Blog terá sistema de comentários antifascista

Aviso, Destaque, Todos os posts

Aos poucos o Blog da Cidadania vai fazendo as atualizações necessárias de seus recursos técnicos. Agora, chegou a vez dos comentários.

O ideal mesmo seria uma caixa de comentários simples e que todos pudessem usar sem moderação do site, mas, infelizmente, existem hordas de pessoas com problemas psicológicos sérios que impedem maior liberdade a quem queira se manifestar.

O clima político de guerra que a mídia instaurou no país a partir de 2005 gerou um conflito interminável entre pessoas que professam ideologias políticas antagônicas e essa luta passou a ser travada sem limites nas caixas de comentários dos sites.

A moderação tornou-se imperativa para poupar os leitores sãos – sejam da ideologia que forem – da psicopatia de pessoas que acreditam que insultar pesadamente e até ameaçar quem pensa diferente lhes dará a vitória no debate político.

O Blog da Cidadania foi criado em 2005 e por muitos anos foi campeão de número de comentários em sites. Houve época em que um único post chegava a ter milhares de comentários, cada um de uma pessoa diferente, como neste post de 2012, que bateu o recorde com mais de 5 mil comentários de 5 mil pessoas diferentes.

Mas o golpe mudou as coisas no país e na internet.

Após o golpe de 2016, a técnica fascista de opressão da divergência, da qual os usuários mais famosos foram Hitler e Mussolini, passou a ser usada como não ocorria desde a ditadura militar, quando os adeptos dessa técnica também se sentiam fortes para usá-la.

A técnica fascista de eliminação da divergência consiste em agredir verbal e/ou fisicamente quem discorda do usuário dessa técnica de desestimular a divergência.

Nos sites como este, de natureza política, o público de esquerda começou a ceder ao assédio da direita fascista e a se calar para não passar por constrangimentos, agressões e, inclusive, até por temor de divergir sob um regime instalado no Brasil à força.

Porém, na mesma medida os energúmenos ganharam força e ânimo e passaram a postar preferencialmente nos espaços de ideologia oposta à sua de forma a desgastar os poucos que resistiam. A tática inclui atacar o autor ou os autores do site e os comentaristas com agressões pessoais, desvinculadas do debate político.

Este Blog protege os leitores o máximo que pode, ficando com os ataques mais pesados só para seu autor. E aí existe uma tática fascista completamente insana e que com o autor desta página não funciona, mas que mostra bem a natureza desse tipo de gente.

A tática consiste em fazer agressões pessoalíssimas ao autor desta página de forma sistemática, várias vezes ao dia, atacando familiares (a preferência por atacar a filha doente do blogueiro é eloquente) e ele mesmo de uma forma que beira a comédia por parecer bullying escolar.

Seja como for, há casos mais graves como ameaças à integridade física do autor do Blog, ataques retóricos à sua filha doente e coisas do gênero.

O Blog fez diversos boletins de ocorrência e há, hoje, 9 processos investigatórios determinados à Polícia pelo Ministério Público, mas nenhum anda porque você tem que arcar com perícias e outros procedimentos que inviabilizam a efetivação da Justiça.

No começo do mês, fiz a milionésima visita à delegacia em que fiz todas as queixas e a delegada – que, aliás, é leitora desta página e compartilha suas posições – recomendou-me que, para que se possa fazer Justiça, será necessário ter um sistema de comentários que facilite a investigação dos abusos já citados.

Além de tudo isso, este Blog tem sido alvo de torcidas fascistas organizadas que se revezam no monitoramento do que é publicado neste espaço. Qualquer texto que seja publicado aqui, o primeiro comentário é sempre de um fascista e poucos minutos após a postagem ser feita.

Enfim, após muita pesquisa os técnicos identificaram um sistema de comentários que vem sendo usado por praticamente todos os sites desta natureza, o sistema Disqus.

Nesse sistema, os leitores sérios – sejam de direita ou de esquerda se cadastram usando os mesmos dados de hoje, nome e e-mail, e criam uma senha. Pronto, está feito o cadastro. Só que o e-mail tem que ser verdadeiro, do contrário não funciona.

O comentarista também poderá usar seu perfil no Facebook, no Twitter, no Google, em vez de se cadastrar no Disqus com nome e email. E poderá escolher se quer ver primeiro os comentários mais antigos ou os mais novos.

Os comentários de direita são TODOS postados com e-mails falsos porque os fascistas são intrinsecamente covardes, não querem assumir os ataques que fazem porque fazem ataques criminosos, com ofensas e calúnias criminosas, então infringem a lei à custa do anonimato.

No sistema de comentários do Word Press não é possível identificar os autores dos comentários sem uma dispendiosa e demorada perícia. No sistema novo será fácil identificar comentaristas que infringirem a lei de crimes contra a honra e outros.

Claro que sempre poderão criar perfis falsos nas redes sociais para vir comentar, mas os recentes casos de racismo contra celebridades mostram que não adianta criar perfil falso no Facebook ou em outras redes sociais; a pessoa pode ser identificada facilmente em caso de necessidade.

Como toda mudança gera algumas dificuldades para os menos versados em assuntos tecnológicos, o Blog preparou um vídeo tutorial para explicar claramente como se dará esse novo sistema de comentários que vai acabar com a festa dos fascistas nesta página.

Essa medida vai dar mais segurança aos leitores e ao signatário desta página. O sistema de comentários Disqus será adotado nesta semana que entra, mas só após a maioria dos leitores ter visto este post, assim ninguém será pego de surpresa.

Confira, a seguir, o vídeo explicativo sobre o sistema Disqus de comentários. Em seguida, deixe sua opinião sobre o novo sistema, sugestões ou críticas

 

  • Jimmy Cricket™

    ☺ A propósito: o UOL passou a exigir que o internauta assine o site, se quiser ter acesso ao blog do Josias de Souza. Ótimo! O Josiquinho perde algumas centenas de leitores.
    Os fantasmas que dão pitaco sob pseudônimos falsos terão que trabalhar mais para fingir grande número de acessos. Força aí, cambada! Josiquinho precisa justificar sua existência perante o UOL…

    • Jimmy Cricket™

      ☺ É, a Rolha de São Paulo deve estar mesmo raspando o tacho com sua língua comprida, atrás de uma graninha para compensar o desaparecimento dos anunciantes e assinantes. A gerência deve ter sido assumida por aquele filho economista diplomado do apólogo “O Frango de Jacareí” que quebrou o restaurante de beira de estrada do pai…

    • Jose Carlos lima

      Edu ve eh possivel deixar no topo os comentarios mais recentes, pois da forma que está eh impossivel rolara barra a procura de novos comentarios

      • eduguim

        No Diqus você pode escolher se quer ver os comentários mais novos ou mais antigos primeiro, José Carlos

    • Carlos Bonfá

      Boa medida, Eduardo! Proteger você e sua família dessa horda de delinquentes. Continue com seu trabalho maravilhoso e que tanto bem faz ao país. Abraço.

      • eduguim

        valeu, Carlos

  • João Paulo Ferreira de Assis

    Muito bom Eduardo. Ótimo que você tenha feito isto. Já não era sem tempo. Lembro-me que pelos anos 2004 e 2005 até mais ou menos 2010, havia um blog muito bom, o Terror do Nordeste, muito pouco lido, é verdade, mas nem por isso deixou de ser visitado por um troll. Esse troll usava uma técnica de torcer as palavras de um comentarista, usando as próprias palavras desse comentarista. Coisa de profissional. Foi indo até o blog acabar. O Gilvan Freitas, proprietário do blog desistiu. A título de exemplo, um troll certa vez apareceu dizendo que o Parque Dona Lindu, em Recife fedia a urina, dizendo isso a um pernambucano, como o Gilvan Freitas. O troll se identificou como sendo de Barbacena MG. Quando eu vi, respondi no ato perguntando se ele sabia porque os ônibus Belo Horizonte a Juiz de Fora deixaram de parar 15 minutos no terminal de rodoviário de Barbacena. Expliquei que pelo motivo de uma lanchonete ficar em frente aos sanitários, e nestes haver um funcionário relapso, o odor desagradável invadiu a lanchonete. Ele não me replicou.

    • eduguim

      Que bom que apoia, companheiro

  • Jimmy Cricket™

    ☺ O tutorial tem imagens pequenas demais e ficou sem legenda; o som do meu Dell não é lá essas coisas e, além disso, eu sou bastante surdo. Minha sugestão é refazê-lo; acho que muitos leitores agradecerão.

    • eduguim

      é possível ampliar a tela, mas vou ver se faço outro. Porém, em resumo, se você não for cadastrado no Facebook, no Twitter ou no Google, pode colocar nome, email e uma senha, como faz hoje. Só que o email tem que ser verdadeiro. Isso só constituirá problema para os bandidinhos que assediam esta página

      • Jimmy Cricket™

        ☺ Obrigado, Edu; vou esperar. De Facebook e Twitter eu não quero nem saber; quanto ao Google, não sei se sou cadastrado, para falar a verdade; acho que sim, via UOL, mas não tenho certeza.

        • eduguim

          Você pode se cadastrar só colocando nome e email. Aí vai receber email de teste e se seu email for verdadeiro não tem problema.

        • Yorkshire Tea

          Jimmy, o Disqus é simples e funciona muito bem. Inclusive, se você não quiser ler os comentários de algum troll você mesmo pode ocultá-lo. Assim, não será incomodado por comentários idiotas. Também é possível denunciar comentários inaceitáveis.

        • Yorkshire Tea

          Na verdade, você pode bloquear o(a) troll. Aí, não vê mais nenhum comentário do(a) idiota. Nunca mais.

  • Achei ótimo!

    • eduguim

      valeu, regina

  • Anderson Leandro Ferreira Sa

    Força, Edu. Precisamos de vc

    • eduguim

      Valeu, Anderson

  • Marco Antonio

    Olá Eduardo Guimarães
    O sitema Disqus também permite que comentários ofensivos ou que distoem da política de comentários do blog sejam identificados com “flags” pelos próprios leitores e automaticamente eliminados ao atingir uma determinada quantidade de votos. Isso tornará a timeline de cometarios limpa e focada somente no asunto do post.

    • eduguim

      exato, Marco

  • oneide teixeira

    E o que você acha que acontece com os blogs de direita a mesma coisa.
    Gente doida não tem ideologia, é fanatismo.

    • eduguim

      No sistema novo você terá que se identificar. Não aceitará perfis fake.

      • Marco Antonio Machado Rodrigues

        Eduardo, parabéns! Temos que sempre profissionalizar e ser correto sempre. Fascismo não passará.
        Abraços,
        Marco

        • eduguim

          abração, Marco

      • oneide teixeira

        Eu não tenho “perfis fake”, você que esta exagerando e esta generalizando.
        O que a direita pensa sobre a esquerda , que são gente ruim, corrupto, nefasto, malvado, perverso…
        Não sei se isso não é premeditado para desunir o povo.
        Mas vamos adiante.

        • eduguim

          você usa nome de mulher e é homem. Se isso não é fake, não sei o que é fake

          • Oscar Müller

            Edu, a pessoa decerto tem dúvidas…

            Ainda não se achou no escuro do armário, ou se perdeu entre suas múltiplas personalidades. Diria minha marida psicóloga: “não liga que é esquiso”.

          • oneide teixeira

            Meu nome vem de um cantor gaúcho , Honeyde Bertussi.
            https://www.youtube.com/watch?v=NeR4w1CXfc4
            E como o Andrea Matarazzo.

        • Portantiolo

          E aí meu, com certeza eu já bloqueei você várias vezes lá no Disquis, quantos perfis fakes você administra?
          Diz pra gente.

          • oneide teixeira

            Eu só tenho este perfil, e só escrevo no blog da cidadania nada mais.
            Eu não tenho como provar , como se fosse relevante para vocês.

        • Leo F.

          Oneide, qual seria o problema em se cadastrar com seu nome, no novo sistema de comentários?

          O autor tem de se utilizar desse artifício que a maioria dos Blogs adota, pois, a situação que se tem sem uma moderação mais automatizada, é insustentável. O mundo da internet, em espacial, de espaços de discussão política é recheado de desbocados e agressores em potencial, que se escondem sob anonimato. Muitos nem se escondem e se expõem em toda sua arrogância.

          Mas, enfim, tem como serem acionados.

          No seu caso, é o que havia comentado há algum tempo atrás contigo: Coloca suas opiniões de forma a bater de frente, numa espécie de pregação, com as convicções do autor do Blog. Acho que todo debate e confrontação de ideias é saudável, até o ponto em que os dois lados se ponderam.

          Mas, tentar mudar a cabeça do outro, especialmente com posições mais afrontadoras do que reflexivas, é tentar dar murro em ponta de faca.

          Por mais cheio de “razão” que você sinta estar, não vai alterar a visão de mundo do blogueiro, e nem ele vai alterar a sua.

          Tanto que cheguei a comentar que, se colocando em nossa posição, imagine um de nós num site como o Antagonista rebatendo cada post diário que o autor de lá faça, numa espécie de cruzada iedológica. Não só, nós como “esquerdistas” não vamos conseguir qualquer mudança de pensamento, como estaremos pedindo para sermos bloqueados de comentários futuros na página.

          Vira masoquismo, querer continuar ali.

  • Christiano Almeida

    A troca de idéias, a “disputa” de pontos de vista, o debate saudável, o confronto de teses, pensamentos e achismos é, sem sombra de dúvidas o que nos move, seja no dia a dia, no trabalho, na academia, no partido político, e quiçá, alcancemos um grau civilizatório para isto. Mas – este mas é nos põe para baixo – estamos longe disto. Em face de uma turba – e o que é pior – nada disso praticam, escondem-se no anonimato que é a luz que o conduz e, só resta, infelizmente, bani-los, aleijá-los, eliminá-los do convívio, nem que seja em um blog, por sinal, altamente comprometido com a verdade, com o respeito ao contraditório, enfim, alguém que pratica jornalismo como poucos neste País. Em frente, Senhor Eduardo. Tamo juntos!

    • eduguim

      Valeu, Christiano

  • Salvador Ferreira

    Acho que o Cidadania merecia essa liberdade, livrando-se dessa cambada de fascistas.
    Parabéns pelo acerto que faz tempo eu e o Wilsoleaks cobrávamos. (Onde anda o Wilson, grande companheiro , até onde sei?).
    Lembras Eduardo, das nossas cobranças, da “lixeira”?.
    Nós, seus companheiros somos gratos pela faxina.

    • eduguim

      Salvador, o Wilson some e aparece. Mas nunca me conformo quando vejo pessoas que comentaram aqui por anos sumirem, mas parte dos leitores é rotativa. E há os que não abandonam o Blog nunca, como você

      • Levi Santos

        Eu dificilmente comento no blog, mas creio que há muitos anos compareço aqui diariamente. Até para acessar os outros blogs de esquerda, á daqui que eu vou. E por falar nisso, sinto a falta de visitar via Blog da Cicadania o site do PHA qua não estámais na lista.

        • eduguim

          Foi um esquecimento. Vou colocar. Abs Levi

  • Amilcar Lopes de Almeida

    Perfeito, Eduardo…
    vamos ver se os fascistas mal-educados e estúpidos são corajosos o suficiente.
    Depois que bloqueei todos os fascistas-bolsonaristas de meu perfil do meu facebook, passei a ter muito mais tempo para mim e para o que eu penso.

    • eduguim

      Eles só atacam mascarados

  • Ruy Acquaviva

    Melhoria mais do que necessária e bem vinda. Há anos eu alerto em relação ao prejuízo que a trollagem provoca no blog. A redução do número de comentários é resuldado dirato da ação da trollagem. Eu mesmo não me animo a ficar retrucando trollagens, até porque por mais argumentos que tenhamos o resultado é nulo, já que a trollagem não quer debater, mas sim envenenar o canal para impedir o debate.
    O legal de debater um assunto em um blog é colocar nossa opiniões e receber respostas pertinentes. Quando a sessão de comentários está cheia de trollagens invariavelmente descamba para o bate-boca sem conteúdo. Acho que as melhorias anunciadas podem aumentar muito a participação dos leitores em forma de comentários.

    • eduguim

      Sim, você foi um dos grandes influenciadores, Ruy

    • Emilio Konrath

      Já está funcionando, até este ponto não apareceram.

      • eduguim

        Aquilo lixo tóxico vai sumir, virão os coxinhas, mas esses são pessoas de verdade e pensam duas vezes antes de postar aquelas barbaridades

  • Marcos

    Vejo em seu espírito de guerreiro e força do pensamento, voltado para o desejo do direito, do correto e da felicidade do cidadão, triunfar. Muito bem!

    • eduguim

      Valeu, Marcos

  • Silvio Fontana

    Perfeito. Mas não basta apenas bloquear. Os piores comentários, os mais carregadamente fascistas, você poderia transformar em artigo e apresentar o perfil do autor. Igual faz o Jean Willis.

    • eduguim

      sim, mas eles vão sumir daqui, Silvio. Eles não se identificam. Quando são pegos se borram. Viu o agressor da Patrícia Pillar?

  • Parabéns Edu, valeu o seu trabalho, continue nessa linha , de sempre esclarecer os fatos. OBRIGADO!

    • eduguim

      valeu, Wilson

  • José Carlos

    Excelente,Edu.Assim,eliminando os fascistas,podemos até ter divergências e debates com liberais democratas,anti-fascistas,oq enriquece.E fundamental eliminar os ataques abjetos a vc,e principalmente a Victória.Algumas coisas escritas ou que vc depois revelava eram dignas das piores e mais asquerosas pessoas.

    • eduguim

      é isso aí, josé carlos

  • Joel Araújo

    Muito bom! Que vazem todos os nazi-fascistas!

    • eduguim

      Ou virem gente e comentem com civilidade

  • Portantiolo

    Eu já ultrapassei o limite de trolls que podem ser bloqueados no Disquis, agora quando quero bloquear um infeliz, tenho que acessar a página, desbloquear alguma conta que os trolls não usem mais.

    • eduguim

      Ainda tenho muito chão pra chegar nisso. Mas vou usar um desses pra dar exemplo

  • Paulo Leite

    Maravilha Edu!! Tomara que reduza o número desses psicopatas nos comentários.

    • eduguim

      Vai sumir tudo

  • Jaime Rodrigues

    Muito bom Edu! Apoiado! Sou seu leitor desde 2005, quando era hospedado no UOL. Acredito no meu país!

    • eduguim

      Grande abraço

  • Nora Cúneo

    Parabéns Edu! Muito bom!

    • eduguim

      Grato, Nora

  • Testando.

  • Valeu, Edu
    Seu esforço será recompensado e nós, seus leitores agradecemos.
    Conte comigo prá qualquer batalha pela Democracia.
    Abraços.

    • eduguim

      valeu, Paulo

  • Alfredo Tsukumo

    Edu, apoiado.
    Agora, quero levantar outro assunto. Você reparou que a Folha está, descaradamente promovendo o Bolsonaro? Só nos últimos 3 dias: “feministas” apoiando-o, Amoedo falando dele e Revista Exclusive e hoje,”amigo gringo”. Todos os dias, matéria, se não favorável, neutra.
    Valia tratar do assunto

    • eduguim

      ah, se for ele ou Lula com certeza a Folha vai ficar do lado dele

  • Emília Machado

    Apoio você sempre, Eduardo!

    • eduguim

      Grato Emília

  • Douglas Otaviani Tôrred

    Blza Edu,uma coisa é voce ter uma discussão com alguem de opinião diferente da tua,mas sem apelações.Comentar e ter trolls so tentando te tirar do serio ou intimidar é desanimador porque não adianta o replique.

    • eduguim

      Bom, Douglas, agora vão ter que dar pistas de quem são para poder despejar seu lixo aqui

  • Luis C. Perez

    Valeu Edu, muita força e parabéns por mais um passo nessa tua luta, representando grande parte do povo brasileiro..

    • eduguim

      Valeu luiz

  • Atineli

    Parabéns Edu por mais esse avanço nesse blog maravilhoso, ético, simpático, inteligente, informativo e íntegro. Você representa exemplarmente o nome do blog: Cidadania na veia ! Você é uma pessoa rara, um exemplo de dignidade e de respeito pelo outro. Fico feliz por você e por todos os sortudos leitores e leitoras desse blog.

    • eduguim

      Grato atinelli

  • Naylson Brasil

    Edu!
    Agora pra mim vai ser mais pratico e seguro.
    Pq?
    Só vai ter que ativar o disco uma vez;
    Pelo o seguinte:
    Vai ficar gravado o seu cadastro.
    E se vc tem celular Android;
    Vc já tem gmail;
    Automaticamente já tem G-MAIS.
    Só entrar pelo G/MAIS.

    • eduguim

      abs

  • Claudio Pereira de Souza

    Muito Bom, mesmo, os fascistas correrão deste BLOG, porém tem um inconveniente, a nossa ILIBADA Policia Federal, e o “Isento Moro”, na ânsia de justissa (com dois “ss” mesmo), terá uma ferramenta e tanto para perseguir os que lutam para terem uma nação que respeite e seja respeitada.

    • eduguim

      Não tem nada a ver, Claudio. O Disqus é privado tanto quanto seu email

  • Espantar os provocadores permite realizar uma discussão saudável e mais produtiva. Mas esse pessoal é insistente e não desiste fácil, afinal seu objetivo fixo é desagregar o ambiente democrático.

    • eduguim

      Mas se tiverem que se identificar vão fugir como ratos

  • GISELA COELHO NASCIMENTO

    Muito bom. A técnica desses fascistas é entulhar de m… os sites e não deixar mais ninguém dar opinião.

    • eduguim

      grato, Gisela

  • João Ferreira Bastos

    Parabens Edu, vamos em frente que 18 é Lula de novo

    Saúde para todos na familia

    • eduguim

      grato, joão

  • Malú

    Eduardo, apareceu no meu celular esse tal de Disqus, não sabia o que era entrei e havia comentários e tinha um comentário “meu” que nunca fiz, nunca disse aquelas coisas e estava com minha foto do Facebook e o pior é que tinha um sujeito me xingando. Fiquei irada. Tentei saber o que era esse tal de Disqus, só consegui saber que é uma plataforma a serviço de empresas, enviei uma mensagem reclamando, mas não obtive resposta, não voltei mais lá, mas fiquei indignada com esse tal de Disqus.

    • eduguim

      Todo mundo conhece. Não sei do que você está falando. Isso é impossível.

  • Belmiro Machado Filho

    As arestas têm que ser aparadas e a escória enviada ao seu devido lugar, o lixo. É inadmissível que um trabalho feito com abnegação, seriedade e profissionalismo seja maculado por pequenas hordas de fanáticos, agressivos e imbecilizados. A implantação do sistema Disqus está correta e nos poupa dessa convivência indesejável. Aprovado.

  • Muito bom Eduardo. Assim as pessoas com ideais progressistas serão poupados do fascismo, ignorância e analfabetismo político. Abraço.

  • Maurício Santos

    Medida tão esperada só pode ser comemorada.Porem Edu, tenho identificado em outros blogs,que usam o Disque , a frequência ainda indesejável de muitos comentaristas de extrema direita.

    • eduguim

      Que vão vir, vão. Mas poderão ser identificados. Então se não se comportarem, processo neles. Quero até que venham porque precisamos pegar um e processar bonito pra servir de exemplo

  • Marco Aurelio L. Costa

    Bacana Eduardo, agora quero ver os calhordas vomitarem merdas no seus comentários.

    • eduguim

      Vão sumir como ratos

  • Rogerio Maestri

    Já sou cadastrado no disk

    • eduguim

      ótimo

  • Elza

    Excelente iniciativa Edu, deixei de ler os comentários postados no Brasil 247, porque deixam passar qualquer coisa, e tem gente paga para ficar 24 h por dia trolando!

    • eduguim

      não tenha dúvida, Elza

  • Aroldo Bernhardt

    Ótimo. Parabéns

    • eduguim

      valeu

  • Paulina Christov

    Parabéns Edu, e à equipe do blog, realmente não vale a pena perder tempo com pessoas que não conseguem manter um debate ético, discordar é uma coisa, baixaria é outra.

    • eduguim

      abração

  • Sidney

    Em resumo : o ideal é acessar o site e elogiar o Lula e o Eduardo. Críticas a estes dois serão automaticamente taxadas de “facistas”i
    O blog passa a ser um club do lulinha, aliás clube do bolinha. Você pode acessar e emitir opiniões favoráveis ao PT.
    Algumas críticas negativas serão publicadas pelo Eduardo, com as devidas ofensas (fascistas, energúmenos,etc), para deleite da irmandade dos burros amestrados.
    Continuarei lendo seu Site, Eduardo, pois acho que é um dos mais divertidos do Brasil.

    Abraços

    • eduguim

      Vejam esse energúmeno. Isso é debate? É isso que ele quer “debate”? Insultos a mim, a os leitores que concordam comigo?

  • Roberto

    O sistema Disqus é excelente! Dos sistemas que conheço, é o melhor.
    A vantagem é que ele gera um debate, com réplicas, tréplicas etc. As agressões podem ser retiradas facilmente. Agressores podem, inclusive, ser banidos.

    • eduguim

      é isso, roberto

  • Marcos Feijó de Almeida

    Espero que a medida seja eficaz, pois para haver diálogo é necessário respeito. Perfis fake desrespeitosos turvam qualquer área de comentários de blogs.

    • eduguim

      seguramente

  • Levi Santos

    O DCM consegue há muito tempo bloquear fascistas usando exatamente o Disqus. Òtima iniciativa.

    • eduguim

      valeu

  • paul moura

    Ahh, Edu que pena.
    Sempre digo a eles que não é por conta de seu anonimato que isso não expõe sua indigência intelectual e sua total ignorância.
    Mas veja, eles são pagos e continuaram fazendo praticamente o mesmo, evitando somente se expor criminalmente.

    • eduguim

      Foi um erro meu ter permitido que essa gente comentasse aqui, mas quis ser democrático. Enfim, agora vai acabar. Eles são muito covardes. Vão fugir como ratos

  • Maria Aparecida

    Adorei a mudança, Edu, nada melhor que o Disqus, não é só mais seguro como também prático, se o seu comentário recebe uma resposta você é avisado por e-mail!

    Quanto aos fascistinhas…sem comentários! O que se pode dizer sobre “pessoas”, que agridem deliberadamente…vários boletins de ocorrências, 9 processos investigatórios…bem temos que combater com todas as armas!

    Tenho grandes suspeitas de que muitos destes fascistinhas são pagos para invadir a blogsfera de esquerda para incomodar e intimidar!

    Não vamos desistir, força Edu, não estamos sózinhos, temos o Senhor Deus, que vê tudo, do nosso lado, temos a nós mesmos, a união é muito importante!

    Parabéns, Edu, por mais essa inovação!!!

    • eduguim

      Grato, Maria Aparecida

  • Roseli Carvalho

    Parabéns, Eduardo, por essa iniciativa!
    Confesso que fiquei um tempo de fora por causa daqueles comentários de gente sem noção.
    Admiro sua luta e sua coragem. Vamos em frente, companheiro! A luta tem sido árdua! E vai piorar, na minha opinião…

    • eduguim

      nem fale

  • Perfeito. É aquele velho paradoxo: para mantermos a sociedade tolerante, não podemos tolerar o intolerante.

  • Avelino

    Caro Eduardo
    Finalmente, finalmente, finalmente.
    De longa data, eu e muitos daqui, víamos a necessidade de um bloqueio desses seres asquerosos.
    Já sou registrado no Disqus, assim como muitos daqui também o são.
    Ser democrata não é aceitar tudo. Fascistas não tem que ter vez.
    Saudações

    • eduguim

      Pelo visto essa era uma demanda reprimida

  • patrick nunes pereira

    Gostaria de ler um artigo do autor sobre a pré-candidatura da Manuela…. Parece que os caciques do PCd B estão com Lula e base não quer ir de rebarba do Lula mais.

  • Martinho Nunes da Costa

    Parabéns, Edu. Uma providência oportuna e sensata, essa de livrar o seu blog dos apátridas. Você já reúne um excelente grupo de brasileiros patriotas, esclarecidos, que precisam de um ambiente de discussão onde prevaleça sempre o foco no interesse nacional, incluído aí o povo brasileiro.

    • eduguim

      É isso aí, Martinho

  • Tem muito fascista que nao tem medo de qualquer sistema de comentários, ate se cadastram no Disqus e seguem vociferando por ai. No 247 eu as vezes faço algum comentário e o que aparece de imbecibilidades em minha caixa de email e algo espantoso. Infelizmente pessoas aprendem a escrever mas simplesmente não aprendem a pensar.

    • eduguim

      Wagner, é o seguinte: o que me interessa é poder identificá-los. Vou comecar a processar a torto e a direito. Viu a Patricia Pillar? O fascista se borrou de medo. Temos que mostrar a essa gente que não pode nos intimidar

  • GILMAR

    Muito bom Edu parabéns mais uma vez

    • eduguim

      Valeu, Gilmar

  • Irion

    Eu apóio algum tipo de controle para impedir os trolls de esculhambar o espaço. Só não conheço esse sistema DISQUS, e não confiou muito nesses sistemas, pois não sei quem os controla. Se for um sistema de controle e vigilância ianque, então prefiro deixar de participar.

    • eduguim

      Nada disso, Irion. É apenas um sistema para orgznizarbos comentarios e evitar perfis falsos usados para agredir e caluniar a salvo da lei

      • Irion

        Pesquisei, Edu, e descobri que é uma empresa com 61 funcionários e milhões de usuários, e tem SEDE EM SAN FRANCISCO (EUA). Logo, como sou sistematicamente contra levar água para o moinho imperial ianque (nossos algozes), sindo muito, mas sou forçado a deixar de comentar e/ou participar neste blog heróico. Abraço, valeu a intenção!

        • eduguim

          ai meu Deus. E você acha que o Word Press é o que? E a internet, é o que? Regida por Cuba? Faça-me o favor

          • pedro dias

            Irion, sugiro então que você não consuma NADA que é feito (ou gerido por) empresas com sede nos EUA. Você teria que virar um “ermitão”, um “homem das cavernas”… ou no mínimo um hippie…

          • Irion

            Edu, na prática você (em quem confio) estará transferindo o poder de censurar conteúdos de comentários (através de diversos artifícios) para essa tal de DISQUS. Não confio neles, que os comentários que considerarem “sensíveis” sejam publicados em problemas. Aliás, pelo nome da empresa, deve ser mais uma do Soros. Abra o olho, estamos abrindo mão na nossa liberdade (de comentar livremente) e entregando aos ianques! Abç!

          • eduguim

            creia-me, é uma bobagem. Se fosse você pararia com isso. Está se expondo ao ridículo

        • Oscar Müller

          Irion,

          que bobagem! Acaso você pesquisa quem desenvolveu todos os programas usados nas páginas que visita? Mais, usa Windows? Anda de Ford? Não tem nada a ver!

          • Irion

            Ok,ok, não precisam crucificar. Fato é que boicoto tudo que posso, dos ianques, sabendo que nenhum boicote será total, sempre parcial. Mas não facilito as coisas concentrando todas as informações (p.e.: comentários) em um sistema só, deles. Isso facilita o serviço deles, facilita a ditadura mundial. A propósito, é opção MINHA, meu estilo de vida. Somente deixo de participar, quem quiser, que participe. Afinal, deve existir um sistema mais inteligente de controle de comentários (excluindo os fascistas), sem ter que passar pelo “crivo” dos ianques. Afinal, não adianta nos livrarmos da ditadura da Globo e cairmos ou permanecermos na ditadura dos facebooks da vida e outras porcarias ianques.

        • Irion

          Edu, não tenha medo do ridículo, tenha medo dos ianques! (não faça que nem a Dilma, que “deu mole” para eles). Edu, vc é uma espécie de herói para mim e para tanta gente, não confie neste pessoal, nos momentos críticos, quando mais precisarmos deles, eles vão VETAR os comentários pertinentes e nos deixar na mão. Vc quer bloquear os fascistas e vai entregar o controle dos comentários a quem controla os fascistas?! Alguma coisa parece errada! Abç

          • eduguim

            Repito, Companheiro, isso é bobagem. São só opiniões sobre política. Falo isso pro seu bem. Aceite um bom conselho

          • Estevão Rodrigues

            Irion, faça assim então: pesquise você um sistema assim (e livre dos “ianques”) e apresente para o Edu, ok? No mais, obrigado pela participação e tchau…

          • Irion

            O Soros patrocina e treina legiões de fascistas para bagunçar os blogs de esquerda, então, para resolver, o comentarista é obrigado a se cadastrar previamente em um sistema que é patrocinado pelo….Soros! Genial a solução! Parabéns, Estêvão, muito inteligente! Sugiro um sistema de domínio russo, se houver.

          • eduguim

            Não vou desistir de pedir pro amigo parar com essa bobagem.Estou falando como amigo mesmo. Aceite meu conselho

          • Oscar Müller

            Irion,
            o disqus justamente expõe o que você chama de “legião”, que por sinal, não tem nada de grande, são uns poucos canalhas pagos, usando um montão de perfis falsos! Com o sistema novo eles não tem como se esconder, e fica muito mais fácil para os demais leitores indentificá-los! Passe o mouse sobre as setinhas de avaliação dos comentários e veja. Não há como o programa alterar nada, pois é completamente transparente.

  • Celso Mello

    Boa Edu !

    • eduguim

      Valeu, Celso

    • Estevão Rodrigues

      Irion, dá na mesma: um sistema russo poderia bloquear todos os comentários de direita (mesmo os com argumentos)… entende aonde quero chegar? Não tem jeito: TODO o sistema tem alguma “parcialidade”… e sinceramente: não conheço NENHUM sistema russo, pelo menos não um confiável do ponto de vista técnico… você conhece? Faça-me o favor: até outros blogs e sites de esquerda usam esse sistema…

  • O JUIZ

    Prezado Amigo,
    Entendo que o cadastramento é um tanto complicado.
    Depois de feito, se torna prático.
    Mas creio que sua iniciativa preserva a própria democracia deste Blog.
    Infelizmente, como você mesmo já declarou na matéria, os fascistas saíram do armário e são milhares.
    Acéfalos ignorantes políticos, que muitas vezes são pagos para disseminar ódio, discriminação e até ameaças físicas, mostrando que não passam de robôs da elite mais corrupta do planeta.
    Parabéns pela iniciativa e vamos em frente.

    • eduguim

      Grato…

  • Atlas

    Parabéns, Edu. Apoio a iniciativa!

    • eduguim

      Valeu, Atlas

  • Ricardo Jurczyk Pinheiro

    O sistema do Disqus é um dos mais que eu já vi, senão o melhor. Parabéns, Eduardo.

    E eu n sei pq, lembrei de uma passagem em um desenho animado japonês, Porco Rosso. Nele, o herói é um ex-piloto da Força Aérea Italiana que foi amaldiçoado por uma bruxa e ficou com cara de porco. Ele saiu da Força Aérea por causa da ascensão de Mussolini ao poder. Questionado por um antigo colega de farda, ele responde numa discussão:

    Melhor ser um porco do que um fascista.

    Amém!

    • eduguim

      Grande história, Ricardo

  • Silvio Spinella

    Edu,
    Pleno apoio e solidariedade!
    Aproveito para dar os PARABÉNS também ao canal do Blog da Cidadania no YouTube, uma ascensão de assinantes em curto tempo, uma derivada positiva bem marcante. Tudo de bom para mais esta sua iniciativa, Edu!

    • eduguim

      Muito obrigado pelo apoio, Silvio

  • Jose Carlos lima
  • Namir Martins

    Acho o seu Blog otimo e informativo. Leio todo dia daqui da Alemanha. Será um alivio não ler mais comentarios facistas. Parabéns pelo excelente trabalho!

    • eduguim

      Grato, Namir

  • Estevão Rodrigues

    Muito bom! Eduardo, com esse sistema aquele velho problema de vermos os dados pessoais e os comentários de outras pessoas (antes de você liberar da moderação) vai desaparecer também?

    • Oscar Müller

      Já desapareceu!

  • Nahum Pereira

    Apoiadíssimo, caro Eduardo. O Disqus é utilizado por outros sites e blogs progressistas. Inclusive cada leitor pode bloquear aqueles que achar indesejáveis. Num ambiente limpo fica mais fácil discutir ideias sem perder tempo com idiotas.

    • eduguim

      Valeu, Nahum

  • Eva

    Caro Edu, tenho dúvida quanto à senha:
    Tenho que cadastrar uma senha nova, ou, usar a senha do email?

    • eduguim

      Pode cadastrar uma nova, Eva

  • Sávio Valença

    Excelente! Espero que minimize a trollagem dos nazis. Essa turma só quer tumultuar e intimidar.

  • Romanelli

    …e por se falar em País dos canalhas..

    um caso pra pensar

    Hoje é um dia em que todos deveríamos nos envergonhar ..um dia que exalta o racismo ..que inventa diferenças ..que separa crenças ..um dia só da consciência negra ..um dia que facilmente poderia ser substituído pelo dia consciência humana ..dia da origem dos povos ..ou da igualdade e fraternidade, da cidadania, da diversidade ..fico imaginando se malucos resolverem se criar o dia da consciência branca, como será ?!

    um caso pra repudiar

    Um tal de L.Felipe PONDÉ, escritor da Rolha de SP, hoje me acordou perguntando em sua coluna do “porque é injusto linchar ladrões, mas é progressista linchar Waack ?” ..será que eu preciso explicar ? ..será que se eu lhe disser que não se trata de ideologia ou de facção política ..que o crime de latrocínio é indistinto, que se explica pela materialidade envolvida e que o de racismo não carrega em si qualquer traço de lógica ou de racionalidade e de dignidade humana ? ..será que se eu lhe disser que se o racismo vier de “formador de opinião e comunicador” ele se torna muito mais nocivo do que se vier por qq anônimo ? ..não !! parece que pra esta besta fera qq coisa que eu diga não fará a mínima diferença, pois sua mente já parece de há muito estar carcomida por preconceitos e idéias fixas

    um caso pra VOMITAR, o caso da família GANDRA MARTINS

    O pai, inimigo da CPMF, o melhor de todos os impostos que já inventamos, diz a todos que por morar no BRASIL ele se sente preterido em direitos frente aos recentes progressos obtidos por algumas minorias mantidas por séculos excluídas (em que pese que alguns benefícios, ao meu juízo, mereceriam ser aperfeiçoados) ..sinceramente, ao tomar conhecimento do seu pensamento chego a conclusão de que o que ele lamenta não é a “perda de direitos”, mas sim das vantagens e inúmeros privilégios que seu grupo sempre teve frente aos demais..

    ..e como que querendo enlamear de vez o nome da família , isso a ponto de o transformar em sinônimo de intolerância, mesquinhes e de vilania ..o filho de Gandra Martins, desembargador do TST, invertendo o alvo da pena, prega aos sete ventos que ofensa dada por bacana a bacana, deve ter maior valor do que se da mesma ofensa dada a humilde ..demonstrando aqui que o mal_gistrado anda mesmo confundindo as bolas ..ou como diria sua amiga Cantanhede, vai ver é coisa de “dna” mesmo, coisa de gente cheirosa

  • Romanelli

    sobre o cadastramento
    .
    espero que obtenha sucesso no seu intento ..o de banir “fakes” e robôs

    • eduguim

      não tem como dar errado, Roma… Eles são covardes, ratazanas assustadas que se borram de medo da luz

  • É isso aí, Eduardo.
    Super abraço!

    • eduguim

      valeu, Alvaro

  • Adilson S Lima

    Acredito que comentários críticos deverão ser aceitos pelo Blog, pois o confronto de idéias é salutar para a democracia. O que deve ser proibido são os conteúdos desprovidos de idéias e que visam atingir a honra de quem quer que seja. Parabéns Eduardo!

    • eduguim

      grato, adilson

  • Juliano Santos

    Caramba, Edu, mais uma senha para decorar! Rsss. Sem problema, é só salvar a senha. Ou bolar uma fácil tipo morozéruela

  • Jonas Bouth

    Parabéns pela iniciativa! O blog já esta começando a ficar mais arejado! kkkkk
    ja sou cadastrado no DISQUS. O BRASIL247 utiliza essa ferramenta, mas não faz moderação. Os coxinhas deitam e rolam nos comentários lá.

    • eduguim

      Audiência e número de comentários não compensam ter lixo puro no site da gente

  • FLVP

    Li tudo, assisti ao vídeo explicativo e concordo com tudo. Aliás esta evolução tecnológica de seu maravilhoso blog evitará muito seus desgostos e dispêndios emocionais desnecessários em tolerar estas pessoas. Chega! Eles não compreendem estas realidades, além de problemas psicológicos sérios. Sua saúde agradece.

    • eduguim

      valeu,

  • eduguim

    isso você inventou na sua cabecinha

    • João Paulo Ferreira de Assis

      Eduardo, esse Nahum Pereira que comentou às 11:12 será o mesmo que comentou às 7:05? Observe a diferença dos comentários. Confira se o IP é o mesmo.

      • eduguim

        já apaguei

  • Eliseu Leão

    Eduguim,
    o mussolini de Maricà sequestrou seus computadores e fez backup de tudo. A turma dele pode continuar sacaneando o blog e conhece o endereço de todos os seus leitores…

  • Sávio Valença

    Condenado SEM PROVAS por um juizeco TUCANO, por sinal. E o pior, com total desprezo as PROVAS CONCRETAS DE INOCÊNCIA apresentadas pela defesa.

  • David

    É isso aí.
    Os energúmenos já tem espaço suficiente para destilar suas sandices e burrices em outros veículos.
    Aqui é um espaço para pessoas civilizadas, independente de ideologias.
    Vamos em frente
    Um abraço

    • eduguim

      Outro

  • enganado

    Tô contigo e não abro!!!

    • eduguim

      Grato

  • Anônimo

    Edu, esta faltando o link para o video.

  • Jurandir Lucas de Oliveira

    Acompanho seu trabalho, e agradeço por sua luta. Lula 2018!

    • eduguim

      Valeu jurandir

  • Elder

    Excelente iniciativa! Jean Willys passou a denunciá-los publicamente e, inclusive, aos seus empregadores, além das autoridades competentes, em caso de crimes. Acho que o blog também deveria adotar essa política. Não deve haver condescendência com protótipos de facistas. Essas singelas medidas afugentarão os covardes que posam de valentões na internet. Quem sabe assim, alguns resolvem fazer terapia em lugar apropriado, ao invés de destilar seu ódio, via de regra decorrentes das mais variadas frustrações, em caixas de comentários.

  • Adilton Jorge Ferreira Cruz

    Caro Edu,
    achei ótima essa mudança!
    Eu sempre lia alguns comentários antes de postar o meu para não cair em redundância, mas, ultimamente, não o tenho feito, porque acho muito chato ter que ler, mesmo sem querer, as sandices postadas por comentaristas de aluguel, sem um mínimo de argumento razoável. Assim, passei a postar menos, embora tenha lido todos os seus posts.
    Acho que vai melhorar bastante o blog esse controle.
    Parabéns!
    Grande abraço.

    • eduguim

      Abração

  • Oscar Müller

    Êeeeba!

    O blog vai ficar muito mais agradável e educado! Nada mais, nada menos, do que seria o normal a se esperar. Prejuízo zero, apenas comentários com baixarias, e agressões, tão tipicamente fascistas quanto a covardia.
    Sem trolls e robôs, o diálogo com a coxinhada pode acontecer educadamente, e até ser proveitoso!

  • Mauro

    Desculpe amigo mas pelo que entendi é só vc se cadastrar no discus e poderá opinar (e arcar com suas palavras) democraticamente, só que identificado, vamos lá coragem amigo. Parabéns Eduardo, antes tarde do que nunca.

    • eduguim

      valeu

  • Jaqueline Verdam

    Faz uns dois anos que eu desisti de debater nos dites e tópicos de esquerda que são os que eu frequento justamente porque cansei de me desgastar e comecei a perceber que há uma turma contrária que não quer o diálogo, quer apenas ofender.

    É bem interessante observar que essa gente não dialoga nem com os seus; e talvez por isso optem por ficar tumultuado nas páginas das quais divergem.

    • eduguim

      Pois é, jaqueline, mas deixar essa gente à vontade não dá. Estão destruindo o país

  • SergioF

    Muito bom Eduardo
    Precisamos de ambientes mais seguros e com colaboração de opiniões diversas. Assim podemos crescer. Chega de assistir tanta manifestação de ódio, pois acaba contaminando e tornando a ambiente insuportável.

    • eduguim

      valeu, Sergio

  • Valdir-Ba

    Prezado Eduardo:
    “Nahum Pereira disse:
    20 de novembro de 2017 às 11:12
    Ser fascista é não concordar com a esquerda??? Quer dizer que se eu não bajular o condenado, serei taxado de fascista e bloqueado?? Eita democracia…
    Espero que possa ajudar você a identificar o que é ser fascista:
    “É uma forma especial de executivo forte e de ditadura aberta, caracterizada pela destruição completa de todas as organizações da classe operária- mesmo as mais moderadas, e, sem, dúvida, da própria social democracia. O fascismo tenta impedir fisicamente toda a forma de auto-defesa da parte dos trabalhadores organizados, atomizando completamente estes últimos.
    O fascismo é a forma mais moderna da sociedade capitalista do monopólio” No fascismo busca-se transformar racicalmente as condições de produção e de extração da mais-valia em favor da grande burguesia, eliminando toda a resistência da classe organizada por parte do proletariado. A crise estrutural é assim temporariamente resolvida até a próxima explosão “
    Essas mudanças radicais e apressadas que estamos vivendo no Brasil de hoje enquadram-se ou não no que foi dito acima . Se você concordar, fico satisfeito, pois, você está começando a entender o fascismo. Caso contrário, não se preocupe, pois, a vida continua e o sofrimento da classe trabalhadora também . Veja como está se comportando uma parte da dita sociedade que na sua sanha contra as reformas produzidas pelo PT para beneficiar a classe trabalhadora e os excluídos fez com que o país mergulhasse numa escuridão de valores e princípios e perseguições a pretos, intelectuais, homossexuais e outros elementos notadamente da minoria , mas que contribuem com o seu trabalho para o crescimento e desenvolvimento da sociedade.

  • Armando S Marangoni

    Eduardo guerreiro, você é um dos imprescindíveis.

    • eduguim

      grato, Armando

  • Antonio Carlos

    Boa, Edu!!!
    É fundamental separarmos quem quer discutir civilizadamente dos que só querem agredir e ofender.
    Para estes, a serviço de partidos, grupos e facções golpistas, só interessa causar confusão e desestimular o papo saudável. XÔ, GOLPISTAS!

    • eduguim

      Grato, Antonio

  • Prezado Eduardo:
    “Prezado Eduardo:
    “Nahum Pereira disse:
    20 de novembro de 2017 às 11:12
    Ser fascista é não concordar com a esquerda??? Quer dizer que se eu não bajular o condenado, serei taxado de fascista e bloqueado?? Eita democracia…
    Espero que possa ajudar você a identificar o que é ser fascista:
    “É uma forma especial de executivo forte e de ditadura aberta, caracterizada pela destruição completa de todas as organizações da classe operária- mesmo as mais moderadas, e, sem, dúvida, da própria social democracia. O fascismo tenta impedir fisicamente toda a forma de auto-defesa da parte dos trabalhadores organizados, atomizando completamente estes últimos.
    O fascismo é a forma mais moderna da sociedade capitalista do monopólio” No fascismo busca-se transformar racicalmente as condições de produção e de extração da mais-valia em favor da grande burguesia, eliminando toda a resistência da classe organizada por parte do proletariado. A crise estrutural é assim temporariamente resolvida até a próxima explosão “
    Essas mudanças radicais e apressadas que estamos vivendo no Brasil de hoje enquadram-se ou não no que foi dito acima .? Se você concordar, fico satisfeito, pois, você está começando a entender o fascismo. Caso contrário, não se preocupe, pois, a vida continua e o sofrimento da classe trabalhadora também . Veja como está se comportando uma parte da dita sociedade que na sua sanha contra as reformas produzidas pelo PT para beneficiar a classe trabalhadora e os excluídos fez com que o país mergulhasse numa escuridão de valores e princípios e perseguições a pretos, intelectuais, homossexuais e outros elementos notadamente da minoria , mas que contribuem com o seu trabalho para o crescimento e desenvolvimento da sociedade.

  • robertoAP

    Ótima medida ,pois vai identificar os fascistas Jeca Tatu brasileiros, que com sua falta de cultura genética, passam a insultar e escrever palavrões, por completa incapacidade mental e com seus argumentos frenéticos,nervosos , ilógicos e paranoicos, tentando confundir como única tática primária e infantil.
    É muito fácil identificar um coxinha,pois ele não sabe dialogar,escreve errado e tem falta de concentração , não diferencia o bem do mal, não consegue distinguir um ato,lei ou pessoa antipatriota e se fecha na sua concha de ideias fixas.

    • eduguim

      grato, Roberto

  • Silvana Moracchioli

    Nossa, Edu, demorô!! Parabéns pela iniciativa, vai facilitar o verdadeiro debate de idéias.

    Beijos para a família, Vitória em especial.

    • eduguim

      grato, Silvana

  • Jorge Luiz Tripode

    Ótimo, Edu, só desta forma os covardes ficarão onde devem ficar no LIMBO!

    • eduguim

      abs

  • Marat

    Boa, Edu.
    Esses pilantras usam robôs que polemizam com raciocínios simples, pré-digitados, da mesma maneira que agem os idiotas do MBF (Movimento dos Bundas Flácidas), que criam falsas polêmicas e tentam idiotizar ainda mais a população do brazil-colônia.
    Parabéns! Sempre à Luta!!!

    • eduguim

      valeu, Marat

  • Luiz Shigunov

    Parabéns, Eduardo. O novo blog está cada dia melhor! Não tenho dúvidas que com este novo sistema de comentários ficará melhor ainda, enriquecendo o debate.

    • eduguim

      valeu, Luiz

  • Marcos Rizzatti

    Parabéns , Edu, sempre é saudável a renovação e atualização, principalmente quando possamos extirpar dos comentários os fakes (todos nazifascistas) em seu Blog. eu sempre assino e assinarei como meu nome verdadeiro, MARCOS RIZZATTI. Se acontecer de aparecer alguém usando do meu nome SEM AUTORIZAÇÃO, basta me avisar via email Eduardo, pois nem sempre posso estar aqui verificando se alguém usou ou não o meu perfil. abraços e vamos em frente.. bjus na Victória.

    • eduguim

      valeu, Marcos

  • Pedro Accioli

    Perfeita a iniciativa Edu! Está de parabens!!!

    Um abraço!!!

    • eduguim

      valeu, Pedro

  • Eu estranhei também a ausência, na relação de endereços do site, do Conversa Afiada. Eu também geralmente acesso outros sites a partir do Blog da Cidadania

  • Parabéns pela iniciativa Edu. Estamos nessa

    • eduguim

      valeu, Lourival

  • Altamir Gomes Pinheiro

    Gostei disso…

  • Francisco Cavalcante Souto

    Parabéns Edu. Gostei da atitude e da alternativa. Esses fascistas jamais desistirão. Mas vamos continuar lutando pelo Brasil e por nossos objetivos.

    • eduguim

      Valeu

  • Carlos

    Faz tempo que queria ver esses vermes fascistas eliminados.
    Vai ser bom ver essa corja de ratos processada.
    E Edu invista esforço fazendo vídeos no YouTube. Lá tem sido uma plataforma poderosa, e não podemos deixar a direita extrema ganhar espaço. A esquerda precisa ocupar seu lugar em todos os espaços.

    • eduguim

      Facebook já era, está reduzindo o alcance da esquerda e atinge um público de nível intelectual baixo, blogs são só pra gente letrada. Pra atingir a massa é o YouTube.

  • Fernando Aquino

    Boa decisão. Vamos ver se o nível melhora. Parabéns pelo esforço em manter este espaço.

    • eduguim

      valeu, Fernando

  • Roger De Sena

    Perfeito, Edu!
    Parabéns pela atualização!
    Adeus, fantasmas!

    • eduguim

      Abraco

  • Luiz Paulo Martins

    Boa noite Eduardo, sou leitor do blog desde antes da primeira eleição da Dilma, lembro quando descobri o blog foi uma boia no mar de Folha, Globo, veja e etc. Continue em frente valeu

    • eduguim

      grato, Luiz

  • Eduardo Guimarães

    teste

  • Lia Baião Feder

    Ótimo! Assim fica mais difícil para os desorientados.

  • Moisés Soares Biford

    ???

  • Amilcar Campos Bernardi

    A utilização da tecnologia paRafael a identificacão é boa a proteção de todos. Parabenizo!