogloditas conseguiram lavar o cérebro da pseudo classe mérdia, sempre zelosa dos penduricalhos que conquistou graças aos governos que se preocuparam em governar para os menos favorecidos. Agora, os trouxinhas serão os primeiros a tomar na busanfa – com vidro moído e pimenta malagueta .

    A fórmula para arrastar os energúmenos pelo nariz nunca falhou; inventa-se um ou muitos inimigos para os quais os mentecaptos dirigirão o ódio surdo que sentem das próprias “vidas”, enquanto a corja tucana e seus assemelhados, corrompidos pelos skafs nauseabundos, tratam do que realmente interessa: a tomada do poder.

    Às vésperas de adentrar meus derradeiros quinquênios, vejo com imensa tristeza o país ser outra vez sequestrado por Mamom e seus servos; e, francamente, não sei se conseguiremos reverter o processo…

  • Edu não tenho essa esperança. A preocupação dessas pessoas é com a novela das oito, watts app, se a Internet não cai, aonde tem pokemon …etc. Menos seus direitos. Continuam acreditando na medida, no jn, na veja, nos lixos que sempre consumiram. E um pouco da culpa é do próprio PT, que teve treze anos para exterminá-los e não o fez. Lembra do controle remoto, do ovo frito na Ana Maria? Pois é, perderam a oportunidade, e não falo nem da verba destinada ao pig, falo do erro do PT em não politizar as melhoras que trouxe às classes menos favorecidas, dizer as pessoas que se beneficiaram, que aquilo que receberam não era uma esmola, mas um direito. Direito igual a tantos outros que possuem, e que agora o
    traíra vai atacar. Os jornalistas do pig, já estão tecendo comentários de que as reformas são necessárias para ajudar o próprio povo, e essa turma há da Paulista, não importa a classe econômica, vão engolir sem problemas.
    Nunca fomos um povo que cobrou seus direitos, e não tenho esperança que um dia sejamos.

  • Ultimamente frente a minima resistencia a derrubada de todas as conquistas sociais,trabalhistas e economicas,com as quais irei sentir seus efeitos,como familiares e amigos tenho ficado quieto,triste com tudo isto.Mas tambem serei impiedoso na cobrança de muitos que por preconceitos foram as ruas apoiar o golpe.Sem apoio internacional e ja sofrendo cobranças( agora da OEA) e a impopularidade fazendo efeito nas ruas,este golpe que ja partiu em canoa furada tera vida curta,mas seus efeitos serão longos.Todos os golpistas estarão fritos,o efeito manada da cobrança sera muito cruel.Judiciario,midia,artistas e principalmente politicos ou se trancam em casa ou mudem de pais.

  • Damous e o triplex: Moro é um irresponsável!

    SOBRE LULA

    Lula tem que processar o PiG!

    Publicado 19/08/2016 no Conversa Afiada
    O Conversa Afiada reproduz análise do deputado Wadih Damous (PT-RJ) sobre a decisão da PF de isentar o Lula e a família de qualquer responsabilidade sobre o triplex do Guarujá.

    A Polícia Federal disse que Lula não é o dono. A Folha, A Globo e todo esse lixo que nós chamamos de PIG, ignoram a notícia.

    O juiz Moro, esse psicopata irresponsável, insiste na farsa. O STF se finge de morto. E pouca gente sabe que a PF isentou Lula e sua família de qualquer responsabilidade sobre o triplex de Guarujá.

    Veja a indignação do deputado Wadih Damous no vídeo inserido nesta matéria:http://www.conversaafiada.com.br/brasil/damous-e-o-triplex-moro-e-um-irresponsavel

  • Não acho que o governo Temer veio com qq intenção que não a de, primeiramente, livrar os manos da jaula e, simplesmente, tomar mesmo o poder na marra, partilhando com quem NÃO teve voto nem aprovação popular das urnas.

    Também não acho que o povo vai se revoltar ..qua qua qua …a menos que os resultados prometidos não venham ..assim como não vieram com mama Vana DILMA que, pelos exageros cometidos, acabou se inviabilizando pro segundo tempo

    No mais, TODOS sabemos que existem TRÊS categorias de trabalhadores nesta terra

    1, a dos informais e desassistidos que, mesmo com a economia bombando, sempre orbitam marginalmente no modelo, eles que ao sinal de qq crise são os primeiros a serem expelidos do sistema

    2. a dos funcionários do setor privado formalizado que, de tanto se pedirem e conseguirem por JABUTICABAS, de há muito acabaram por se tornar UM PESO pra produtos de maior valor agregado, inviabilizando-nos de vez para a inserção do país no mercado mundial e para a produção e desenvolvimento de produtos e serviços com maior valore agregado (condenando-nos como há décadas, a sermos um país de classe média consumista, presa indeterminadamente a prestações a perder de vista embebidas em juros de agiotas)

    3. e finalmente, a pior corja, a dos funcionários públicos de todos os poderes que DRENAM pra si uma enormidade de recursos pra lhes pagarem salários e mordomias exagerados que, mesmo vistos pelo olhos de economias mais maduras – de forma proporcional – chegam a causar inveja e assombro pelos seus DESATINOS normalmente NUNCA acompanhados de produtividade, espírito público e produtividade

    ..bem, e diante de tudo isso há de concluirmos que do jeito que esta não dá pra ficar, sob pena de, se largarmos mão do assistencialismo constitucional, de vermos hordas de seres DESABAREM de seus extratos sociais

    mudanças devem ser debatidas e discutidas ..há muito a ser feito e melhorado ..o mundo não vai esperar pelo Brasil

  • bando de…

    o noticiário dá conta de que a PF – que devia ter escutado o Eduardo Guimarães – por absoluta falta de provas, NÃO indiciou LULA e família pelo apto da Guarujá (e sequer foi atrás dos parentes dos Marinhos como queria o Azenha)

    ..mas o que a FOLHA estampava hoje na primeira versão do dia ?

    “PF conclui relatório e indicia dona do triplex do Guaruja” ..e na matéria, num texto pra lá de confuso, diz:

    A Polícia Federal concluiu o relatório a respeito da Operação Triplo X, fase da … Solaris em Guarujá, supostamente ligado ao ex-presidente Lula. ..nota – tinha que falar do LULA, né ?

    em tempo – a Justiça Eleitoral tb conclui que a gráfica acusada de fraude, prestou SIM serviços pra campanha de DILMA, deixando o Agilmar Mentes chupando o dedo

    ..e mais, que Delfin Neto agora se lembra e confessa ter recebido 240 mil papagaios em dinheiro VIVO da Odebrecht ..mas não sabia de onde vinham as penas

    ahhh bom ..detalhe – as notícias sobre a gráfica e Delnfin só deram notas piquininhas, tá ??!!

  • Edu,

    E o Movimento Passe Livre, (um tal de MPL) que começou essa loucura toda, por onde anda? Lembro-me de você dizendo àqueles que, nos idos de 2013, engrossaram o coro dos que “estavam contra tudo e contra todos” da grande possibilidade de desestabilizarem o governo.

    Aí está o resultado de tanta imaturidade e disparate!

    Stella

    • Como se o culpado de tudo o que aconteceu foi o MPL? Foi o MPL que se aliou ao PMDB, foi o MPL que escolheu o Delcidio do Amaral como líder do governo no senado (Delcidio gente), foi o MPL que escolheu vários juízes do STF, foi o MPL que reconduziu o Janot MPF, foi o MPL que deixou o José Eduardo “soneca” Cardoso como ministro da justiça por mais de 4 anos, foi o MPL que abarrotou os cofres do PIG via SECON a e garanto que foi o MPL que escreveu a carta com no minimo 2 meses de atraso, foi o MPL que esteve na ONU e não denuncio o golpe em andamento no país, foi o MPL que ao ser eleito se afastou das bases e aplicou uma politica econômica muito parecida com a do adversário derrotado.

      Enfim é tudo culpa do MPL

      E por último FORA TEMER!!!!!!!!!

  • Caro Eduardo,

    Desculpe discordar de você, mas eu acho sim que o brasileiro é passivo e a maioria do povo está alheia a essa tragédia por que estamos passando.

    Tenho duas quase certezas na minha mente:
    1) Se o golpe se consumar e a Dilma não voltar, o povão, aquele que mais vai sofrerá com tudo isso, mas que continua engolindo toda a canalhice do Pig, só vai perceber a m…em que se meteu quando chegar na boca. Ou seja, tarde demais. Aí ocorrerá um outro longo ciclo de lutas até retomarem uma parte dos direitos perdidos.
    2) A turma da classe média baixa que embarcou nessa onda anti-Dilma pode até estar descobrindo que o traíra não serve para o bem do Brasil, mas duvido que se voltem para a Dilma. Pode ter certeza que, para eles, nossa salvação estará nas mão do Aécio. Vão continuar seguindo a cartilha do Pig e abraçando os ideais da elite econômica que tanto idolatram.

    Essa é a segunda fase do golpe, tirar o temer e conduzir o psdb ao poder.

    Acho que o seu otimismo, as vezes, beira a inocência. Para lutar contra o fascismo não podemos ser crédulos.

    Sei que meu comentário está um tanto amargo, mas é como me sinto. Não acredito mais nas instituições, no poder de reação do povo, me sinto impotente. Acreditei que meu voto consciente ajudaria a mudar o Brasil, mas foi uma utopia que durou apenas uma década. Estou triste, muito triste.

  • Edu, os golpistas não são os políticos!

    Como os jovens sentados à mesa do restaurante, eles são só instrumentos dos verdadeiros usurpadores.

    Bobagem nossa pensar que são pessoas íntegras, que mereceram o apoio por sua capacidade de perceber, analisar, discutir e encaminhar soluções para os problemas da sociedade que os elegeu, nesse caso, os Estados.

    São só uns sujeitos de caráter duvidoso e interesses certos a serviço das confrarias dos poderosos, e atacá-los seria como atacar os irrigadores visando a indústria de agrotóxicos.

    Os direitistas (não digo conservadores porque não são. Aliás nem devem saber o que isso significa) e os políticos são similares em compreensão do que seja cidadania ou civilidade, que dirá de tratados sociais.

    O poder corrompe, alguém duvida? Bons políticos não podem exercer mandatos consecutivos. Têm que ser trocados para evitar que exerçam influência em outro local que não o Congresso.

    Política financiada por grupos de empresas é uma excrescência, e é exatamente essa gente é que está no poder no Brasil, e não é de hoje.

    Pode até ser um exagero o anacronismo, mas a formação de políticos a partir da ideia de guardiões como fez Platão n’A República parece bem mais adequado, não acha? Um abraço.

  • Caro Eduardo,

    Tenho evitado fazer análises. O povo é complexo.

    Até pode haver reação eleitoral. Mas a lei do Cunha, Mini reforma eleitoral, ferrou as pessoas melhores em favor dos bandidos oligarcas.

    O Supremo está tão atordoado com o que aprontou que já não fala cousa com cousa. “Ultima trincheira da democracia”.

    Estou aflita. Não ha luz nas instituições.

    Ainda bem que você tem um depósito de coragem e força.

  • Lembrete: TODO GOLPISTA É FASCISTA E TODO FASCISTA É CANALHA.

    Prezado Eduardo:

    “Dessa forma, FGTS, férias, previdência social, 13º salário e licença-maternidade, entre outros, continuarão existindo obrigatoriamente, mas serão flexibilizados. Ou seja, as partes (empregadores e sindicatos da categoria) poderão negociar, por exemplo, o parcelamento do 13º e a redução do intervalo de almoço de uma para meia hora, com alguma contrapartida para os empregados.”

    1. “Redução do intervalo de almoço de uma hora para meia hora com alguma contra partida para os empregados”. Eu vejo como contra partida a seguinte proposta que o empregador fará para o empregado e ao futuro candidato ao emprego “ se você não aceitar essa proposta, outro aceitará pois o exército de desempregados com certeza aumentará e você poderá perder essa excelente oportunidade para manter a sua família”. Já vemos isso em algumas atividades . Ex.corte de cana e safristas na agricultura.
    Com isso o trabalhador brasileiro finalmente entrará no considerado primeiro mundo. “O excesso de trabalho leva o trabalhador à morte por exaustão” como acontece no Japão. Lá 7,7 milhões de trabalhadores trabalham até 60 horas por semana. Os japoneses dão a esse tipo de morte por exaustão o nome de karoshi.

    2. Na prática, essa mudança na lei representa o fim desses direitos trabalhistas, pois, em tempo de oferta de empregados maior do que a demanda, é evidente que as empresas terão poder de barganha para só contratarem empregados que admitirem abrir mão de tais direitos.”
    Como eu disse acima. Esse é o sonho de todo capitalista – ter à sua disposição um grande “exército de desempregados “ para honra e glória do seu faturamento, da redução de custos e aumento do seu lucro. E haja MAIS VALIA nessa exploração da força produtiva do empregado.

    3. A história regista que um povo só faz revolução de verdade por dois motivos.

    a) Por consciência política. O que não é o nosso caso, pois, embora os coxinhas achem que estão cheios de gás, eles estão na realidade cavando a sua própria sepultura.

    b) Ou por excesso de miséria. Deixe o desemprego aumentar e as conquistas sociais cairem e aí o senhor Temer e toda uma gang de salteadores que está ao seu lado vão entender o significado daquela frase de Getúlio Vargas “ quando a fome bater a vossa porta, sentireis no peito a energia para a luta por vós e por vosso filhos”. Esse bando de fascistas, golpistas, ladrões dos cofres público e entreguistas estão colocando o nosso pais em rota de guerra civil. Espero sinceramente que isso nunca aconteça e caso isso venha a acontecer podemos dizer que o culpado é esse governo golpista e usurpador do poder e que se transformou em um coveiro da democracia e lacaio do capital financeiro.

  • Leis trabalhistas mais “light” sem o excesso de encargos é um faca de “dois legumes”…
    Por um lado pode tornar o funcionário mais dispensável, ja que sem a multa de 40 purça em cima do FGTS mais aviso prévio etc, fica mais fácil demitir.
    Mas, por outro lado, quando há alguma recuperação da economia e aumento da demanda fica mais fácil contratar, ja que as empresas tem menos medo de admitir funcionários sem todo universo de direitos e o “terror” de ser colocado no “pau” da justiça do trabalho por qualquer motivo fútil…
    Acho que o importante é termos alguma coisa bem balanceada. Uma lei trabalhista que dê em certa medida uma boa segurança ao empregado, mas que não seja uma coisa altamente custosa, pesada e burocrática para o empregador que acaba desestimulando o empreendedorismo.

    Eu, por exemplo, sempre tive vontade de deixar de ser empregado e abrir minha própria empresa. Mas quando vejo a burocracia, a carga tributária e as leis trabalhistas, fico com medo de contratar alguém.

  • Paulo, uma coisa é a classe média alta das grandes cidades, que se deixa iludir com o sonho ridículo de ser elite. Outra coisa é uma família pobre. O desemprego está crescendo enormemente, e aí a questão para essas pessoas não será achar pokemon, mas achar o que comer. E, lembremo-nos de que a ampla maioria dos brasileiros é pobre, inclusive essa tal de “nova classe média”.
    As pessoas não se mobilizam por ideologia, mas sim por autodefesa. A história do Brasil mostra que o mito do “brasileiro pacífico” é lenda. Os golpistas que se preparem.

  • Deve ser bom viver de fantasias. Você sonha toda noite com uma comuna de paris tupiniquim?
    Após a campanha das diretas, o povo só foi à rua para derrubar o seu PT (perdoe, sei do seu comunismo). A turma que ficou sem pixuleco ou sem mortadela não é suficiente para fazer uma revolução.

  • Trata-se de uma equação bem simples: analfabetismo político + intensa carga de manipulação mediática = perda de direitos adquiridos. Reação? Na atual conjuntura, impossível. Em tempo, FORA TEMER e seu ministério de notáveis LADRÕES.

  • Mas, por outro lado, o PT é super-picareta:

    o PT à vista da população (grande parte!) é tão i-no-cen-te!

    PeTê SERIA PICARETA ATÉ NAS OLIMPÍADAS, COM CERTEZA. VEJA AQUI:

    Bem sabemos que o PeTê daria, por exemplo, um “jeitinho” de fazer mágica publicitária e sair levando a RAQUETE de tênis de mesa de mancinho durante o intervalo de 1º tempo (sem ninguém ver…). Sempre foram assim…
    O PT sempre desejando a eterna propaganda & publicidade. Patrulhamento Ideológico. Desta vez desejam utilizar o espaço das Olimpíadas para divulgar sua ideologia castradora (o tal de “Fora Temer”), utilizando cartazes e seus militantes infiltrados.
    Mas é assim mesmo que age o Petê. Semelhante ao cognome para Dilma, o simulacro «Coração Valente», que foi muito vendido e comprado pelo [como se diz?] povo — mesmo sem dinheiro. O PT sempre é vítima! Da imprensa etc. etc. etc. etc.

  • Eduardo, não vai demorar muito a perceber……A Classe média coxinha ou não vai notar que não poderá mais entrar facilemtne em uma Universidade Pública ou permanecer numa privada (sem PROUNI ou FIES ).
    O sonho de ter um filho formado em MEDICINA vai ficar cada vez mais difícil de ser concretizado . o Congelamento das Rubricas de EDUCAÇÃO e SAÚDE por si só vão inviabilizar o SUS e as Universidades Federais.,…..falar em expansão e novas vagas…será sacrilégio….pobre Brasil !

    • Temer só vaisso começar a pôr pra quebrar quando o golpe for irreversível. Eu não disse que seria rápido. Mas até coxinha abre o olho. Já estão abrindo

      • Eduardo,
        Perdoe-me, mas não os acho nada engraçados! Os considero boçais e abissalmente patéticos e ridículos. Por uma razão bem simples. Postam uma enormidade de gonorreia mental, que para eles, são argumentos! E se lhes dou alguma atenção, não é por considerá-los dignos de um debate, mas para que aqueles que veem ao blogue descubram o quanto são cínicos e abjetos!
        Abraços
        Maria Antônia

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas… …
    ..:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Fora de Pauta

    Delação da OAS chega ao Supremo Tribunal Federal

    SEX, 19/08/2016 – 20:51
    ATUALIZADO EM 19/08/2016 – 21:36
    Luis Nassif
    http://jornalggn.com.br/noticia/delacao-da-oas-chega-ao-supremo-tribunal-federal#comments

    A Odebrecht tinha decidido poupar o Judiciário nas suas delações. Aparentemente, a OAS optou por um caminho próprio. A edição desta semana da revista Veja diz ter obtido parte da delação do presidente da OAS implicando o Ministro Dias Toffoli, do Supremo.

    Nos últimos anos, Toffoli foi o que mais se empenhou em ser aceito pela casa grande, inclusive tornando-se o Robin do Batman Gilmar Mendes.

    Aparentemente, a estratégia não foi bem sucedida.

    O vazamento da delação foi claramente uma represália da Lava Jato contra Tofolli, por ter concedido liminar para libertação do ex-MInistro Paulo Bernardo. Obviamente, o vazamento não será investigado pela Procuradoria Geral da República.

  • Caro Eduardo,

    Infelizmente nós vamos ter que conviver por muitos anos com essa nova ordem que tomou de conta do país, e o pior de tudo, é que tem muita gente ignorante que diz que não se importa com o que virá, e ouço com frequência dizerem que o mais importante foi tirar o PT do poder, uma vez que não aguentavam mais conviver com esse partido e o seu governo.

  • Espero que sim, aí teremos o melhor cenário que é só dois anos de pilhagem, e um retorno tranquilo do Lula em 2018.

    A conscientização das pessoas custará caro, mas se vier, valerá o preço.

    Mas ainda assim não confio muito numa parcela da nossa população. Vale a mesma coisa que meu avô diz das pessoas do tempo dele: “Eles não tinham visão”

  • A luta de classes EXISTE. O golpe serve a uma classe: banqueiros.

    Se a população aceitar, numa boa, perder o emprego e passar fome, ver familiares morrendo por falta de assistência médica, ver que a família não tem condições de pagar escola para as crianças, enquanto banqueiros, rentistas e especuladores nadam em dinheiro, então nós também teremos que aceitar. O povo é que manda. Só que a História do Brasil mostra que aquele mito do “brasileiro pacífico” é lenda.

  • Se fosse para fuder apenas os babacas da classe média alta, que saíram às ruas contra o PT por puro preconceito social(não queriam ver pobres e negros frequentando os mesmos lugares que eles, mas, por não terem coragem de assumir seu preconceito, colocaram-no no armário e o expuseram, como em outros momentos do passado, disfarçado num falsa “indignação com a corrupção”. indignação que nunca tiveram de verdade,como prova seu silêncio diante dos escândalos do desgoverno do ditador Temer); seria até merecido. Contudo, quem vai ser mais prejudicado com o fim da CLT(se não for extinta verdadeiramente, o será de forma eufemística, mas eficiente, como na hipótese tratada em sue texto) são os mais pobres. ESSES SIM MERECEM CONSIDERAÇÃO, POIS NÃO COMBATERAM O GOLPE POR NÃO TEREM CONDIÇÕES EDUCACIONAIS DE COMPREENDER O QUE ACONTECIA E SEQUER POSSUÍREM MEIOS MATERIAIS PARA PARTICIPAREM DA POLÍTICA(FICA DIFÍCIL PEDIR A ALGUÉM QUE TRABALHA HORAS NO PESADO, USA TRANSPORTE PÚBLICO E GANHA SALÁRIO MÍNIMO PARA SAIR EM PASSEATAS, SEQUER PARA INFORMAR-SE). O CONTRÁRIO DOS ANIMAIS DA CLASSE MÉDIA, QUE SÃO AINDA MAIS IGNORANTES, EMBORA POSSUAM EDUCAÇÃO FORMAL, MEIOS E TEMPO PARA LIBERTAREM-SE DA ALIENAÇÃO. CONTUDO NÃO FAZEM E NÃO QUEREM FAZER, SÃO REACIONÁRIOS POR OPÇÃO E TARA, JÁ QUE ASSIM SATISFAZEM SEUS EGOS DOENTIOS E SENTEM-SE A “ELITE” QUE JAMAIS SERÃO. Contudo, o que podemos e devemos fazer, iniciando como reação ao golpe e continuando caso tenha sucesso e Dilma seja cassada pelo senado(o que ocorrerá)é POLITIZAR O DEBATE. Algo que peço para ser feito desde 2015 e infelizmente ninguém me escutou. Desde essa época digo que a única forma de combatermos o golpismo da Lava (Golpe) a Jato, que naquele período já mostrava-se para mim como claramente golpista, coisa que percebi desde que ouvi falar da “operação”; é denunciando-a politicamente nas ruas. Nem este blog, nem, o resto da esquerda me ouviram. mas agora, com muito atraso e já com a água quase afogando-nos, resolveram fazer o que digo há mais de um ano. DENUNCIAR MORO COMO RESPONSÁVEL PELA PERDE DE MAIS DE 1,5 MILHÃO DE EMPREGOS(COMO FARÃO VÁRIOS SINDICATOS NO DIA 25) É ALGO CORRETÍSSIMO, QUE INFELIZMENTE CHEGA COMO MUITO ATRASO(DEVERIAM TÊ-LO DENUNCIADO DESDE 2015, COMO TAMBÉM SUAS CONEXÕES COM OS EUA. AO INVÉS DISSO, PERDEU-SE TEMPO TEMPO COM “REQUERIMENTOS” QUE IAM SER DESPACHADOS PELOS AMIGUINHOS DELE. EM QUE ACHAVAM QUE ISSO DARIA!!!!!!!!!?????´), MAS QUE, APESAR DE TARDIO, FARÁ MUITO BEM À LUTA CONTRA O GOLPE E CONTRA A SUPRESSÃO DE DIREITOS QUE VIRÁ DEPOIS DELE. Além disso, outra etapa importante dessa luta, que também eu aconselhava a ser feita desde o início de 2015, começou a ser realizada agora : a denúncia internacional. Denunciar Moro, seus procuradores psicopatas e a PF, como fez Lula e também Dilma ao reclamar à OEA(não sei se Dilma citou a Golpe a Jato)também é uma ação indispensável, que chega com atraso, mas que continua sendo decisiva nesse embate. Contudo, alguns ajustes ainda precisam ser feitos. Continuemos a denunciar Moro e os procuradores, MAS ACOMPANHEMOS ESSA DENÚNCIA DA INDISPENSÁVEL CITAÇÃO DA MÍDIA, EM ESPECIAL DA REDE GLOBO. Chega da eterna mania do PT de suavizar ou falar por elipses. Temos que sr diretos. Dilma, em sua defesa no Senado, deveria citar a mídia(além de Moro, procuradores e PF)como agente do golpe, destacando a Globo. No tocante à mídia, A GLOBO TEM QUE SER SIM PARTICULARIZADA. SEM ELA, NADA OCORRERIA, FOLHA DE SÃO PAULO, ESTADÃO, O GLOBO, VEJA E TODAS ESSAS MERDAS NÃO TÊM ABRANGÊNCIA DE FATO IMPACTANTE(MESMO NA CLASSE MÉDIA SEU ALCANCE É LIMITADO). A CAPITÃ DO GOLPE É A GLOBO E DENTRO DA GLOBO, O JORNAL NACIONAL(OS OUTROS TELEJORNAIS TAMBÉM TÊM AUDIÊNCIA LIMITADA). Achar que esse impacto não era mais real por causa da INTERNET(como alguns membros das forças populares com percepção torta o fizeram, por exemplo Azenha)é não enxergar o mundo além dos próprios hábitos. AS PESSOAS CONTINUAM USANDO A NET PARA BOBAGENS, MAS, NA HORA DA INFORMAÇÃO, AGEM DO MESMO MODO QUE O FAZIAM NA ÉPOCA DA DITADURA E SEGUEM O JN. Isso precisa ser explicado nas ruas, e para o mundo, e a denúncia de Dilma pode ser o mote para essa divulgação, que precisa ser feita por todas as forças populares, usando também a campanha deste ano. Politizar esse golpe, essa é a solução que infelizmente chega com atraso.

  • Não vai dá em nada. Se o PIG fez o que fez com o PT no poder imagina agora com a direita fascista no poder. Já estamos vivendo uma ditadura. Essa ditadura vai ser muito pior do que a de 64. Para os incautos de plantão que acreditam que a internet é uma alternativa, eu quero avisar que a internet será censurada. O que vamos viver agora são as etapas do golpe. A única coisa que me deixa feliz é que muita gente que apoiou a derrubada Dilma vai pagar muito caro não vai demorar. Muitos empresários que apoiaram o golpe vão se arrepender, pois os seus negócios irão falir e vou assistir de camarote.

  • Desculpem mais um extra pauta.
    CUT irá às ruas contra o golpe em 29 de agosto, dia do julgamento de Dilma
    no Senado.
    TODOS JUNTOS, PARA DEFENDER NOSSA DEMOCRACIA!!!

  • Eles sabem disso Edu. Estão preparando ou prorrogação do mandato ou eleição indireta. Esta é mais provável, já que Temer é fraco. De qualquer forma, com ou sem Temer, o que virá depois de constatado o arrocho é a criminalização dos movimentos sociais.
    Curto e grosso: Porrada e cadeia

  • Temer, ainda que burro, por sua interinidade, pode vir a ser capaz de fazer o que precisa ser feito, ainda que impopular. Antipopulista, melhor dizendo. Melhorar a produtividade da economia- A nossa economia é grande, por razões geopopulacionais, mas é muito pouco produtiva.

    Essa legislação está ultrapassada. Para mim o ponto mais emblemático é o FGTS- um roubo descarado.

    A endemia de sindicatos parasitários é outra loucura. Ora veja quanto vc paga por uma corrida do aeoroporto de guarulhos com taxi monopolista e compare com o uber- sai pela metade ou menos, com ar condicionado, balinha e outras frescuras.

  • ATO EM DEFESA DA DEMOCRACIA COM DILMA.

    NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA 24, A PARTIR DAS 19H, NO TEATRO DOS BANCÁRIOS.

    A presidenta Dilma Rousseff com João Pedro Stedile (MST), Vágner Freitas (CUT), Senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Roberto Requião (PMDB-PR), Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência pelo PDT; Thiago Pará (UNE), Marcelo Lavenère (ex-presidente da OAB) e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
    TODOS CONTRA O GOLPE.
    VAMOS TODOS JUNTOS APOIAR!!!
    PELO BEM DE NOSSO PAÍS.
    PELO BEM DE NOSSA DEMOCRACIA.
    FORA TEMER GOLPISTA.

  • Edu, sinto escrever que ao meu ver errou mais uma vez, como na primeira quando tentou defender Lewandowski. As maldades virão e serão aceitas como foram aceitas em outras épocas. Os mais humildes não tem ideia do que se passa e nem querem ter. Alguns da classe média percebem a besteira que fizeram, mas são poucos. A maioria quer o fim de qualquer governo que, como disse Marilena Chaui, coloca em risco seu padrão de vida. E a classe média alta, responsável por tudo isso, quando perceber no bolso nada vai fazer porque costumam ser politicamente corretos na sua ignorância do que seja a cidadania.
    Infelizmente, este país está a dias de entrar nas trevas, sem soberania com a miséria voltando.
    A classe média vai sofrer mais porque a violência de hoje, fruto do abandono dos tres governos que precederam o PT, vai aumentar, mas são suficientemente ignorantes para não fazer a ligação.
    Um povo que idolatra um patife como Moro aceita qualquer coisa e as PM’s e o exército estão ai para garantir o Status Quo, como sempre fizeram e é só o que sabem fazer. Digo isso porque o Brasil entregou a outro país a construção de submarinos e vai embora o KC 390 e projetos do exército e nenhum alto oficial disse nada.
    Estão de prontidão para cumprir as ordens do entreguista Serra e do Anão Moral do Planalto.
    Infelizmente erra mais uma vez!

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos canalhas direitistas… …
    .:.
    * 1 * 2 * 13 * 4
    *************
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula 2018 neles !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • OS LADRÕES VÃO SE ESCONDER. CHAMEM A POLÍCIA

    Rio 2016: falso Temer foge da vaia

    Golpista não pode abrir a boca!

    Do Estadão:

    O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, vai ser o representante do governo de Michel Temer no encerramento dos Jogos Olímpicos, no próximo domingo, confirmou nesta quarta-feira o Comitê Rio-2016. Depois de ser vaiado na cerimônia de abertura do evento, o presidente interino não estará na festa final do evento.

    Segundo Mario Andrada, diretor de Comunicações do Rio-2016, indicou que Maia foi a pessoa designado para “representar o presidente Temer”. Maia só aceitou a missão depois de ter certeza de que não precisará falar nada, pois também não quer se expor. A ausência do presidente interino havia criado uma incerteza sobre quem receberia a delegação oficial do Japão, que sediará os Jogos de 2020, em Tóquio.

    (…)

  • Caro Eduardo,

    Estarrece-me a atitude do senador Cristovam Buarque do Distrito Federal, que já declarou o seu voto a favor dos golpistas, para defenestrar a presidente Dilma do poder. O que leva a esse senador, até então, tido como um homem de princípios, considerado intelectual e ex-reitor da Universidade de Brasilia, a tomar uma decisão dessas, aliando-se a esses golpistas. Por aí, pode-se imaginar e chegar à conclusão, de que neste país, tudo parece ter virado de cabeça para baixo. O que será do nosso Brasil daqui para a frente? parece-me que um futuro sombrio nos espreita.

  • Ola Edu
    Faça um post sobre a atual estatura moral das autoridades brasileiras.
    CBF o presidente nao pode nem viajar
    Fiesp os diretores com dividas bilionarias e suspeitos
    Itamaraty/Diplomacia Serra Anão moral e suspeito de corrupção internacional
    Camara de SP/PSDB Roubo de merenda
    Temer Não quer nem encerrar a olimpiada com medo de vaia/ Suspeito corrupão em Santos
    Maia Aceitou encerrar olimpiada quando descobriu que nao precisa falar
    Ministro educação Recebe Frota e e vaiado em qualquer escola/universidade
    Buarque – Sinonimo de golpista
    Marta – sinonimo de traidora

    O inverso e verdadeiro tambem/ estão pavimentando a volta de Lula ou quem ele indicar.
    O futuro e de Requiao, Ciro ou algum outro que denunciou essa farsa

      • E o MBL ” Não acreditem nesses petralhas, nos do MBL somos apartidarios” Fernando Holiday, como um bom capitão do mato e candidato pelo PSDB em foto junto com Dória.

        E o fogo amigo da Veja com o Toffoli? Estão cabresteando o ministro? ou parece que estão vacinando o STF com um tiro de chumbinho porque devera aparecer alguma coisa do Gilmar e cia. Bem feito pro poodle do Gilmar.

  • Caro Eduardo, boa noite. Eu infelizmente sou cético em relação a essa reação. Acho que o povo vai aceitar tudo calado mesmo, como tem aceito até agora. Aqueles que tentarem reagir serão reprimidos violentamente, amedrontando os demais. Saudações.

  • Alguns colegas (funcionários públicos federais) não estão entendendo porque querem mexer nas UF´s. Porque mexer naquilo que funciona? Minha resposta foi: se você acreditasse em direita e esquerda eu te responderia que é ideológico, uma proposta de direita, neoliberal, etc… e tal. Toda essa “baboseira” que você diz que não existe. Mas como você acha que em pleno século 21 isso não existe mais, a resposta é não sei.

  • Os 11 ministros do STF deveriam serem demitidos, por não cumprimento do seu papel de guardiões da constituição.

    1 – Não há crime e não houve pedaladas e se tivesse havido não se encontra tipificado.

    2- Adoção de regime contrario ao que foi ganho no plebiscito de 1993 onde ganhou o presidencialismo.

    Se não há crime e só tão tirando a presidente por a bancada de apoio ser menor, então foi implantado o parlamentarismo,rejeitado em 1993 através de plebiscito.

    E já tentaram implantar a receita no governador do Distrito Federal e se houver sucesso no intento, qualquer AL ou Câmara de Vereadores vai poder retirar o governador e ão gostar o prefeito do poder.por simples questão de nao gostar do executivo, sem ter sido eeito para tanto.

    O problema do PT foi eleger ministros de Supremo que tinha opinião oposto ao programa do PT..

  • O que mais que uma década de big brother, novelas de apelo criminal, sexual e de ostentação, campeonatos de futebol estrelistas e por ai vai, não fizeram com a cabeça da coxinhada.

    Teleguiados! Já começou a choradeira. Ontem, encontrei um amigo que se aposentou por invalidez e que gritava fora Dilma. Estupefato, ele reclamavas do governo usurpador: “Pô, tá arriscado eles reverem minha aposentadoria!”

    Um outro, que tinha mais uns dois anos pra aposentar: “Esse governo fdp! Eu vou acabar trabalhando 45 anos pra aposentar!” re: “Ué, não era isso que você queria quando bateu panela contra Dilma?”

    Outro amigo meu, batedor de panela: “O patrão já tá se animando com as reformas trabalhistas. Já está fazendo os cálculos e já adiantou que, se passar, vai implementar tudo que o interino tá propondo. Tamu fud*!”

    Um outro, quando eu puxo assunto de política, ele simplesmente faz cara de bund* e muda de assunto.

    Eu não tenho culpa. Eu não bati panela!

  • Sabe quantos serão prejudicados pela reforma trabalhista com flexibilização da CLT?
    Apenas 50% dos trabalhadores brasileiros, que estão no emprego formal. Os outros 50% podem até acreditar que essa flexibilização venha ajudá-los a conseguir o tão sonhado registro em carteira.

  • Nenhuma alternativa. O poder econômica está no congresso.Na figura de empresários e grande pecuaristas ou deputados e senadores que se vendem para aprovar o que os poderosos querem.
    Casa do povo o congresso e o senado nunca foram.

  • Temos que fazer OUTDOORS para divulgar os blogs progressistas e ao mesmo tempo passar essas importantes msgs.

    Agora todos os petroleiros deveriam entrar em todos os chats, em todos comentários e teclar:

    A Petrobrás produz 3 milhões de barris petróleo dia. A Petrobrás construiu gigantes dos mares de 175 mil toneladas com toda a tecnologia brasileira. Se venderem (doarem) pagaremos a gasolina a R$ 20,00.
    Perderemos os royaltes para educação………..

Deixe uma resposta