Folha engana leitor com pegadinha contra Cuba na primeira página

denúncia, Reportagem

folha-capa

 

Olhando de longe, o jornal Folha de São Paulo é um mistério. Olhando de perto, porém, é tão ruim quanto qualquer outro jornalão de direita que aderiu à ditadura militar e atentou tantas vezes contra a democracia tanto no século passado quanto neste.

Ao passo que a Folha faz denúncias contra a direita (sobretudo contra o PSDB) que nenhum outro grande órgão de imprensa faria, como a denúncia do “Aécioporto” ou a da propina de 23 milhões a José Serra, também é o jornal que promove as trapaças mais hediondas de que se tem notícia na grande imprensa brasileira.

Quem não se lembra da ficha policial falsa de Dilma Rousseff que a Folha publicou em sua primeira página em 2009?

folha-1

Sim, quase um mês depois o jornal reconheceu que errou, mas, obviamente, sem dar a essa informação destaque sequer parecido com o que deu ao divulgar informação falsa que recebeu por e-mail de fonte desconhecida e publicou na primeira página sem checar nada.

Na imagem acima, você nota o destaque imenso dado à mentira. Na imagem abaixo, você vê que nada saiu na primeira página na data em que o erro foi reconhecido.

folha-3

Como já se passaram quase oito anos, vale rever o desmentido da Folha, porque ele obriga quem lê a se perguntar como um grande jornal foi capaz de publicar no alto de sua primeira página uma mentira tosca, sem fazer checagem nenhuma, sem a menor responsabilidade.

folha-2

No mesmo ano (2009), a Folha de São Paulo publica artigo de um antigo desafeto do então presidente Lula acusando-o de ter tentado estuprar um colega de cela quando esteve preso durante a ditadura militar.

Naquele mesmo ano, o jornal publicou, em 17 de fevereiro, editorial que afirmava que a ditadura militar brasileira foi, na verdade, uma “ditabranda”, ou uma ditadura soft, light, suave. Por quê? Por, segundo o jornal, ter matado “pouca” gente, “apenas” umas cinco centenas de pessoas.

Diante dessa enormidade, este blogueiro, através desta página, convocou manifestação de vítimas e parentes de vítimas da ditadura diante do jornal, que registrou tudo em matéria no dia seguinte.

folha-4Abaixo, vídeo da leitura de manifesto que escrevi e que foi apoiado por mais de vinte entidades defensoras de direitos humanos, como CUT, UNE, Tortura Nunca Mais etc.

Como se vê, a Folha de São Paulo é um veículo dado a publicar informações inverídicas, sem checagem e com grande destaque. E nesta quinta-feira, 1º de dezembro de 2016, não foi diferente. O jornal publicou uma pegadinha para acusar um homem que não pode mais se defender de herdeiros irresponsáveis de grandes fortunas como são os filhos do velho Frias, fundador da Folha e apoiador de primeira hora da ditadura militar brasileira.

Confira, abaixo, a primeira página da Folha de São Paulo de 1º de dezembro de 2016

folha-5

A informação cheira mal porque é uma acusação gravíssima e estrondosa que busca empanar o brilho de avanços sociais de Cuba mundialmente reconhecidos. Porém, basta ler a matéria para perceber que a chamada de capa da Folha é uma pegadinha que visa enganar as pessoas, sobretudo aquela parcela da população paulistana que dos jornais só lê a primeira página exposta nas bancas de jornal.

Lendo a matéria, descobre-se que a informação estrondosa se baseia em alegações sem provas da comunidade anticastrista situada nos EUA, que pilota um tal de Cuba Archive, cujas afirmações não podem ser checadas por falta de fontes confiáveis.

O Cuba Archive, sediado em Washington, é pilotado por cubanos exilados que saíram de seu país décadas atrás por integrarem o regime corrupto do ditador Fulgêncio Batista. São autores de teorias malucas como a de que o regime castrista sequestrava crianças cubanas para transformá-las em comida para o supostamente faminto povo cubano.

folha-6

A teoria psicótica sobre comunistas comedores de criancinhas foi vendida pelos autores do Cuba Archive e pode ser conhecida no livro de Fernando Morais Os Últimos Soldados da Guerra Fria (Cia. das Letras)

Um dos colaboradores da ONG é o escritor anticastrista Carlos Alberto Montaner, outro é o ex-subsecretário de Estado norte-americano Otto Reich, também anticomunista e anticastrista feroz.

O pior de tudo é que não há fontes confiáveis para os números apresentados pelo Cuba Archive simplesmente porque os estudos não indicam fontes isentas e reconhecidas. São afirmações sem provas de pessoas amplamente interessadas em desmoralizar o regime cubano.

Mas a Folha não ficou só nisso. Dois dias antes (29/11), publicou o editorial “Fidel Castro”, por ocasião da morte do ex-dirigente cubano. Naquele texto, o jornal repisa informação fajuta divulgada anos atrás por seu colunista Reinaldo Azevedo, de que antes de Fidel Cuba já tinha saúde e educação de primeiro mundo.

Azevedo se ampara em números divulgados pelos inimigos do regime cubano e que não foram auditados por ninguém, que não têm origem em nenhum estudo conhecido, em nenhuma estatística confiável.

Azevedo se baseou em livro de uma obscura escritora francesa chamada Jeannine Verdes-Leroux, intitulado “A Lua e o Caudilho”, uma longa arenga contra o regime cubano amparado em informações também sem fontes confiáveis.

folha-7

Azevedo, naquele texto maluco, faz a afirmação espantosa de que a mortalidade infantil em Cuba é baixa porque naquele país o aborto é legal, afirmação que, se levada a sério, colocaria em dúvida a baixa mortalidade infantil da maioria dos países desenvolvidos, sobretudo os nórdicos, pois em quase todos os países desenvolvidos o aborto é legal.

A Folha é útil porque, para conferir ares de verdade a esse tipo de farsa, publica algumas verdades sobre a direita que outros veículos de direta escondem, como a de que José Serra e Aécio Neves estão envolvidos até o pescoço em denúncias de corrupção, mas tudo isso é tática diversionista para permitir ao jornal aplicar passa-moleques como o que você acaba de ler.

104 comments

  • Tudo o que se publica sobre Cuba na “grande” mídia, mundo afora, precisa ser MUITO BEM CHECADO.
    E tudo o que se esconde também. Por exemplo, o sistema eleitoral cubano é um dos mais democráticos do mundo. Bem mais democrático do que o dos EUA, onde um candidato tem mais votos (Hillary) e PERDE as eleições!

    • Sistema mais democrático… só pode ser piada sua. Lembra o velho ditado do Ford que se podia comprar carro de qualquer cor desde que fosse preto…

      • Voce conhece o sistema eleitoral cubano?? Ja ouviu falar algo a respeito??

        Fale-me breves palavras, um resumo do metodo eleitoral cubano, onde participam mais de 8 milhoes de eleitores, e onde o voto NAO é obrigatorio…nao precisa ser muito detalhista a respeito, so uma vaga ideia de como as coisas ocorrem na ilha, que ja me dou por satisfeito…

        • Ontem o Roda Viva reprisou um programa de março de 1990 com Fidel Castro. Ele explicou que só estava no poder porque queria porque o povo cubano tinha aruas e treinamento militar e o derrubaria na hora que qusasse, se quisesse

        • Li o material que você postou e achei muito interessante. Realmente pelas informações apresentadas o sistema eleitoral cubano é bastante democrático e não está submetido ao poder econômico como é o caso dos sistemas eleitorais brasileiro e americano.

          O que mais me surpreende é pessoas e órgãos de imprensa que apoiaram um GOLPE de Estado que derrubou uma presidenta democraticamente eleita usando acusações cuja falsidade foi peremptoriamente comprovada a ponto de sobrar aos GOLPISTAS apenas o argumento de “não dá mais”, estuprando a Constituição e destruindo a democracia, para colocar uma camarilha de LADRÕES no poder, terem a cara de pau de acusar Cuba de “falta de democracia”.

          Sinceramente a hipocrisia e o cinismo desses malditos canalhas não tem limittes.

      • Que preguiça dos hipnotizados pelo PIG. Mas, vamos lá. Vou explicar, de maneira bem resumida e básica, o sistema eleitoral de Cuba, não para os que estão em transe hipnótico (esses estão no ritmo da pliim-pliim), mas sim para os leitores que pensam com a própria cabeça, e não com a cabeça do Tio Rei.
        – Tanto em Cuba como nos EUA, a população elege os eleitores, os chamados “delegados”.
        – Tanto em Cuba como nos EUA, o voto não é obrigatório.
        Mas, as semelhanças terminam aí. Nos EUA, o voto dos mais pobres é dificultado por exigências burocráticas, falta de documentação e impedimentos legais que atingem muito mais os pobres e negros. Sem falar no desencanto com a política. Em Cuba, o debate eleitoral é aberto a todos e começa no bairro do eleitor (não sei se o nome “bairro” é o que usam lá). Nos debates, moradores se candidatam como delegados. Todos podem se candidatar, independente de serem membros do Partido Comunista ou não. Aliás, a maioria não é.
        Agora, atenção para um ponto importante: os delegados são eleitos PROPORCIONALMENTE às diversas correntes de opinião. Não é o que ocorre nos EUA. Por exemplo, Na Pensilvânia, Trump teve 48,8% dos votos e Hillary teve 47,7%. Resultado: TRUMP FICOU COM TODOS OS 20 DELEGADOS DA PENSILVÂNIA. Isso não é democrático. Por causa dessa metologia, Hillary foi derrotada, mesmo tendo 207.632 votos a mais do que Trump.
        Mas, voltando ao sistema cubano, eleitos os delegados dos diversos bairros, eles se reúnem numa assembleia de delegados da cidade. Os mesmos debates voltam a ocorrer, mas agora entre delegados. Cada cidade elege seus “delegados municipais”, novamente de maneira PROPORCIONAL ÀS OPINIÕES MANIFESTADAS. Essa pirâmide de delegados continua até que se reúnem os delegados nacionais, os quais elegem o presidente, e demarcam a estratégia política e econômica do próximo período.
        Nos EUA, nas últimas eleições,menos de 40% dos eleitores compareceu às urnas. E isso foi um recorde de comparecimento!!! Em Cuba, é diferente: o debate chega até ao bairro da pessoa, estimulando uma participação de quase 100%.
        E no Brasil, quando foi que seu bairro se reuniu para debater política?
        _____________
        PS1: nos EUA, Trump era o candidato dos rentistas e Hillary a candidata dos banqueiros. Os estadunidenses escolheram entre o desastre e a tragédia.
        PS2: trabalho no mercado editorial. O cubano lê, em média, 3 livros por mês. E você, brasileiro, quantos livros lê por ano?

        • Os cubanos leem aquilo que é permitido pelo governo, ou seja, praticamente nada. Eu vi, nas livrarias de Havana, a “variedade” de opções à disposição

          • Conversa. A blogueira Yoani Sanchez escreve suas mentiras na internet tranquilamente lá de Cuba e ainda viaja ao exterior para mentir ao vivo e depois volta pra Cuba tranquilamente

          • Você, Hermes Sanchez, é tão metiroso quanto a blogueira Yoani Sanchez. A diferença entre vocês é que você é patinho da fiesp e mal pago, a Yoani é paga através de ongs financiados pelos EUA.

    • Como? O “mais democrático do mundo”? kkkk! Piada pronta pro site do Zé Simão…

      Então explica ai, um país que tem a mesma dupla de irmãos na presidência há 57 anos pode ser considerado “democrático”?

      Como um país que tem um partido único (comunista) pode ser considerado “democrático”?

      Como um país que tem presos políticos (seu único “crime” é ser contra o regime comunista) pode ser considerado “democrático”?

      Como pode um país que impede que seus habitantes viagem para o exterior (momentaneamente ou para sempre) seja considerado “democrático”? (tem que fugir nas jangadinhas e torcer pra não afundar)

        • Um pais para ser considerado “democracia” não basta ter eleições.
          “Eleições” tem até em Cuba, Coreia do Norte e no Irã.
          Um país para ser considerado democracia, além de eleições (de verdade) tem que ter liberdade para a existência de vários partidos em todo espectro político.
          Um país para ser uma verdadeira democracia tem que ter os 3 poderes funcionando de forma independente: Executivo, Legislativo e Judiciário.
          Um país pra ser democracia tem que ter liberdade de pensamento e manifestação.
          Um país pra ser democracia tem que ter liberdade de ir e vir, inclusive no trânsito internacional.
          E há quem diga que um país para ser considerado democrata tem que ter liberdade econômica. Países comunistas que concentram toda economia na mão do governo, não permitindo a existência de empresas privadas não podem ser considerados democracias.

          Perguntinha básica: Cuba tem tudo isso? NAAAAOO!

          • Um país pra ser democracia tem que ter dignidade para o povo, para qualquer um. E isso Cuba tem. A partir daqui, você e seus amiguinhos serão bloqueados porque não vão transformar esse blog em vosso palanque particular pra vender lixo nazista

          • Pronto. Ameaçou me bloquear por expor democraticamente minhas ideias, e não por xingar os outros….
            Vai me mandar para o “paredon” ou o gulag do blog que é a lixeira com comentários censurados… hehehe…

          • Usando a sua definição de país democrático, os EUA (a quem você deve se rebaixar e lamber as botas), não é país democrático, pois impede na prática a existência de partidos ligados aos trabalhadores, caso do Partido Comunista estadunidense.

      • O que caracteriza para você um pais democrático? Quais as condições para uma nação tirar nota dez em democracia?
        Se você colocar aqui estas respostas, talvez dê para a gente conversar sobre este tema.

      • Entenda: o povo cubano foi treinado militarmente e armado até os dentes. Se quisesse derrubar Fidel faria isso com um pé nas costas. Não derruba porque não quer

  • Esses canalhas não se cansam. São doentes, desequilibrados, psicopatas. Infelizmente esses deformados procriam. Não têm nível. E não aprendem nada.

    • Os jornais não servem mais nem para forrar o chão onde o cachorro defeca, já que existem atualmente produtos mais eficientes nessa tarefa. Para forrar o chão durante a pintura da casa já há bastante tempo se usa um plástico mais eficiente e durável. Jornalismo que é bom não se faz há muito tempo nas redações. É uma mídia obsoleta que não teve nem a dignidade de desaparecer exercendo a atividade para a qual foi criada.

      Os jornais vão falir e sumir em pouco tempo e em seguida todos os meios de comunicação de massa, graças à nova era da comunicação em rede que está se consolidando. E ninguém vai sentir falta deles.

  • * * * * 04:13 * * * *
    * * * * 04:13 * * * *

    . . . Bra♥♥S♥♥il

    * * * * 04:13 * * * *
    * * * * 04:13 * * * *

    Prezado blogueiro progressista EDUARDO GUIMARãES:

    Quando vai disponibilizar a possibilidade de ajuda ao Blog da Cidadania através de contribuições mensais recorrentes no cartão de crédito e/ou contribuições avulsas/assinatura ? Já contribuo para vá[email protected] [email protected] mas gostaria imensamente de também poder contribuir para a manutenção financeira deste valoroso Blog da Cidadania. Estamos aguardando ! ! ! !

    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .

    Quanto a esse papel sujo de tinta (ou de m…) que chamam de Falha de Sum Palo, duvido que a democracia brasileira (capitalista) tenha matado ou (ainda) mate diariamente MENOS do que qualquer número supostamente atribuído a Cuba.
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .

    Quanto a esse papel sujo de tinta (ou de m…) que chamam de Falha de Sum Palo, duvido que a democracia brasileira (capitalista) tenha matado ou (ainda) mate diariamente menos do que qualquer número supostamente atribuído a Cuba.

    Prezado blogueiro progressista EDUARDO GUIMARãES:

    Quando vai disponibilizar a possibilidade de ajuda ao Blog da Cidadania através de contribuições mensais recorrentes no cartão de crédito e/ou contribuições avulsas/assinatura ? Já contribuo para vá[email protected] [email protected] mas gostaria imensamente de também poder contribuir para a manutenção financeira deste valoroso Blog da Cidadania. Estamos aguardando ! ! ! !

    .:.

    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .

    Prezado blogueiro progressista EDUARDO GUIMARãES:

    QUEREMOS CONTRIBUIR FINANCEIRAMENTE PARA A MANUTENÇÃO DO BLOG DA CIDADANIA. Quando vai disponibilizar a possibilidade de ajuda ao Blog da Cidadania através de contribuições mensais recorrentes no cartão de crédito e/ou contribuições avulsas/assinatura ? Já contribuo para vá[email protected] [email protected] mas gostaria imensamente de também poder contribuir para a manutenção financeira deste valoroso Blog da Cidadania. Estamos aguardando ! ! ! ! Tenho os dados de uma conta mas fica complicado ter que lembrar todo mes de depositar… Seria melhor se isso fosse feito automaticamente como vários blogueiros progressistas já puseram aa disposição de seus leitores. Só falta o nosso querido Blog da Cidadania. Pagamentos/contribuições recorrentes mensais no PayPal ou (vixe! !) PagSeguro ou Moip ou outra forma acessível de contribuir para manter e garantir o Blog. De-nos esse presente de Natal e Ano Novo: a possibilidade de fazer algo realmente efetivo para o grande combate pelo melhor para [email protected] ! ! ! ! ESTAMOS AGUARDANDO ! ! ! !
    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *
    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!
    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • Que vergonha, Dudu, esculachando a imprensa e ao mesmo tempo defendendo uma ditadura de dois irmãos assassinos que dura mais de 50 anos que foi responsável pelo assassinato de 16 mil pessoas nos paredons e outros milhares que morreram afogadas tentando sair da ilha prisão totalizando em torno de 100 mil.
    Berram contra a ditadura brasileira que matou menos de 500 e defendem a ditadura que matou 100 mil num país pelo menos 10 vezes menor na época. Vergonha alheia dos comunistóides toscos e patéticos.

    Mortes dos assassinos comunistas:

    Irmãos Castro – Cuba: 100 mil
    Mao Tsé-Tung – China: 70 milhões
    Stalin – URSS: 30 milhões
    Pol Pot – Cambodja: 2 milhões

    Esses foram os que morreram. Teve os milhões que foram presos e torturados nas masmorras e gulags.

        • Pois é, este livro é feito por desafetos que não tem provas do que dizem e que utilizam métodos obscuros de investigação. O pior é que muitos babacas, sem pestanejar, já de cara acreditam nisto, ou pior, até desejam que isto seja verdade só para ir contra o comunismo de alguma forma. Bando de imbecis.

    • Não estou defendendo matanças. Caso estivesse, estaria de acordo com as mortes atuais, devido aos interesses capitalistas, na Faixa de Gaza, na Síria, na Líbia, na África, no Egito, no Haiti, no Mediterrâneo etc. Isso sem contar com as da América Latina nos anos 60, 70 e 80. Fidel promoveu a saúde e educação de qualidade. Lá há pobreza, mas não miséria. Não há pedintes nas ruas, muito menos violência. Já sabia disso por uma pessoa que esteve lá há alguns anos atrás e neste último sábado, assisti na Globo News (nem acreditei no que vi) um documentário de 2015 onde confirmava que a população está contente e que não quer nem pensar em pagar escola nem planos de saúde. Já na época de Fulgêncio Batista, Cuba era o quintal dos EUA. Não promovia o bem-estar da população, governava com mão-de-ferro, a prostituição, inclusive infantil, servia para os americanos aproveitarem seus fins de semana na orgia, inclusive havia os cassinos controlados pela máfia americana. Então eu pergunto: que ditadura é melhor? Aquela que promove educação e saúde de qualidade, sem miséria e sem violência ou a outra que não promove o bem-estar de seu povo? Não somos nós que devemos apoiar ou criticar, mas sim o povo que vive em Cuba. Nós somos consumistas e avaliamos o TER e não o SER.

      • Permita-me discordar…

        Estive em Cuba em 2005, quando da minha Lua de mel (2005)

        Tinha muita prostituição, inclusive infantil. Estive em Varadero onde só era permitido o acesso a cubanos que fossem trabalhar para os outros era proibido.

        Pessoas na rua pediam esmolas o tempo todo, e o meu guia pedia que lhe dessemos os sabonetes por que eles não tinham.

        A vantagem é que não existe crime em Cuba podíamos sair a rua sem preocupações, mas população é pobre e existe muita gente miserável.

        • Nunca houve uma mísera acusação a Cuba de prostituição infantil. Isso é mentira. O que você chama de prostituição infantil deve ser alguma moça parecendo muito jovem. Há algum tempo, vi reportagem na Globo de famílias brasileiras muito pobres que vendem filhas. Você não viu famílias inteiras vivendo debaixo de pontes como no Brasil. Não vê palafitas. A pobreza cubana se resume a falta de bens de consumo. A expectativa de vida em Cuba é mais alta, a mortalidade infantil é menor, o desempenho na educação supera o dos EUA. Eu não quero morar em Cuba. Para um classe média seria ruim. Mas para grande parte dos brasileiros seria muito melhor

          • Realmente não vi famílias vendendo crianças, mas vi meninas e meninos muito jovens se prostituindo, não posso dizer a idade com certeza.

            Mas já viajei pelo Brasil… Pernambuco, Alagoas, Paraíba, RS, Minas…

            E Havanna me pareceu mais pobre que todos esses lugares, não vou comparar com Varadero ou Cayo Largo pq são lugares turísticos vedados aos cubanos. Acho que o mais pobre de Cuba vive melhor que o mais pobre do Brasil, mas na média a população brasileira vive melhor, vive bem melhor.

            Sem falar na falta de acesso a internet, que é proibida por lá…

            Se Cuba é tão bom pq milhares de pessoas arriscam a vida para fugir de lá?

          • Você não viu meninas e meninos se prostituindo. Viu as jineteras, as prostitutas cubanas adultas. Se alguma lhe pareceu jovem isso foi interpretação sua. Você não viu mais pobreza em Cuba do que aqui porque lá a pobreza é muito menor. Não há palafitas, favelas, famílias vivendo em caixas de papelão sob viadutos. Você está mentindo

        • O que tem de canalha dizendo que foi para Cuba e viu isto ou aquilo sem ter visto porra nenhuma e nem saído do próprio bairro não está escrito.
          A direita não tem compomisso nenhum com a verdade e nem escúpulos em enganar as pessoas.
          Há também as pessoas que até vão para a ilha mas observam tudo com uma má-vontade típica. As ruas no Brasil são imundas, as pessoas jogam lixo nas ruas e nos cantos, lá ao verem as ruas limpas quem está de má-vontade finge que não repara, mas se ver um papelzinho no chão já vai dizer que encontrou lixo nas ruas da cidade. É assim que funciona a má-fé.
          A única forma de se fazer uma apreciação objetiva é obter relatos, fotos e comprovação de várias fontes. Peguem os críticos do regime, os defensores do regime, os que tem dúvidas tanto do regime cubano quanto da pesda propaganda ocidental anticubana, quem não tem posição definida, pegeum dados estatísticos, relatos das mais variadas fontes e analisem tudo, não apenas um slogan de propaganda ou os berros descabelados dos coxinhas fascistas (gente desculpe o uso recorrente de pleonasmos, é difícil evitar). Mas antes de mais nada considerem a totalidade das pessoas não apenas o padrão de vida dos mais ricos. A cultura capitalista enfiada em nossas mentes diuturnamente pela doutrinação midiática nos faz pensar em uma sociedade dividida em castas e considerar o padrão de vida da minoria mais rica como o modelo da sociedade, mas não é. Todos os seres humanos tem os mesmos direitos e uma sociedade que fornece riqueza para alguns enquanto nega os direitos mais básicos para outros é uma sociedade doentia.

      • Se formos avaliar por essa ótica, no tempo de Pinochet no Chile: não é mentira não: conheço pessoas que foram para o Chile e falaram com a população simples (taxistas, empregados de hotel, etc.) e eles IDOLATRAM o falecido ditador: dizem que ele “arrumou a casa”, fez o Chile ser uma das melhores economias da América Latina (pelo menos até pouco tempo)… se vale para as ditaduras de esquerda valem para as da direita? Vejam bem: não estou defendendo, apenas informando o que me contaram…

        • Conheço o Chile como a minha mão. Viajei o país de ponta a ponta como comerciante. Você mente. No Chile a desigualdade é monstruosa. O povo pobre era oprimado por Pinochet. Só quem até hoje o idolatra é a classe alta. Você inventou isso. E inventou porque tem baixa instrução, não co hectares a historia do Continente. Pinochet era odiado. Por isso perdeum o plebiscito de 1988 e teve que sair do poder. O filme “No” mostra como ele foi defenrstrado pelo povo que massacrou http://blog.esquerdaonline.com/?p=833

    • Caro Edu,

      Sei que é muito difícil ter uma discussão proveitosa com pilantras da natureza desse Eduardo Vieira, tal qual os vagabundos que vão às manifestações de verde a amarelo, esse idiota é um perfeito Zumbi, sem cérebro e sem memória. Pilantra!

  • Demorou!!

    Cuba era sim um país com bastantes pontos positivos, antes. Mas era ditadura.
    E depois veio Fidel e sua loucura. Ditadura.

    Não há estatística, indicador ou QUALQUER outra coisa que justifique a matança (seja ela pequena ou grande), a falta de LIBERDADE, a pobreza.

    É ridículo tentar defender os ditadores sanguinários e homofóbicos de Cuba

    Bom, colocando em termos relativos, perto da ditadura cubana, a nossa foi mesmo bem branda. Ah vai Esdie não vai me dizer que Cuba é uma democracia… lembra dos atletas que o Tarso Genro mandou despachar pra lá? Coitados.
    Eleição tem até na Coréia do Norte. Tinha parlamento no Iraque de Saddam.

    Até entendo que dê arrepios de prazer nos esquerdistas o fato do cara topar peitar os americanos.
    Mas sem a URSS… sabe como é.

    Cuba é um país horrível mas tem simbolismo histórico. É interessante, pitoresco. É como os gringos que gostam de visitar favelas(ops “comunidades” por aqui).

    Estaremos vivos para ver essa ilha se tornar mais um palco de resorts e cassinos. Como Bahamas, Rep Dominicana… aí sim terei o maior prazer em visitá-los.

    • Você é um idiota, repete toda a baboseira da grande mídia a respeito disto. A questão das mortes de que os salafrários falam é bastante duvidosa. Há pena de morte para torturadores e traidores, como em qualquer país, inclusive no seu amado EUA. Os EUA promovem guerras no mundo todo e um bando de idiotas aplaudem. Falando em Cuba, os EUA mantém Guantânamo, uma prisão que é uma afronta à Cuba e serve de território de tortura.

      • “Noça”
        Ah não. Duvidosa? Certo, o holocausto também é. É criação de sionistas.

        Sou favorável à pena de morte. O que o cara fez foi matar seus opositores..

        Lá é ditaDURA, não é branda…

        Guerras? Sim existem. Sempre existiram- mas o cara subjugar a propria população…

        Pergunta pro pugilista que o tarso genro despachou.

        Vá a cuba e leve uns pacotes de cheetos. Verá a reação dos infelizess que habitam aquele buraco.

        Já sei! O governo proibe porque faz mal quer proteger a população!

    • Oi Brinco.

      Um amigo seu, o Totó, te mandou um recado:

      Auu, auauauauau au auuauu auauuau, auauau au auuuau auau, au auauauuu auu auauua uaa auauau. Au auau Auauau auau au au aauuu aua Auuau u auau auauauauau… Auuu auau au auauauuu auu auauua uaa auauau.

      Auu, auauauauau au auuauu auauuau, Auauau auauauau au Auauau au Auuuuau

  • Xiii, olha ai, agora vai:

    Odebrecht assina acordo de leniência com procuradores da Lava Jato

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/12/1837429-odebrecht-assina-acordo-de-leniencia-com-procuradores-da-lava-jato.shtml

    Se contarem tudo mesmo não sobrará pedra sobre pedra. Brasília implode.

    “Entre os políticos mencionados nas conversas preliminares estão o presidente Michel Temer (PMDB), os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT), o ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB), governadores, deputados e senadores”

      • Os petistas (e seus satélites) recebem propinas das construtoras por uma causa nobre: se manterem no poder pra ajudar o pobre povo…
        Já os tucanos, demos (e satélites) recebem propinas porque são mesmo safados e sem vergonhas…

        Antigamente o lema era o puritanismo: não roubamos e não deixamos roubar…
        Na era pós-mensalão e pós-petrolão o novo lema é o “Robin Hoodismo”: roubamos sim, mas é para ajudar os pobres…

        • KKKKKKKKKKKKKKKK!!!

          Antigamente quando, ô simpatia? Na época do Jardim do Éden?? KKKKKKK!!! Você é inocente nesse nível mesmo ou só tá aqui passando vergonha voluntariamente?

      • Lula e Dilma não estão delatados pela Odebrecht. Aliás TODAS as testemunhas de acusação arroladas pelo Moro inocentaram o Lula no julgamento, mesmo com as pressões do juíz acusador, inquisitor e candidato a deus Sérgio Moro. Dilma então não é nem citada, aliás, foi citada como sendo quem acabou com o sistema de propinas do Cunha e do Aécio em Furnas.

        Mas o cerne de sua falácia não é esse. Nós da esquerda defendemos que TODOS sejam investigado de forma justa. Vocês, da extrema direita canalha (com licença para o pleonasmo) defendem que somente o PT seja condenado sem provas e sem direito à defesa, ao mesmo tempo que não aceitam que os seus cupinchas tucanos corruptos (novamente um pleonasmo, desculpe) sejam sequer investigados.

        Não me espanta toda essa má-fé na tentativa de enganar as pessoas, é o seu método, mas você não percebe que a blindagem À corrupção tucana e a perseguição aos representantes dos trabalhadores já deu na vista por ser demasiadamente descarada e escandalosa.

  • Caro Eduardo,
    Se formos ver quem são hoje, os leitores da Folha, ficaremos mais tranquilos.
    Uma pequena casta de fascistas, ainda saboreia as mentiras que a folha cria para satisfazer suas mentes deturpadas.
    Assim, poderíamos dizer que, a Folha “tenta” enganar os leitores.
    Tenho certeza de que a cada dia que passa, menos pessoas dão atenção para esse lixo chamado Folha.
    Hoje em dia, a mentira de desfaz em segundos.
    Graças à blogosfera.
    E aqui incluímos esse Blogueiro.

  • Com todo o respeito, Eduardo, mas alguém ainda lê essa merda? Só sei que quando estou na rua me recuso até a olhar a estampa desses jornalecos nas bancas tamanho é o asco que sinto por eles. E tal reação já vem de muitos anos!

  • Só um canalha e um completo imbecil, e Reinalda Azevedo é as duas coisas, poderia ignorar o fato de que Cuba era um país paupérrimo antes da Revolução. Aliás, a Revolução só foi vitoriosa porque aos trinta e poucos jovens escondidos nas selvas da Sierra Maestra, começaram a se juntar contingentes cada vez maiores da população cubana. É ÓBVIO QUE NINGUÉM IRIA SE JUNTAR A UM GRUPO DE JOVENS GUERRILHEIROS, LARGANDO A FAMÍLA E ARRISCANDO A VIDA, SE NÃO HOUVESSE UMA INSATISFAÇÃO GIGANTESCA COM O REGIME DO (ESTE SIM, DITADOR)FULGÊNCIO BATISTA QUE, COMO REINALDA AZEVEDO, A FOLHA, A GLOBO, MORO, O MP, A PF, O PSDB, O ESTADÃO, A MÍDIA CONSERVADORA E TODA A CLASSE DOMINANTE BRASILEIRA, ERA APENAS UM CAPACHO, UM DESPACHANTE DOS INTERESSES DOS EUA CONTRA SEU POVO. Os mitos criados pela direita canalha da América Latina, em colaboração com os ianques(entre os componentes dessa direita vale destacar os “cubanos” de Miami, que representavam a corja coxinha do país,a classe dominante que gravitava em tornos dos privilégios de Batista, enquanto o povo morria de fome), envolvem afirmações falsas e sem qualquer lastro de realidade, que tentam transformar um regime que DEU UMA QUALIDADE DE VIDA EXTRAORDINÁRIA A UMA DOS MAIS MISERÁVEIS PAÍSES DA AMÉRICA LATINA, EM SANGUINÁRIO. É uma sordidez tão revoltante que só merece ser tratada com uma boa surra nesses mentirosos,que sabem que mentem. QUALQUER LIVRO ESCOLAR DE HISTÓRIA GERAL APRESENTA A EVOLUÇÃO DOS ÍNDICES SOCIAIS DE CUBA NOS PRIMEIROS ANOS DA REVOLUÇÃO, MOSTRANDO COMO ESTAVAM EM NÍVEIS TERRÍVEIS NA ÉPOCA DE BATISTA E COMO EVOLUÍRAM RAPIDAMENTE COM A REVOLUÇÃO. A tal ideia mentirosa de regime “sanguinário” não encontra respaldo em nenhum ato da realidade, ancorando-se em supostas condenações à morte de pessoas que, se ocorreram, foram destinadas a pessoas que responderam a um processo legal(em Cuba havia a penas de morte como nos EUA)e praticaram crimes contra o regime, a maioria atentados terroristas. Sou contra a penas de morte para qualquer um(incluindo-se os EUA, país que mais a praticam) mas não posso deixar de apontar a CANALHICE INSUPERÁVEL DE QUEM TENTA TRANSFORMAR EM SANGUINÁRIO UM REGIME QUE, MESMO VIVENDO NUMA GUERRA PERMANENTE E COVARDE HÁ MAIS DE CINQUENTA ANOS COM A POTÊNCIA MAIS ASSASSINA DO PLANETA(ESSA SIM, MATA MILHÕES NO MUNDO POR GANÂNCIA)TRANSFORMOU A VIDA DE SUA POPULAÇÃO(SÓ O REGIME CUBANO PODE OSTENTAR EM OUTDOORS A VERDADE DE QUE ESTA NOITE MILHÕES DE CRIANÇAS DORMIRÃO NAS RUAS DO MUNDO. NENHUMA DELAS É CUBANA!!!!!!), PRESTOU E PRESTA SOLIDARIEDADE AOS OPRIMIDOS DO MUNDO E NÃO TEM NENHUM REGISTRO COMPROVADO DE QUALQUER ATAQUE COVARDE À POPULAÇÃO CIVIL, COMO O FEITO RECENTEMENTE PELA PM DO DE BRASÍLIA CONTRA OS ESTUDANTES. Viva Cuba e Fidel!!!!!!!!!!!!!!! Ele sempre viverá nas mentes dos que lutam pelo lado do Bem

        • Ah professor. Pare.
          Diferenças semanticas. Tomar o poder à força.
          E nos casos, instalar um regime ridículo.

          Não há IDH que pague a falta de liberdade.

          Calma, logo haverá liberdade, até Cassinos precisando de crupiês e etc.

          Já que não gosta de golpe, poderíamos anular a proclamação da República das Banânias?

      • Debater com gente burra e ignorante não é difícil, mas é cansativo e improdutivo.

        Há uma diferença muito clara entre GOLPE e REVOLUÇÃO.

        Em Cuba houve uma revolução em 1959.

        No Brasil houve golpes de Estado em 1964 e em 2016.

        A diferença não é por ser lá e aqui, não ´epor ser direita e esquerda, a diferença é em relação a quais forças sociais promoveram essa revolução e esses golpes.

        Um golpe é dado por forças políticas de dentro do Estado, que promovem uma ruptura intitucional, agindo contra as leis e tomando o poder central por força de suas posições na estrutura estatal. Foi o que os militares fizeram em 1994 contando com a omissão do STF e o Congresso fez em 2016 contando com a omissão do STF (que STF mais golpista esse).

        Uma revolução ocorre quando forças externas ao Estado tomam o poder central. Normalmente isso só pode ocorrer por sublevação popular (como ocorreu em Cuba) ou pela reconstrução de um Estado desagregado como ocorreu na Iugoslávia pós-guerra quando os partisans de Tito tomaram o poder após expulsar os invasores nazistas.

        “Lá e cá” é uma boçalidade típica das suas trollagens que não passam de asneiras provocativas claramente produzidas por um desqualificado sem a menor intenção de debater coisa alguma, até porque não tem um mínimo de capacidade para tanto.

  • Sei q é importante para que se propõe a informar, ler esse lixo, mas como diabo vc aguenta. Eu abro o Site dessa m…… q é a midiona, fecho imediatamente p não vomitar no computador.

  • Mas se nem Fidel nem o Che jamais fizeram segredo da matança que promoveram (“Fuzilamos si, y seguiremos fuzilando”), qual foi a mentira que a FSP publicou?

    Ah! O Fidel matou mas deu educação! Cuba na época do Batista era ditadura, havia opressão, mas tinha o 3o maior PIB per capita das Américas, e lá já havia um sistema educacional modelar, e não porque o Reinaldo Azevedo publicou. E se melhorar a vida do povo (sic) justifica as atrocidades, saudemos o Pinochet, por exemplo.

    E quanto à “obscura” escritora, trata-se da diretora do CNRS, maior instituição de pesquisa em ciências políticas da França; sua obra “La Lune et le caudillo” ganhou prêmio Biguet da Academia Francesa, e é referência obrigatória a todos os que querem se aprofundar na história de Cuba, justamente pela alta qualidade da fundamentação bibliográfica em que se apóia.

    • Em Cuba há pena de morte para torturadores, assassinos e traidores, no seu amado EUA também, e olhe que os EUA tem Guantânamo, onde se promovem toruturas. Não sei sobre este livro desta escritora francesa, mas da mesma forma que há este livro atacando, também há livros defendendo e desmentindo. Eu acredito que Cuba não faz o que os desafetos dizem, talvez tenha ocorrido injustiças, mas injustiças ocorrem no planeta todo. Se for para falar em matanças, que tal falar dos EUA com suas guerras. É muita hipocrisia de vcs.

      • Não somente isso. Renda per capita elevada, nada mais é do que o cálculo do PIB sobre população absoluta de um país.

        No caso de Cuba, o numerador dessa equação (PIB) sempre foi muito baixo, quando em contrapartida, o denominador consegue ser ainda mais reduzido (População) em termos proporcionais.
        Causando esse efeito aparentemente positivo.

        Só que é um referencial de desevolvimento limitado, pois não considera os fatores Desenvolvimento Humano e desigualdades, como os IDH, IDH-D e Índice de Gini aferidos pela ONU.

        E nesses critérios, de inclusão e superação da miséria e da fome, Cuba não sabia o que era Estado de Bem-estar até a queda de Fugêncio.

        Óbvio que houveram inúmeras mortes, assim como a implantação de uma ditadura. Mas, entenda o contexto histórico.
        Havia uma revolta imensa, inclusive na própria classe média cubana com relação às perseguições da polícia secreta do regime Fugencista e, só piorava quando ampliaram os negócios comerciais da máfia de Miami na ilha.

        O país já estava numa panela de pressão social absurda, e mesmo que não fosse o Fidel, qualquer um que liderasse uma revolta naquelas circunstâncias teria descambado para o mesmo caminho.

        Mais interessante até: O regime se tornou socialista apenas como uma forma de auto-preservação no início, às tentativas de contra-revolução que houveram.
        Tendo abraçado os ideiais de esquerda, aos poucos, depois (muito mais por influência do Che até).

    • Nem Fidel nem o Che fizeram matança alguma. Houve sim é julgamento e punição para aqueles que torturaram e mataram em nome da repressão brutal exercida pelo governo mafioso e tirânico (bem ao gosto da extrema direita assassina – com licença para o pelonasmo – a mesma que defende a tortura e os assassinatos políticos pela repressão no Brasil) de Fulgêncio Batista, um títere da máfia americana.

      O PIB de Cuba era grande porque lá se encontrava o dinheiro da máfia a quem o “quintal” cubano foi entregue pelo governo americano como um tipo de “compensação” pelo fim da lei seca e a intensificação da represão ao poder mafioso infiltrado na estrutura estatal dos EUA.

      Noturno de Havana – Como a Máfia Conquistou Cuba e a Perdeu Para a Revolução
      English,T. J.
      Editora Seoman
      http://www.saraiva.com.br/noturno-de-havana-como-a-mafia-conquistou-cuba-e-a-perdeu-para-a-revolucao-3530290.html

      Esse PIB cubano era referente aos enormes ganhos dos cassinos e bordéis, bem como os negócios de fachada para lavar dinheiro do tráfico de drogas e demais atividades criminosas da máfia. NADA chegava ao povo que era miserável, famélico e submetido a todo tipo de indignidades para sustentar o paraíso mafioso para turistas milionários e uma pequena elite enriquecida pela corrupção.

      Essa história de sistema educacional exemplar em Cuba é outra mentira. Um número mínimo de escolas frequênctado pelos filhos da elite dirigente enquanto a imensa maioria da população era analfabeta e sem a menor condição de acesso à educação, era uma sistema parecido com o brasileiro da época. Também no Brasil existiam excelentes escolas públicas, só que eram pouquíssimas e não eram frequentadas pe la população em geral, mas restritas a uma pequena parcela da elite ou, no máximo e mais raramente, da alta classe média.

      Esse é o problema do pensamento elitista e reacionário. Pessoas como você realmente acham que o povo não tem direito à nada. Que saúde e educação de qualidade é algo para poucos privilegiados e que o povão tem mesmo é que ficar na miséria exposto à fome. Por isso você não dá valor e nem considera que uma educação de qualidade para uma ínfima minoria elitizada é muito diferente do que a educação de qualidade para TODOS que somente Cuba consegue promover em toda a América já que nos EUA e até mesmo no desenvolvidíssimo Canadá a educação de qualidade não é garantida para toda a população.

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .

    Prezado blogueiro progressista EDUARDO GUIMARãES:

    Quando vai disponibilizar a possibilidade de ajuda ao Blog da Cidadania através de contribuições mensais recorrentes no cartão de crédito e/ou contribuições avulsas/assinatura ? Já contribuo para vá[email protected] [email protected] mas gostaria imensamente de também poder contribuir para a manutenção financeira deste valoroso Blog da Cidadania. Estamos aguardando ! ! ! !

    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .

    ATENÇÂO Prezado blogueiro progressista EDUARDO GUIMARãES:

    Ainda é sobre a possibilidade de contribuição econômica(financeira) para o Blog da Cidadania :

    DESCOBRI AGORA, NAVEGANDO NA MADRUGADA EM “O mundo segundo Ana Roxo” O PADRIM, um sistema que poderia ser utilizado pelo Blog da Cidadania, alternativo para o caso de se não quiser utilizar nenhuma dessas outras grandes empresas (PayPal, PagSeguro etc). Examine e, se for o caso, adote para podermos contribuir efetiva e periodica, regularmente para a manutenção do nosso querido Blog da Cidadania

    Acesse: https://www.padrim.com.br/faq#

    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • HARAKIRI ANAL

    Os coxinhas estão de volta à Av. Paulista?

    Minha sugestão para eles:

    Aqueles coxinhas que são orientados exclusivamente pela Globo são burros mas estão perdoados. Mas aqueles que acessam os blogs “sujos”, são bem informados, mas insistem nessa frescura de bater panelas simplesmente por questão de ódio à humanidade inteira, devem ir à Av. Paulista com panelas de cabos grossos e praticarem harakiri anal no final da manifestação.

    OBS: As farmácias em Sampa estão vendendo vaselina na promoção.

  • Um artigo pra ler e GUARDAR

    SIM, o Brasil é o país que mais paga juros no mundo

    Em 2015 a cifra batia em 500 bi/anp ..e agora já caminhamos pra casa dos R$ 600 bi ano …valor MUITO ..muito mais do que os orçamentos da saúde, educação e Bolsa Família JUNTOS

    Sim ..Dona DILMA – a IMPREVIDENTE – ajudou a piorar este cenário ..e o PT fez pouco pra revertê-lo (facilitando inclusive a formação de cartéis e oligopólios em todo canto ..isso sem falar nas vistas grosas feitas diante dos desperdícios de recursos públicos)

    Sim ..a resistência da inflação em patamares pouco aceitáveis tem muito a ver com isso ..INCLUSIVE a indexação pouco ou NADA enfrentada

    Mas algumas verdades incomodas ainda aguardam por respostas

    – O país PAGA MUITO mais que nações falidas, que deram CALOTE, que estão muito mais ENDIVIDADAS e quem NÃO tem perspectivas nem recursos como a nossa

    um fator geopolítico ? ou falta de vergonha na cara ..econômico é que não é

    Afinal, quem atenta contra o BRASIL ? ..os EUA, China, Euro, ou o brasileiro ?

    Incrível ainda quando vemos que as analises que fazem sobre a nossa divida ainda consideram-na BRUTA, e não a liquida ..deduzida por exemplo da parcela correspondente as bilionárias e caras (em parte necessárias) DIVISAS cambiais

    leiam colegas, leiam e guardem pra mostrar aos vossos filhos e netos

    http://apublica.org/2016/11/truco-brasil-paga-volume-de-juros-maior-que-outros-paises/

  • Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.

    Abraham Lincoln

  • Prezado Eduardo:

    Aí vai uma lista das “ações democráticas ” que o mundo vivenciou e vivencia. Coxinhas que não sabem

    interpretar a história continuam confundindo democracia com expansão do capitalismo. Não é a democracia
    que está em jôgo, imbecis, é o famoso free market, ou expansão de mercados para seus produtos.

  • Já que as pessoas não sabem NADA sobre Cuba — exceto o que leem na veja ou assistem na pliim-pliim — mais um dado interessante. O Minha Casa Minha Vida de Cuba funciona assim: o casal de noivos informa o governo que pretendem se casar. O governo pede para eles escolherem uma casa que esteja disponível. Eles escolhem, e têm o direito de fazer um “test-drive”, morando naquela casa GRATUITAMENTE por 5 anos, para ver se gostam (Será que venta muito? Será que tem um vizinho maluco que toca trompete às 2 da manhã?). Se gostarem, podem decidir: comprar a casa, ou alugar.
    Enquanto isso, no Brasil, o procurador do Apocalipse, Deltan Dallagnol, teve a CARA DE PAU de comprar 2 apartamentos do Minha Casa Minha Vida para vender por MAIS QUE O DOBRO do preço. Ele roubou, de duas famílias pobres, a chance de terem sua casa própria. Ele ganha R$ 30 mil, mais R$ 4,5 mil mensais de “auxílio-moradia” (putz!!), mas a ganância é tanta que fez especulação imobiliária utilizando um programa social.

  • Olá Eduardo! Em janeiro de 2016, eu e meu pai, esquerdista das antigas que muito viu e viveu, estivemos em Cuba.. Não vi prostituição de nenhuma especie, não vi drogas, não vi crianças esmolando pelas ruas, não vi ninguem dormindo nas ruas… vi pobreza sim, mas não vi miséria de jeito nenhum ! Estivemos em todo lugar de Havana, cortiço, vielas, falamos com o povo, necessitei de consulta médica e fui muito bem atendida por uma medica… Todo cubano que falamos amava Fidel e Raul e tem um imenso orgulho de sua Patria, conhecem Lula (que é unanimidade por lá) Dilma.. Conheci um País com um povo alegre, orgulhoso, gentil ! Um País seguro de se andar a qualquer hora do dia ou da noite.. Amamos cada momento ! Há problemas por lá ? claro que sim ! e muitos ! Cuba é magica, faz renovar na gente aqueles sonhos de liberdade !! Se voltaremos ? Com certeza ! Hasta la victória, siempre !
    Um abraço

      • Eu estive lá, e não foi em Varadero, foi em Havana mesmo.
        Defender ideologicamente o regime cubano é compreensível, mas não dá para negar o inegável, ou chamar de mentiras as execuções sem julgamento, torturas e encarceramentos desumanos, testemunhados pelos próprios cubanos que sofreram tudo na carne.

        • Você viu alguém ser torturado em Cuba? Você mente deslavadamente. Não existe um só caso de tortura confirmado em Cuba. Encarceramento desumano? Você já foi a uma prisão brasileira? Já ouviu falar dos presos políticos de Guantánamo? Pare de mentir

  • Eduardo você não acha que existe uma contradição lógica em defender a ditadura cubana e criticar o golpe de 1964.
    O regime cubano é uma ditabranda?
    Parece o duplipensar do George Orwell.
    :

    “Saber e não saber, estar consciente de sua completa sinceridade ao exprimir mentiras cuidadosamente arquitetadas, defender simultaneamente duas opiniões que se cancelam mutuamente, sabendo que se contradizem, e ainda assim acreditar em ambas; usar a lógica contra a lógica, repudiar a moralidade e apropriar-se dela, crer na impossibilidade da Democracia e que o Partido era o guardião da Democracia; esquecer o quanto fosse necessário esquecer, trazê-lo à memória prontamente no momento preciso, e depois torná-lo a esquecer; e acima de tudo, aplicar o próprio processo ao processo. Essa era a sutileza máxima: induzir conscientemente a inconsciência, e então, tornar-se inconsciente do ato de hipnose que se acabava de realizar. Até para compreender a palavra “duplipensar” era necessário usar o duplipensar.”

    E também, numa descrição mais resumida:

    O poder de manter duas crenças contraditórias na mente ao mesmo tempo, de contar mentiras deliberadas e ao mesmo tempo acreditar genuinamente nelas, e esquecer qualquer fato que tenha se tornado inconveniente.

    • Oneide, quantas vezes você esteve em Cuba? Vou lhe contar uma coisa: após o golpe de 64, o país registrou a maior concentração de renda da história. Ricos ficaram mais ricos e pobres ficaram mais pobres. Em Cuba ocorreu o inverso. A pobreza despencou. Hoje, em Cuba, há muito menos pobreza que no Brasil e não há miséria. Por isso os cubanos sustentam o regime há mais de meio século, porque querem o regime. Em Cuba você não vai ver famílias pobres vendendo filhas de 10 anos para cafetões, não vai ver famílias inteiras vivendo debaixo de viadutos em caixa de papelão, não vai ver palafitas. Por isso o IDH de Cuba é muito superior ao do Brasil. E os cubanos mantém o regime. Há mais de meio século que o regime treina militarmente e arma a população. Se os cubanos quisessem poderiam derrubar o regime em um piscar de olhos. Você não sabe nada, absolutamente nada sobre Cuba.

      • Eu não morrei na Alemanha nazista, nem depois na republica “Democrática” Alemã para saber que eram regimes nefastos,e não preciso morar na Coréia.do norte para saber da sua realidade.
        Não irei defender o regime de 64, mas vou apenas pontuar na sua questão sobre desigualdade, durante o regime de 64 a pobreza diminuiu, ao contrário de Cuba que a pobreza aumentou, no Brasil os pobres ficaram menos pobres e os ricos mais ricos, já em Cuba os pobres ficaram mais pobres e os ricos deixaram de existir, (mas substituídos pela “nomenclatura do partido”).
        Pela sua regra, ditaduras são legitimas se a população não se revoltar contra o ditador. Quantas ditaduras existiram que oprimiram o povo e não houve revoltas, e as ditaduras que ainda estão por ai são legitimas?.
        Novamente a lógica sendo “deturpada”.
        Criticar o regime de 64 e defender o regime Cubano continua sendo desonestidade intelectual. Não se pode ter dois pesos e duas medidas.

        • A pobreza não diminuiu durante a ditadura militar, aumentou. Os pobres ficaram MAIS pobres e os ricos mais ricos. Há dados oficiais que provam isso. IBGE. O regime cubano acabou com a miséria. O IDH cubano mostra isso

          • Eu vi e vivi a realidade de 64 não é o IBGE que esta me informando sobre, mas podemos discordar disso cada um vê aquilo que deseja ver. Um nível desemprego menor, um nível de violência (muito) menor e uma renda média do trabalhador maior que a de hoje difícil afirmar que a pobreza não diminuiu.
            Sobre o IDH Cubano, Em Cuba não existe imprensa livre, nem sistemas independentes do estado, o governo pode afirmar o que quer que não tem como contraditar, auditar.
            O IDH Cubano é uma farsa criada por uma ditadura opressora, assim como as outras ditaduras fazem e fizeram.
            Mas e se a ditadura de 1964 tivesse reduzido a desigualdade você a defenderia?

          • Não haveria jeito de o golpe de 64 diminuir a desigualdade porque foi dado para aumentá-lá, pra tirar de pobre pra dar pra rico

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por sabujos sujos e sabujas sujas a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .

    ATENÇÃO, PREZADO BLOGUEIRO PROGRESSISTA EDUARDO GUIMARãES:

    Quando vai disponibilizar a possibilidade de ajuda ao Blog da Cidadania através de contribuições mensais recorrentes no cartão de crédito e/ou contribuições avulsas/assinatura ? Já contribuo para vá[email protected] [email protected] mas gostaria imensamente de também poder contribuir para a manutenção financeira deste valoroso Blog da Cidadania. Estamos aguardando ! ! ! !

    :
    : * * * * 04:13 * * * * .:. Ouvindo As Vozes do Bra♥♥S♥♥il e postando: A grande mídia (mérdia) é composta por [email protected] [email protected] a serviço dos ianque$ e do $ionismo de capital especulativo internacional e outras máfias (como a ma$$onaria) dos e das canalhas direitistas…
    .
    PARA A ENÉSIMA PUTifARIA ( patifaria + putaria ) DA DIREITA:
    Foi com muito cálculo que se preparou mais essa para o PT (e/ou as esquerdas, o progressismo/trabalhismo). E, ao que parece, o partido não contava nem se preveniu para essa eventualidade. Aliás, é estranho o número de vezes que o PT é pego de calças curtas, desprevenido e perplexo. E, o que mais espanta, é que seus inimigos nem parecem ser tão espertos assim.
    .
    AS MORDOMIAS DOS MARAJÁS EM PÉ DE GUERRA:

    Os 17 mil juízes receberam em média 46,1 mil por mês em 2015;

    Os 1,2 mil promotores e procuradores de Justiça recebem salário máximo teórico de 33,7 mil mensais;

    Magistrados e promotores têm auxílio-moradia de 4,3 mil mensais. Se morarem juntamente com um cônjuge que também tem direito a auxílio, ambos recebem da mesma forma;

    Todos têm 60 dias de férias por ano e, em caso de trabalho fora do local, uma diária equivalente a 1/30 da remuneração mensal;

    Pena máxima em caso de punição disciplinar: aposentadoria compulsória com salario integral (i$$o é punição mesmo ou é premiação ?…)
    .

    Poesia contra a distopia (Distopia = Ideia ou descrição de um país ou de uma sociedade imaginários em que tudo está organizado de uma forma opressiva, assustadora ou totalitária, por oposição à utopia. “Distopia”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/distopia [consultado em 01-10-2016].)

    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    …………………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    ………………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::
    ::
    O fetiche da mercadoria
    ou
    dA coi$ificaçãØ do ser humano
    ……………………………………………para o poetamigo e Doutor em Comunicação Laerte Magalhães
    .
    .
    ..………………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    ……………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    ..………………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    ……………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    ..………………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    ……………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØØØ
    …………………………..ma$$ificaçãoma$$ificaçãoma$$ificaçãØ
    .
    ……………………………………………………………………………………(Cláudio Carvalho Fernandes)
    .
    O poema acima (O fetiche da mercadoria…) apresenta-se, no original, em forma de cubo, o protótipo da mercadoria.
    ::

    Desalienando a ma$$ificação coi$ificante
    .
    É melhor
    Ser um, mesmo que zero, à esquerda
    Do que, títere-palhaço, a-penas (só) faz-ser nú-mero$-$$ à direita
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::

    Poema Z
    …………………………………………….Para Dilma, Lula e o PT e todas as forças progressistas brasileiras (e mundiais). Sinta-se homenageado/a, também.
    .
    Penso
    Logo(S)
    ReXisto
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::

    Doce conformismo ?
    Ou
    Da “queda” da poesia para a história
    .
    As coisas são como são
    E não como deveriam ser
    Penar por elas é em vão (ou não)
    (S)E ultrapassa o próprio viver
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::
    ReXistência
    .
    Não deixe que aluguem o seu pensamento:
    Simplesmente mude de canal ou desligue a TV
    Diga “NãO” à Rede Goebbels
    …………………………………………….(Cláudio Carvalho Fernandes)
    ::

    (En la lucha de clases)
    .
    En la lucha de clases
    Todas las armas son buenas
    Piedras
    Noches
    Poemas
    …………………………………………….(Paulo Leminski)
    ::
    (Não é a beleza)
    .
    Não é a beleza
    Mas sim a humanidade
    O objetivo da literatura
    …………………………………………….(Salamah Mussa)
    ::
    A existência precede a essência.
    …………………………………………….(Jean-Paul Sartre)
    ::
    .:.

    * 1 * 2 * 13 * 4

    .:.
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥
    * * * * * * * * * * * * *
    * * * *

    Por uma verdadeira e justa Ley de Medios Já pra antonti (anteontem. Eu muito avisei…) !!!! Lula (sem vaselina) 2018 neles (que já tomaram DE QUATRO) !!!!

    * * * *
    * * * * * * * * * * * * *
    ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

  • De um jornalista do Rio Grande do Sul:

    O JORNALISTA QUE CRIOU FIDEL
    “Sem sua ajuda e sem a ajuda do New York Times a revolução em Cuba jamais teria acontecido”, foi assim o agradecimento de Fidel Castro dirigido ao diretor-editor Arthur Hays Sulzberger, mas apontando o dedo para o jornalista Herbert Matthews, em abril de 1959, na sala da direção do jornal.
    Fidel ainda não completara quatro meses desde que tomara o poder em Cuba e realizava a sua primeira visita aos EUA, convidado que fora para ser o palestrante oficial da reunião anual da Sociedade Americana de Editores de Jornais. Sua presença em território americano chegou a ser comparada com sucesso que fazia Elvis Presley por onde passava, só que Fidel ainda desfrutava de um charme especial: era um jovem revolucionário barbudo que fumava charutos e trajava uma farda verde-oliva. Um verdadeiro pop star bem ao gosto de um público fascinado mocinhos e heróis assemelhados com Robin Hood.
    A gratidão de Fidel com o jornalista Herbert Matthews começou a ser consolidada dois anos antes quando o repórter do NYT esteve com ele por três horas num acampamento em Sierra Maestra e fez a mais importante entrevista da vida do ditador cubano.
    Foi Matthews quem revelou ao mundo, em três reportagens, que Fidel Castro estava vivo e lutando com seus guerrilheiros para derrubar Fulgêncio Batista, desmentindo o general Pedro Rodriguez Ávila que tinha assegurado que um grupo de insurgentes fora eliminado nos pântanos, inclusive Fidel Castro e seu irmão Raul e posto a pique um velho iate de madeira de 18 metros, o lendário Granma.
    As reportagens de Matthews assim que foram publicadas, mesmo censuradas em Cuba, foram reproduzidas em centenas de milhares de panfletos e distribuídas em toda ilha, além, é claro, de terem alcançado a imprensa internacional e consagrado Fidel Castro como o líder de uma revolução que iria entrar para a história. O repórter do NYT tinha inventado e consagrado Fidel Castro.
    A VERDADEIRA HISTÓRIA (1)
    A história completa de como Herbert Matthews transformou Fidel Castro numa lenda viva e deu-lhe o suporte necessário para levar adiante a revolução cubana que necessitava de apoio popular, logístico e político está contada no livro “O homem que inventou Fidel”, do jornalista Anthony DePalma, também repórter e correspondente do NYT.
    A VERDADEIRA HISTÓRIA (2)
    DePalma vai além de um perfil de seu colega Matthews, pois mostra quando os limites da liberdade de imprensa se confundem entre objetividade e opinião apaixonada uma realidade pode ser moldada e até alterar o curso de eventos históricos.
    CASTRO VIVE
    No dia 24 de fevereiro de 1957, Matthews escreveu a primeira reportagem sobre Fidel, publicada na primeira página do NYT. “Castro está vivo e luta nas montanhas”. Matthews disse que Batista e seus soldados estavam travando uma batalha perdida contra um homem que “Havana desconhece ter do seu lado milhares de homens e mulheres”.
    CASTRO ENGANOU MATTHEWS
    Em Nova Iorque, em abril de 1959, Castro condecorou Matthews, mas contou aos jornalistas numa coletiva de imprensa que quando o repórter foi entrevistá-lo em Sierra Maestra ele contava com apenas 40 homens para lutar contra Batista.
    A GARANTIA
    Herbert Matthews não levou gravador para a entrevista, mas tão somente folhas em branco dobradas em três partes, com anotações em inglês, mesmo sendo fluente em espanhol. Ao ser desmentido por Batista, publicou sua foto fumando charuto com Fidel e a reprodução das anotações, todas rubricadas por Castro.

  • A débil Mental

    =======================
    D E Z E M B R O POLÍTICA
    =======================

    Enquanto TEMER foi a Chapecó (rica cidade do Oeste Catarinense) para homenagear o atual, — que foi o time de futebol inteiro que morreu, mais o pessoal da Comunicação (jornalistas mortos), 2 picaretas foram, por outro lado, para um lugar diferente: foram ao atraso da ilha de Cuba para HOMENAGEAR apenas 1 DITADOR. Esses 2 PICARETAS são o BOQUIRROTO do engana-trouxa cujo nome é Lula & a DÉBIL-MENTAL Dilma Rousseff. Todos 2 foram ontem a CUBA.

    A débil-mental (déficit cognitivo) está daquele jeito: com olho de peixe-morto e aquele sapatinho típico. Deve está lembrando os anos 1960. É que essa mulherzinha de sapato de Maga-Patológica congelou e se fixou nos anos 60. Êta atraso.

    ==============
    D E Z E M B R O
    ==============

  • A Polícia militar de Alckmin mata em torno de 500 pessoas por ano, segundo a Anistia Internacional, ou em torno de 1000, segundo outras entidades menos reconhecidas, isto sem contar as vítimas dos “esquadrões da morte”, jamais investigados, jamais processados, jamais condenados.
    Qual o regime mais sanguinário? O de Fidel ou o do “Santo”?

Deixe uma resposta