Exigem recibos, Lula apresenta e, aí, não servem mais?!!

Análise, Destaque, Todos os posts

Estou em Cuiabá (MT) para dar uma palestra em um evento na Universidade Federal do Mato Grosso que discute a Lava Jato do ponto de vista jurídico e midiático.

Como o tempo terá sido curto de sexta-feira 29 de setembro a sábado dia 30, ofereço aos amigos leitores – e aos leitores inimigos – esta reflexão sobre esse processo kafkiano contra Lula.

Mais um delator que negava acusações contra o ex-presidente passa a proferi-las quando colocado por Sergio Moro diante da possibilidade de terminar a vida atrás das grades.

O caso dos recibos é kafkiano. Moro pede recibos a Lula e insinua que ele não os tem. A mídia endossa a versão de Moro e afirma que o imperador da República de Curitiba finalmente pegou o petista com as calças curtas porque, em seu depoimento, deixou transparecer não ter os recibos.

De repente, uma bomba cai na cabeça de Moro e da Mídia: Lula apresenta os recibos que afirmaram que ele não tinha.

Aí começam a dizer que os recibos são falsos. Ou melhor: ei que A MÍDIA começa a buscar versões desesperadas para desqualificar os documentos.

Para ser mais objetivo, e devido ao tempo escasso, gravo, de improviso, as explicações sobre por que a campanha que a mídia agora move contra os recibos que pedia é um absoluto nonsense.

Assista, abaixo, vídeo que gravei enquanto refletia sobre o caso perambulando pelo hotel em que estou hospedado. Perdoe-me a informalidade da gravação, mas era preciso pôr os pingos nos is.

 

50 comments

  • Que discussão ridicula. Basta esperar a pericia, as filmagens e registros do hospital e pronto. Se forem verdadeiros, ok. A acusação perdeu e se forem falsos Lula ta em cana.

      • Não vai adiantar nada , os petistas vão afirmar que Lula não sabia de nada e que foi coisa de advogados, vão chamar que foi traído por eles etc.

    • Ridículo é seu ponto de vista. No caso do triplex todas as provas foram exibidas, mas o Jagunço de Curitiba mudou um depoimento de um condenado, ameaçado de nunca mais sair da prisão e, que coisa, sem valor probante algum, já que depoimento de condenados no mesmo processo tem valor relativizado, e esse Jagunço, desprezando todas a mais de 80 testemunhas e documentos provando que o tal apartamento não é dele, condenou Lula a 9 anos e meio de prisão. Então, seu comentário patético é um escárnio tendo em vista a perseguição que tem sido empreendida contra um Presidente da República por gente igual a você, que se finge de democrática e respeitadora do devido processo legal, mas que usa de golpes baixos, próprios das ditaduras, para excluir da vida política alguém do peso e importância de Lula. Enquanto isso, vemos o senhor Aécio Neves, com todos os crimes que lhe pesam nas costas, rir-se do povo brasileiro, enquanto faz convescotes com o Jagunção.

      • Quem tem a mente turvada pelo ódio, perde a pouca racionalidade, se é que tinha alguma, e passa a agir como um energúmeno, dando vazão a uma verborragia incontrolável, torna-se um servo real e ideal de espertalhões que se aproveitam de sua fragilidade cognitiva para atingir os propósitos deles.

    • Não é só isso, os tais recibos têm que estar respaldados pelo caminho do dinheiro. Ou todos os aluguéis foram pagos em dinheiro e não de transferência bancária. A verdade é que essa história do pagamento dos aluguéis está totalmente estranha. Lula não alugou (?)uma quitinete , mas um apartamento de cerca de 4000 reais de aluguel. Os recibos podem não se materialmente falsos, mas ao que indica ideologicamente falsos.

      • Os SEUS recibos do seu aluguel e das suas compras têm o mesmo “respaldo”? Não? Então cala a boca para não passar mais vergonha do que você já está passando. Cada retardado que aparece…

        • Moro solicitou comprovantes de pagamento do aluguel…não recibos…
          Recibos alegando pagamento em dinheiro sem saida de dinheiro da conta é fraude do mesmo jeito…ou seja recebimento de dinheiro não declarado…
          Segundo… por que os mesmos comprovantes não foram anexados no IRPF?
          Terceiro…como é pagamento em dinheiro as partes devem estar presentes…ou seja…a marisa estava em miami em janeiro de 2014???
          O dono do apto foi ate o sitio em varias ocasioes pegar o dinheiro do aluguel (lula ficou metade dos fins de semana de um ano no sitio de seu “amigo” e algumas datas coincidem com sua estadia no sitio fraternal)
          Ficou pior para o lula apresentar esses recibos…tera que provar como faz para pagar alguem em dinheiro sem o mesmo nem estar no Brasil na data assinada.

  • Como eleitor do Lula já perdi o saco com essa tal lava jato. Juro que se estivesse vivenciando toda essa perseguição, chegaria na cara do Moro e diria em alto e bom som: Moro, queronq vc, o MPF e a Rede Globo vão pra PQP.
    Nada que Lula faça e respeitado pela justiça dessa cloaca chamada Brasil, então q vão pra casa do carvalho. Tá um saco isso, e o pior é constatar q nossa justiça tá metida nisso até o pescoço.

  • O crime do Lula é hediondo! Ele acabou com a miséria no Brasil! Bandido de merda! Como pode dar direitos para empregadinhas domésticas? E aquele monte de gente pobre pegando avião? E aqueles negros (não sou racista, apenas não me misturo com essa gente), e aquele monte de negros na universidade? Comunista! Cadeia nele!

    Gente, vamos parar para pensar! O Lula tem de ser preso imediatamente! É um absurdo o que estão fazendo com o Aécio e com o Temer, e deixando o Lula solto.

    Aécio é um homem de bem, de famíla tradicional, tem ética, idoneidade e respeito com a coisa pública! Foi presidente de um dos partidos mais sérios que o país já teve, o PSDB.

    O Temer, por sua vez, é um estadista, fala bem o vernáculo, é um homem de princípios morais, muito bem casado com uma senhora recatada, e está fazendo o Brasil decolar mundialmente. É um absurdo essas denúncias do Janot contra ele! É um absurdo a cachorrada que o STF fez contra o Aécio.

    Se o Lula não for preso, a crise não vai acabar, eu li no O Antagonista.

    Sem contar o que a PF fez com o Jucá e o Geddel, sem provas!!!!!

    Fora comunistas!

  • Eduardo, vi a sua reportagem a Jessé de Souza, muito boa.
    Em um momento dela vc pergunta sobre o Bolsonaro e diz que a grande maioria que o apoia é rico, ele não concordou muito parece. Bolsonaro agora está fazendo um esforço para se mostrar um liberal, está nos Estados Unidos.
    Pra onde vc acha que vai o Bolsonaro? Vai conquistar a massa se aproximando ao neo-liberalismo?
    Se adotar de vez o discurso nacionalista, qual vai ser seu principal lema? Contra os Haitianos, os Bolivianos? A xenofobia foi, acredito, um dos principais pontos para que Trump ganhasse.Ou Bolsonaro vai ficar só no anti-petismo e contra os gays?
    E se ganhar com esse discurso nacionalista, vai conseguir governar nesses moldes? Não vai entrar em contradição com o imperialismo?

      • Sim, mas resta saber com qual orientação econômica vai governar, se for liberal seria um governo muito parecido com a ditadura do Pinochet, perseguição atroz à esquerda mas liberalismo econômico, mas o Pinochet não se elegeu, aliás não lembro ninguém da extrema-direita na América Latina chegando ao poder pelo voto.Por isso é importante saber para onde vai o discurso dele na campanha e como enfrentá-lo.
        Não estou subestimando o Bolsonaro, pelo contrário, estou querendo dizer que a esquerda no Brasil deve abrir o debate sobre o nacionalismo, o imperialismo, se a xenofobia pode acontecer no Brasil da mesma maneira que na Europa, e senão aconteceu até o momento pq não aconteceu, não vejo ninguém discutindo isso e acredito seja vital.
        Abraços.

        • “aliás não lembro ninguém da extrema-direita na América Latina chegando ao poder pelo voto”.
          E onde chegamos?
          Miséria.
          Bolsonaro não é extrema direita é apenas direita.
          E o mesmo que que dizer que Lula é de extrema esquerda.

          • Eu disse que a extrema-direita não chegou ao poder a través do voto, mas chegou ao poder através das armas com ditaduras assassinas que além do mais deixaram um legado de miséria profundo em todo o continente, inclusive com políticas neo-liberais.Seu argumento é totalmente ridículo além de invalido.
            Além do mais é bom saber que América Latina foi explorada e colonizada durante séculos, e de alguma maneira continua sendo.Tu sabia?
            Os governos progressistas da região em poucos anos deram um alívio a mais de 500 anos de colonização, ditaduras, atraso, neo-liberalismo e miséria.

  • Não foi encontrado os recibos em busca pela PF, Lula não saiba onde estavam os recibos .
    Não só o Moro mas qualquer juiz vai perguntar onde estavam os recibos.
    Inventam uns recibos, é lógico que vão desconfiar, de quem já é condenado pelo mesmo crime.

      • Mesmo cara que se dizia supermegaempresario investidor em imoveis de sucesso, mas que nao tinha condiçoes financeiras nem de comprar uma bike (alias devia mais que o triplo do preço do apto…isso sem contar o valor do terreno)
        O mesmo que ao ser questionado o que fez para ter ganhado 800 mil no negocio respondeu… NADA.

    • Eu também desconfio que você recebe dinheiro sujo dos inimigos de Lula para postar estas mediocridades. É lógico que vou desconfiar, de quem já é useira e vezeira de vir aqui falar coisas que nada mais são do que aquela coisa que começa com a letra M e termina com a letra A.

  • Fala Edu! Tudo é possível num estado de exceção. Eles, o Moro e bando já estão na fase do tudo pode. Aquele ex-advogado da Odebretch, Tacla Duran afirma que a lava a jato falsifica documentos. Parece que vai lançar um livro. O Moro está doido para botar as mãos nele. Ficaria numa solitária nas masmorras da republica fascista de Curitiba

  • Caro Eduardo
    Essa gangue dominante entreguista traidores, do judiciário, golpistas, grande mídias e seus lacaios, entre eles Aliança, querem prender o Lula, de qualquer jeito.
    Não interessa provas, até agora não foi apresentado provas, apenas convicção.
    Para essa gangue dominante, Lula, PT, povo, CUT, MST, blogues sujos, movimentos sociais, são inimigos a serem combatidos.
    Sem chance, sem republicanismo.
    Saudações

  • Eduardo, parabéns pelo novo sítio na internet. Muito bom mesmo!

    Gostaria também de dizer que gostei muito da entrevista do professor Jessé sobre o seu livro “Da Escravidão à Lava jato”. Acho que ele explica didaticamente o que se pretendeu, realmente, com essa Operação.

    Inicialmente, eu até acreditei nela, mas diante do buraco que ela criou no PIB, desacreditei completamente. Recuperar 4 a 5 bilhões de reais de corrupção não é nada perto da queda do PIB provocada pela forma como as coisas têm sido conduzidas.

  • Caro Eduardo,
    Nada adianta, nada vai adiantar, Lula pode apresentar tudo o que for possível de prova, o que aliás ele já vem fazendo amiúde, mas com essa “justiça” de hoje, teleguiada pela mídia, o ex-presidente não tem e não terá êxito. É uma perseguição implacável e sem precedentes desencadeada contra ele, com a qual, ele não dispõe de praticamente nenhum recurso que possa contrapor todas essas injustiças que lhe estão sendo imputadas.

  • Parabéns pelo novo Blog da Cidadania, respeitável seu esforço!
    Temos que encontrar uma maneira mais efetiva para mostrar para os Moros, Gebrans, GIlmares, Dallagnols, etc etc, que não dá mais para vivermos num mundo ao contrário.

  • Eduguim,

    Meus parabéns pelo novo blog, ficou muito bom!!!
    Estamos todos juntos nesta luta. Na luta pela jornalismo sério, honesto e competente, na luta pela democratização da mídia!…Ainda chegaremos lá!
    Fico também emocionada, pois este novo blog significa um passo adiante nestas lutas, e assim vamos, sempre em frente!!!

    A grande mídia propala, que os recibos são forjados?!!! KKKKKKKKKKK!!!
    Quando não se tem argumentos, o jeito é partir para a hipocrisia!!!

  • O nosso inimigo, o inimigo de Brasil é a Rede Golpe de Televisão a repercutir a mentira e a maior indignação é constatar diuturnamente pessoas do nosso circulo acreditarem nelas.

  • Quanta pilantragem pra cima de Lula….. Ora, quem deve dar os recibos é quem recebe o aluguel. Se estão com datas erradas é culpa de quem emitiu. Mas, pelo que estamos vendo, estão perseguindo Lula por qualquer motivo, e com insinuações levianas. Tudo para mexer com o imaginário do povo. Porém, o tiro está saindo pela culatra, pois quanto mais perseguem Lula mais ele cresce nas pesquisas. Agora eu fiquei pasma ao ler no blog do PHA que o tal Bolsonaro está bem cotado junto à classe média alta e, pasmem, junto aos UNIVERSITÁRIOS. Caramba, bem se vê que ter mais estudo não é sinônimo de inteligência. https://www.conversaafiada.com.br/politica/homens-de-classe-media-alta-e-universitarios-votam-em-bolsonaro

    • A culpa dos erros é de quem deu o recibo, mas quem recebe tem o dever de conferir se nele tem informaçoes verdadeiras…
      O pagamento em dinheiro , por estar presentes ambas as partes, é de facil questionamento…
      Imagina vc pagando 4000 reais e o recibo vem com o valor de 1 real e datado de 31 de fevereiro de 1817…nao era para ser questionado na hora????
      O certo seria …concerta o valor e a data que te pago quando estiver corrigido ou como foi entre dois companheiros…leva de volta o recibo …corrige e me entrega corretamente…So cabem essas possibilidades…Qualquer um com inteligencia minima faria isso.
      Ou pediria…transfere para minha conta que os comprovantes de transferencia ja sao comprovantes e vc, marisa, nao previsaria ter vindo em janeiro de 2014 a miami so para me pagar.

  • Edu. Cada vez mais os tempos que vivemos são propícios ao aparecimento de líderes “messiânicos”. Sugiro uma pesquisa sobre o ataque à “arte degenerada” nos tempos da Alemanha Nazista

  • Gostaria de chamar a atenção para o que pode acontecer amanhã no acampamento do MTST, que ocorre desde o mês de setembro em S.Bernardo do Campo. Segundo uma notícia que foi publicada no portal UOL o MTST vai resistir a reintegração que pode acontecer amanhã. Veja o que diz um trecho da notícia: “Depois de amanhã, quando se completa um mês da invasão, três dos cinco desembargadores da 20ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo devem julgar a reintegração de posse determinada pelo juiz Fernando de Oliveira Ladeira, da 7a. Vara Civel de S.Bernardo”. Será que teremos um novo “PinheIrinho” em SBCampo? O clima é de tensão e expectativa. https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2017/09/30/mtst-vai-resistir-a-reintegracao-de-posse-no-abc.htm

  • Caro Edu, boa tarde!Venho com um off Topic.Antes de mais nada gostaria de parabenizar a vc e a todos que construíram com novo blog.Neste novo ambiente, foram eliminados os links , como existia no antigo e por isso tive que tratar de instalar uma a um em meu smartphone para não ficar sem minhas leituras tão edificantes.Ocorre que muitos dos Blogs que eu adicionei à tela principal devem ter ainda algum vínculo com seu novo blog pois ao fecha-los, depois de efetuar as leituras que me interessam, a sua página abre automaticamente e o curioso é que abrem em reportagens diferentes.Isso acaba consumindo dados do meu 4G, uma vez que acabam sendo baixados conteúdos de sua página sem que eu os tivesse selecionados.Goataria muito que vc verificasse esse “probleminha” com sua equipe técnica para sana-lo, pois tenho certeza, vcs não devem estar cientes disso.Desde já , muito obrigado.Continuamos na Luta e seu blog é fundamental no processo que estamos vivendo no presente momento.Forte Abraço!

  • Na fábula do lobo e o cordeiro todos esquecem do principal, que o lobo depois de toda a argumentação lógica do cordeiro procurando mostrar que ele não tinha a mínima razão o lobo salta em cima do cordeiro e devora-o.
    .
    Moral da história: Não interessa tanto a lógica como a razão, interessa quem tem o poder.
    .
    Os golpistas tem o poder, assim como os militares golpistas que sucederão os civis se for necessário e a única coisa que os farão recuarem é um poder oposto maior do que o deles, o resto é mimimi.

  • Montesquieu diz que existem duas formas de corrupção: “Uma ocorre quando as pessoas não cumprem a lei; a outra ocorre quando a lei corrompe as pessoas.”

    A inquisição medieval, com sua caça as bruxas é um claro exemplo da “lei corrompendo as pessoas”, corrupção não só dos agentes da lei inquisitorial, más também do público, que condicionado pela igreja, se deliciava xingando e aplaudindo ao verem as bruxas serem queimadas em praça pública, crentes que estavam assistindo a “destruição do mal”!

    Hoje no Brasil, no longo e cínico espetáculo montado de mensalões e lava-jatos, são certos juízes e promotores atuando como inquisidores da “Santa Igreja Midiática”, a serviço de cobiçosos interesses, predatórios das riquezas do Brasil e sua população.

Deixe uma resposta