Blog terá sistema de comentários antifascista

Aviso, Destaque, Todos os posts

Aos poucos o Blog da Cidadania vai fazendo as atualizações necessárias de seus recursos técnicos. Agora, chegou a vez dos comentários.

O ideal mesmo seria uma caixa de comentários simples e que todos pudessem usar sem moderação do site, mas, infelizmente, existem hordas de pessoas com problemas psicológicos sérios que impedem maior liberdade a quem queira se manifestar.

O clima político de guerra que a mídia instaurou no país a partir de 2005 gerou um conflito interminável entre pessoas que professam ideologias políticas antagônicas e essa luta passou a ser travada sem limites nas caixas de comentários dos sites.

A moderação tornou-se imperativa para poupar os leitores sãos – sejam da ideologia que forem – da psicopatia de pessoas que acreditam que insultar pesadamente e até ameaçar quem pensa diferente lhes dará a vitória no debate político.

O Blog da Cidadania foi criado em 2005 e por muitos anos foi campeão de número de comentários em sites. Houve época em que um único post chegava a ter milhares de comentários, cada um de uma pessoa diferente, como neste post de 2012, que bateu o recorde com mais de 5 mil comentários de 5 mil pessoas diferentes.

Mas o golpe mudou as coisas no país e na internet.

Após o golpe de 2016, a técnica fascista de opressão da divergência, da qual os usuários mais famosos foram Hitler e Mussolini, passou a ser usada como não ocorria desde a ditadura militar, quando os adeptos dessa técnica também se sentiam fortes para usá-la.

A técnica fascista de eliminação da divergência consiste em agredir verbal e/ou fisicamente quem discorda do usuário dessa técnica de desestimular a divergência.

Nos sites como este, de natureza política, o público de esquerda começou a ceder ao assédio da direita fascista e a se calar para não passar por constrangimentos, agressões e, inclusive, até por temor de divergir sob um regime instalado no Brasil à força.

Porém, na mesma medida os energúmenos ganharam força e ânimo e passaram a postar preferencialmente nos espaços de ideologia oposta à sua de forma a desgastar os poucos que resistiam. A tática inclui atacar o autor ou os autores do site e os comentaristas com agressões pessoais, desvinculadas do debate político.

Este Blog protege os leitores o máximo que pode, ficando com os ataques mais pesados só para seu autor. E aí existe uma tática fascista completamente insana e que com o autor desta página não funciona, mas que mostra bem a natureza desse tipo de gente.

A tática consiste em fazer agressões pessoalíssimas ao autor desta página de forma sistemática, várias vezes ao dia, atacando familiares (a preferência por atacar a filha doente do blogueiro é eloquente) e ele mesmo de uma forma que beira a comédia por parecer bullying escolar.

Seja como for, há casos mais graves como ameaças à integridade física do autor do Blog, ataques retóricos à sua filha doente e coisas do gênero.

O Blog fez diversos boletins de ocorrência e há, hoje, 9 processos investigatórios determinados à Polícia pelo Ministério Público, mas nenhum anda porque você tem que arcar com perícias e outros procedimentos que inviabilizam a efetivação da Justiça.

No começo do mês, fiz a milionésima visita à delegacia em que fiz todas as queixas e a delegada – que, aliás, é leitora desta página e compartilha suas posições – recomendou-me que, para que se possa fazer Justiça, será necessário ter um sistema de comentários que facilite a investigação dos abusos já citados.

Além de tudo isso, este Blog tem sido alvo de torcidas fascistas organizadas que se revezam no monitoramento do que é publicado neste espaço. Qualquer texto que seja publicado aqui, o primeiro comentário é sempre de um fascista e poucos minutos após a postagem ser feita.

Enfim, após muita pesquisa os técnicos identificaram um sistema de comentários que vem sendo usado por praticamente todos os sites desta natureza, o sistema Disqus.

Nesse sistema, os leitores sérios – sejam de direita ou de esquerda se cadastram usando os mesmos dados de hoje, nome e e-mail, e criam uma senha. Pronto, está feito o cadastro. Só que o e-mail tem que ser verdadeiro, do contrário não funciona.

O comentarista também poderá usar seu perfil no Facebook, no Twitter, no Google, em vez de se cadastrar no Disqus com nome e email. E poderá escolher se quer ver primeiro os comentários mais antigos ou os mais novos.

Os comentários de direita são TODOS postados com e-mails falsos porque os fascistas são intrinsecamente covardes, não querem assumir os ataques que fazem porque fazem ataques criminosos, com ofensas e calúnias criminosas, então infringem a lei à custa do anonimato.

No sistema de comentários do Word Press não é possível identificar os autores dos comentários sem uma dispendiosa e demorada perícia. No sistema novo será fácil identificar comentaristas que infringirem a lei de crimes contra a honra e outros.

Claro que sempre poderão criar perfis falsos nas redes sociais para vir comentar, mas os recentes casos de racismo contra celebridades mostram que não adianta criar perfil falso no Facebook ou em outras redes sociais; a pessoa pode ser identificada facilmente em caso de necessidade.

Como toda mudança gera algumas dificuldades para os menos versados em assuntos tecnológicos, o Blog preparou um vídeo tutorial para explicar claramente como se dará esse novo sistema de comentários que vai acabar com a festa dos fascistas nesta página.

Essa medida vai dar mais segurança aos leitores e ao signatário desta página. O sistema de comentários Disqus será adotado nesta semana que entra, mas só após a maioria dos leitores ter visto este post, assim ninguém será pego de surpresa.

Confira, a seguir, o vídeo explicativo sobre o sistema Disqus de comentários. Em seguida, deixe sua opinião sobre o novo sistema, sugestões ou críticas