Veja o que o golpe fez com o seu país

Análise, Destaque, Todos os posts

 

Um ano e meio após o golpe parlamentar de 2016, o saldo é desolador. Jornalistas sendo perseguidos por grupos fascistas, censura, ataques de fanáticos religiosos à cultura, propostas de abolir lei contra o assassinato de mulheres, trabalho escravo sendo incentivado pelo governo, leis trabalhistas revogadas em prol de abusos de empregadores… Assista comentário em vídeo de Eduardo Guimarães

  • Alex

    Parabéns, pela reportagem.
    Fora golpistas.

    • Jose Carlos lima

      Com Collor e FHC ingressamos no último ciclo de expropriação, sendo desta feita o alvo nosso desenvolvimento tecnológico e soberania e empresas nacionais…em 2004 Moro defendeu a Lava Jato para, com a ajuda da mídia, forçar a desnacionalização do nosso país que agora virou escória do mundo.
      … sobre a desapropriação de nossas riquezas a partir do pau-brasil, em 1530…sendo que a partir dai outros alvos de cobiça internacional foram se sucedendo…
      ….
      Pau Brasil
      Cana de açúcar
      Ouro
      Borracha
      Café

      A última fase: limpando o tacho ou: a expropriação de nosso desenvolvimento tecnológico

      … o Sistema Telebrás do qual fazia parte a Embratel, satélites e centros de tecnologia foi vendido por 14 bi…mas foi presenteada recentemente com menos 108 vi, preço relativo a imóveis que seriam devolvidos a União mas que os assaltantes que nos governam …e a Oi continua em crise…claro, todavia grana sugada do povo brasileiro vai para sua matriz no estrangeiro….
      …já a Vale foi vendida por 3 bi…deu prejuízo ambiental de 20 no..não paga débito de uns 40 bi em impostos…
      …as estrangeiras do petróleo deixarão de pagar 1 tri em impostos

  • Trazibulo Zibinho Meireles

    O Brasil voltou à idade média. Hoje, 48 anos após a morte do guerrilheiro Marighella espera-se que o povo acorde e não tenha como meio de mobilização apenas as redes sociais, que são importantes, mas encher ruas e praças, mostrar a cara para definitivamente derrotaremos os canalhas que usurparam o poder. Estão vendendo o nosso país, a nossa soberania, até Base Americana vão instalar na Amazônia, vender terras para estrangeiros. Daqui a pouco teremos que batalhar para, em dólares, alugar um pedacinho de chão dentro do nosso próprio país.

    • Maria Libia

      Acho que teremos de tirar passaporte, seremos apátridas em nossa própria terra.

  • Salvador Ferreira

    Eduardo.
    Ouvi atentamente sua fala, numa esclarecedora exposição da nossa desgraça.
    “Não é só o homem ou mulher que está vulnerável’, nesse governo de desrespeito à
    nossa soberania. Todos, de zero ano de idade ao ao fim da vida do individuo, passa, nesse maldito, fascista e golpista ”governo” ser escravo de uma nova Casa Grande.
    Pelo que deduzo, o ser humano passa a ser um animal comum nas garras dessas bestas-feras que passam a detentores dos nossos destinos. É de chocar até as moscas.

    • Maria Libia

      Ontem assisti ao filme alemão METRÓPOLIS, onde havia somente duas classes sociais: os ricos e poderosos que moravam em grandes mansões, curtindo a natureza e homens de bens. A outra classe era os trabalhadores, que trabalhavam ao máximo, até o esgotamento, moravam no inferior da cidade, sem nenhuma liberdade e possibilidade de se tornar alguém e com a religião “mitigando” suas dores, tornando-os passivos. Este filme foi feito em 1930, por Fritz Lang e nunca ví tão atual.

  • Salvador Ferreira

    Copiei e reproduzo aqui o que li depois de ouvir sua fala, Eduardo.
    Permita-me o espaço fora do seu texto.
    http://www.tijolaco.com.br/blog/escreva-que-quer-torturar-assassinar-solte-os-monstros-stf-liberou-geral-o-enem/

  • SergioF

    É inacreditável. Se tivessem dito isso há 4 anos atrás, quando iniciaram as manifestações do Passe livre (não é só por 20 centavos) que iríamos desembocar nisso, eu acharia que estavam loucos.

    Agora, ao contrário, acho que estão no meio do caminho do que almejam. O que nos ajuda é que está acontecendo rápido demais e isso está assustando as pessoas incluindo até a mídia. Todos estão percebendo que se ferrarão.

    Mas os golpistas (e todos esses fascistas) não tem mais muitas saídas possíveis dessa enrascada. “Todo esse esforço (e custos) para no final entregar o poder à democracia?”

    Uma vitória da democracia agora permitirá passos mais vigorosos e provavelmente irá retirar alguns privilégios que estavam antes ainda intocados.

    Precisamos falar, divulgar, explicar, mostrar as incoerências, identificar os responsáveis. Depois devemos desfazer todos os malfeitos. Expulsar os vendilhões e os receptadores de mercadoria roubada.

    O maior desafio será garantir as eleições livres.

    obrigado Edu pela tua luta e esforço.

  • Silvan

    A partir da decisão do STF em liberar temas que agridem o que prega os direitos humanos nas redações do ENEM, agora não só as câmaras federais, mas as estaduais e municipais poderão legislar em favor da barbárie. O pior é que esta ideia poderá ser ensinada em escolas, uma vez que temos professores de base ideológica fascista.

  • Euler

    Vou ver o vídeo com muita atenção. Os temas citados no texto introdutório estão na essência do golpe de 2016. Eles praticamente destruíram o Brasil. Falta pouco para que formalizem a condição de BraZil colônia, com a volta da escravidão formal e tudo mais. Só não concordo com a expressão “golpe parlamentar”, porque percebo que o que houve no Brasil foi muito maior do que um mero golpe parlamentar. Globo e Lava Jato, por exemplo, principais articuladores e executores do golpe, nada têm de “parlamentar”. A derrubada institucional, via parlamento corrompido, foi a apenas o ato final de um golpe que já estava em pleno andamento em várias frentes: no judiciário, na mídia, nas operações cronometradas pela CIA via lava-jato, no congresso e até nas mobilizações da Paulista financiadas pela FIESP que aglutinou setores da classe média neofascista e pronta para servir aos de cima.

  • Norma Nascimento

    Trabalho intermitente, o horror:
    “Contratos zero horas”: Uma polêmica britânica – reporter
    https://www.youtube.com/watch?v=bOsx9RzfxF0

    http://pt.euronews.com/2015/05/01/contratos-zero-horas-uma-polemica-britanica

  • Atineli

    Reportagem lúcida e bem fundamentada que descreve bem o buraco em que o Brasil foi colocado com esse golpe. Também acho que as Ruas precisam gritar um Basta ! A revolução de Canudos em SBC liderada por Boulos precisa ser extensiva ao País inteiro. Homens, mulheres, crianças, jovens e velhos devem seguir o exemplo e exigir que os canalhas golpistas sejam presos por crime de lesa pátria. Seria o mínimo a fazer, caso contrário admitir junto ao Mino Carta : “Yes, somos todos Bananas !”

  • Romanelli

    AQUI não me alinho a muitas das suas criticas

    No tocante aos canaviais por exemplo ..a MO já era contratada de forma temporária ..NÃO existe essa do fazendeiro mante-la ociosa a espera da próxima safra ..prova conhecida é a horda de nordestinos que migravam todo ano pra SP e após a colheita retornavam a seus lares ..claro que diferente seria defender o caso daqueles que sequer cama ou comida providenciam de forma decente a estes operários ..inclusive no quesito insalubridade há que se registrar não só da mecanização recente desta cultura, como a proibição pela pratica da queimada da palha pra limpeza da área

    Sobre o feminicídio ..estou com este CIDADÃO de Minas ..embora não saiba dizer que tipo de argumentos ele se baseou (e nem vou atrás) ..e aqui, se me permite, reitero o que já disse no outro texto

    A DIREITO brasileiro já havia nos assegurado figuras jurídicas que dosavam os crimes de assassinato ..tipo motivo torpe ou fútil, sem chance de defesa, reincidência, premeditação, desproporção, famélico, colérico ou sob efeito de drogas, de incapaz, com graus de tortura etc etc

    NÃO EXISTE DISCRIMINAÇÃO do BEM ..e é isso que MUITOS da dita esquerda AINDA não entenderam ..ou somos iguais perante a lei, ou não ..não tem essa de se beneficiar alguém pela cor, região ou sexo ..SER é diferente de ESTAR (na equiparação por questões sociais, por exemplo)

    Ademais, procurem em QUALQUER ESTATÍSTICA, o HOMEM (48% da população), mais ainda o adolescente negro e pobre, são os que MAIS sofrem com os crimes contra a VIDA (passam em muito dos 90%) ..quer como vítimas, quer como autores

    Queiram ou não, a figura do feminicídio é uma BOBAGEM saída do voluntarismo e PSEUDO POPULISMO duma presidente MISANDRINA, sexista ..isso foi mais uma das medidas INÓCUAS e ridículas que alguns compraram como redenção ..esta que agride a cidadania e a ISONOMIA necessárias a qq democracia

    ..melhor que feminicídio teria sido se construir e reformar os presídios (masmorras segundo ministro de DILMA) ..se equipar melhor os Estados pra monitoração eletrônica por exemplo ..se adotar medidas pra agilizar a JUSTIÇA no tocante a crimes contra a VIDA, estes que levam segundos pra ocorrer e DÉCADAS pra serem apurados ou punidos (isso quando ..já que só 5% são desvendados tb)

    ..e quanto ao GOLPE ..hj, graças a muitos POETAS e ingênuos, a POPULAÇÃO esta DESARMADA ..os criminosos e os clandestinos soltos, como sempre, eles que ainda engordam as estatísticas de morte ..enquanto isso as Forças de SEGURANÇA PÚBLICA e as FORÇAS MILITARES nos golpearam e encontraram nas NABABOS da JUSTIÇA a proteção legalista de que necessitavam ..RESULTADO meu caro ..agora vai chorar no colo do BISPO !!!! ,,não foi por falta de aviso ..agora sequer temos alguém pra nos socorrer, nem nós mesmos que nos encontramos de mãos atadas e de joelhos diante de tanto ABUSO e supressão de direitos

  • Este papo furado de “gópi” foi para o brejo meu filho… Depois que o condenado subiu no palanque do Coronel Renan e beijou a mão dele, e agora com a liberação de se unir novamente as putas do PMDB. Se o condenado já não tinha nenhuma chance, com estas ações ele mostrou realmente quem ele é. Ou seja, um mentiroso, que usa os militantes e os pobres como massa de manobra.

    • eduguim

      Falou o eleitor do Aécio

      • Buá buá buá buá mimimimimi, esta sua ladainha não cola mais… Vai votar no Temer de novo viu!!!

      • Antonio Lyra Filho

        Aécio mesmo perdido e eleito um dos maiores corruptos do Brasil, ainda tem seguidores e apoiadores da corrupção.

    • Maria Libia

      O futuro senador representando Minas Gerais será DILMA, o aécio nem para porteiro.kkkkkkkkk

  • Herbert

    Caro Eduardo,
    Realmente o golpe trouxe e vai trazer ainda mais situações estarrecedoras para todos nós. O Brasil está mergulhado numa ditadura, capitaneada pela velha mídia, que é o poder maior, a qual é acompanhada solidariamente pelos órgãos que representam a justiça brasileira (Poder Judiciário, Ministério Público e Congêneres), e por outros órgãos que compõem o aparelho estatal. Não resta nenhuma dúvida de que o alvo principal dessa investida desenfreada é o ex-presidente Lula. Para se ter uma ideia de como isso é tão sério, li agora a pouco no jornal eletrônico “Brasil 247”, uma declaração do ministro Luiz Fux do STF, que a partir de fevereiro do próximo ano assumirá a presidência do TSE, em que esse ministro pergunta: “Pode um candidato denunciado concorrer, ser eleito, à luz dos valores republicanos, do princípio da moralidade das eleições previstos na Constituição? Diz, ainda, que não está concluindo, “mas são perguntas que vão se colocar”. Como bem pode-se perceber, essas declarações desse ministro são claramente direcionadas ao ex-presidente Lula. O golpe, infelizmente, vem gerando todas essas mazelas odiosas que se espalham rapidamente em diversos segmentos da sociedade brasileira.

  • George

    A essa altura do campeonato, por uma questão de integridade intelectual, muitas pessoas deveriam reconhecer: ERREI DE TER APOIADO O GOLPE. Especialmente artistas e pessoas famosas que deram seu AVAL a isso tudo. Mas eles não terão CARÁTER para isso.

    Aproveito para dizer àqueles que criticarem Lula e o PT por alianças com ex-golpistas arrependidos: quero ver alguém governar esse País SEM FAZER ALIANÇAS, com as regras constitucionais vigentes. Isso NÃO EXISTE. Quem disser em campanha que governará SEM ALIANÇAS pode ser tachado, de imediato, de MENTIROSO (ou MENTIROSA).

    • Maria Libia

      Integridade dessa gente? Eles nem sabem como escrever essa palavra? Esperar isso e ser MMMMMUUUUUIIIIIITTTTTTOOOOO injênuo e inocente.

    • Mauro D.

      Endosso o que escrevestes e digo mais:

      as mesmas pessoas que criticavam o lula, o PT e a esquerda por serem radicais, nunca criticaram o PMDB (ao contrário , votaram nele para o Congresso) , agora o criticam por terem se aliado a esse mesmo PMDB em quem eles votaram.
      O nome disso é cretinice.

    • Mauro D.

      Alguns tem problema de caráter, outros de EGO.Não querem passar recibo de que foram enganados, mas não precisa.Eles tem carimbado na testa:TROUXA!

  • kkkkk, É só isto que vc tema dizer?? Pode ir se preparando para votar no Temer, ou no Renan, ou no Jucá, ou no Sarney e até mesmo no Aécio viu!!! Depois só não vem com este papo furado de que não sabia de que estava votando neles… Defender o Lula não é tarefa fácil. É uma merda atrás da outra e os caras fazendo acrobacias para justificá-lo.

    • eduguim

      Segundo as pesquisas, defender o Lula está ficando cada dia mais fácil

      • Denise

        Boa Edu!!!

        • eduguim

          Grato

    • Maria Libia

      Voto no LULA ou em quem ele mandar. Sou PETRALHA, DILMISTA, LULISTAS e MORTADELA, fui em quase todas as passeatas lulistas, na paulista e estou preparada para o dia 15/11.

      • Segundo as pesquisas, a maioria do povo brasileiro quer ver o condenado na cadeia!!!

    • Maria Libia

      Receita Federal perdoa dívida de R$ 200 milhões de Neymar, aquele jogador que este ano ganhou o maior salário do futebol. Marcos, o idiotinha, se vendendo por 30 moedas.

      • Puxa é mesmo??? Maria sei lá das contas, pode ir se preparando para votar no Temer de novo viu sua desmiolada.

  • Jose Carlos lima

    Para compreendermos o momento atual precisamos entender sobre o Partido Regressista da Era Colonial escravista: foi essa ideologia que chegou ao Planalto através de um golpe de Estado, pois no voto isso seria impossível…..

    As jornadas de junho de 2013 fortaleceram o campo regressista, isso devido ao apoio maciço dos meios de comunicação, os quais não apenas se apropriaram das jornadas de junho e as transferiram para o caduco Partido Regressista travestido de novo.

    Mais do que tomar e entregar as jornadas de junho de 2013 para grupos fascistas como MBL e Vem Pra Rua, os meios de comunicação atuaram de forma explícita em favor do golpe e até o impeachment se concretizar, fizeram o serviço de agitação e propaganda, fazendo convocatórias e transmitindo ao vivo qual ato, por menor que fosse, em apoio ao golpe.

    O Brasil é o povo brasileiro foram, por séculos e séculos, alvo de saques, senão vejamos:

    Tudo começou em 1530, com o uso de índios como mão de obra escrava: era o ciclo do pau brasil como alvo de cobiça.

    Façamos um hiato e pudemos para o Brasil contemporâneo…,..e atentemos para o fato de que temos uma elite suicida e anti povo e anti nacional e portanto alheia a defesa do interesse nacional e do seu povo, o que nos remete sempre a ideologia do Partido Regressista da Era Colonial Escravista que, como sabemos, não aceitou a abolição da escravatura e sempre sonhou com o regresso ao regime de cativeiro.

    Do bloqueio do nosso desenvolvimento

    Com Collor e FHC ingressamos no último ciclo de expropriação, sendo desta feita o alvo nosso desenvolvimento tecnológico e soberania e empresas nacionais…em 2004 Moro defendeu uma operação como a Mãos Limpas e criou a Lava Jato, uma farsa, parcial e que, com a ajuda da Globo, serviu para levar ao poder os verdadeiramente corruptos, esses assaltantes que nos governam com a ajuda da mídia, nosso país que agora virou escória do mundo.

    … sobre a desapropriação – pomposo o termo desnacionalização – puro entreguismo, a países estrangeiros, de nossas riquezas a partir do pau-brasil, em 1530…sendo que a partir dai outros alvos de cobiça internacional foram se sucedendo…
    ….
    Pau Brasil
    Cana de açúcar
    Ouro
    Borracha
    Café

    A última fase: limpando o tacho ou: a expropriação de nosso desenvolvimento tecnológico

    … o Sistema Telebrás do qual fazia parte a Embratel, satélites e centros de tecnologia foi vendido por 14 bi…mas foi presenteada recentemente com menos 108 vi, preço relativo a imóveis que seriam devolvidos a União mas que os assaltantes que nos governam …e a Oi continua em crise…claro, todavia grana sugada do povo brasileiro vai para sua matriz no estrangeiro….
    …já a Vale foi vendida por 3 bi…deu prejuízo ambiental de 20 no..não paga débito de uns 40 bi em impostos…
    …as estrangeiras do petróleo deixarão de pagar 1 tri em impostos

    • Romanelli

      lembre-se do ciclo do diamante tb que, mesmo em boa parte tendo sido desenvolvido no Vale do Jequitinhonha e sertão da Bahia, deixou pras futuras gerações índices de qualidade de vida deploráveis

      em tempo – em 2013 EU não isento o governo de DILMA por, parcialmente, ter sido responsável por aquela bagunça toda ..falta de liderança e de comunicação, erros na condução da política e da economia, ajudaram uma barbaridade pra quilo acontecer ..pra mim, DILMA merecia perder o mandato, ainda mais depois de trair explicitamente o eleitorado de 2014 ..mas não via um GOLPE ..preferia via eleição, ou mesmo um plebiscito ..do jeito que foi feito, TODO o BRASIL saiu perdendo ..mesmo os que não votaram nela, pois TODOS tiveram seus votos e desejos desmerecidos ou jogados no LIXO

      • Maria Libia

        Romaneli deve ter uma paixão interna pela Dilma e que o incomoda tanto. É óbvio que Romaneli (com um l a menos) deve conviver com mulheres comuns, do povo, pois sua admiração por DILMA é insuperável. E não adianta mentir, está sempre nos seus comentários. AH!! O AMOR É LINDO.

  • Carl

    Em 2015 eu falei que esse golpe seria muito pior do que o de 64. Quero agradecer de coração ao republicanismo do PT e do Lula. Todo esse caos que vivemos o PT e o Lula tiveram tudo para evitar e agora para piorar, o Lula quer esquecer o golpe. Vejo que o Lula não passa de um fanfarrão.

    • Atineli

      E você escreve nesse blog depois de escutar o Edu para dizer que Lula é fanfarrão ? Então vote nos teus políticos puros e capazes de evitar um golpe do mundo financeiro aliado à elite mais podre e atrasada do universo. Talvez você ache teu chinelo lá no Antagonista. Falta do que dizer, não diga nada, para não parecer papo de gente sem escrúpulos. Não “escrúpulos” não é uma ilha grega.

  • Manoel

    Edu, seu partido está dividindo a esquerda e lançando a Manuela à presidência! O que vc acha disso? Apoia a divisão do campo progressista?
    Eu não. Viva Lula!!

    • eduguim

      Não apoio, Manoel

      • Atineli

        Edu, também achei um absurdo. Tristeza ver a esquerda assim burra, dividida, cega e tirando a força do Lula. Mas Lula está acima dessas traições inúteis. O PCdoB não tem força nemhuma num país sendo atacado pelos direitistas com medo do comunismo. Putz assim fica difícil. Vou com a moça aí que disse : Sou Lula, sou mortadela, sou PT, sou Dilma ! E não abro !

      • Pablo

        Lamentável e triste a posição do PCdoB, Edu.
        Acabam de jogar o partido inteiro no lixo.Vai trazer consequências irremediáveis a futuro essa pre-candidatura da Manuela.
        No momento em que caminhamos na segunda fase do Golpe e a direita tenta dividir a esquerda para tirar pontos nas pesquisas e condená-lo mais facilmente está posição do PCdoB só contribui para isso.
        Sempre votei nos candidatos do PCdoB, me sinto traído e envergonhado.

      • Atineli

        Edu, se a Gleisi apoia o PCdoB é porque talvez seja o plano B do PT(?). Lula em caso de zebra (golpe2) vai apoiar essa candidata.(?) Só pode ser algo por ai caso contrário a presidenta do PT não estaria tão feliz. Bom, você deve ter mais informações do que nós.
        https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/325850/Gleisi-elogia-Manuela-e-prev%C3%AA-encontro-%E2%80%9Cali-na-frente%E2%80%9D.htm

  • josefino barbacena
  • Michelangelo Albuquerque de Alvarenga

    E o PIB ?

  • Belmiro Machado Filho

    Essa brutal e criminosa perda de direitos a que estamos sendo submetidos ainda refletirá em nossas vidas por muito tempo. Podemos minimiza-la, elegendo deputados e senadores progressistas/ desenvolvimentista e um presidente da república com perfil semelhante. A única pessoa que pode ter êxito nessa difícil empreitada chama-se Luís Inácio LULA da Silva. É por isso, Eduardo, que o seu trabalho é uma das armas importantes para retomarmos o que nos foi roubado. Mesmo nessa luta desigual e insana não podemos desistir em hipótese alguma.