Eleitor médio de Bolsonaro é rico e idiota, diz estudo

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Pesquisas e estudos recentes dão conta de que o eleitor médio do extremista de direita Jair Bolsonaro é mais rico, usa mais as redes sociais para defender suas, vá lá, “ideias” políticas, mas, também, é um tipo de eleitor basicamente IDIOTA.

Por que não me surpreendo?

O ano eleitoral de 2018 começa com uma notícia revelada pelo Datafolha que, se não tinha comprovação, ao menos era intuída por quem atua ou meramente se informa politicamente na internet: na rede, a extrema-direita é muito mais forte que a esquerda.

Deslindar esse mistério é o primeiro passo que a esquerda deve dar neste ano porque a eleição que ocorrerá no segundo semestre será A eleição da internet após a proibição das doações eleitorais de empresas, proibição que irá baratear como nunca o processo eleitoral.

Sem recursos para grandes campanhas de rua, as redes sociais, os blogs e os aplicativos de mensagens instantâneas como o What’s App concentrarão o debate político do país como jamais aconteceu.

É nesse contexto que surge pesquisa Datafolha que dá conta de que o eleitorado do extremista de direita Jair Bolsonaro é o mais ativo nas redes.

Segundo o Datafolha, os brasileiros que declaram voto em Bolsonaro são, proporcionalmente, os que mais compartilham notícias sobre política e eleições no Facebook e no WhatsApp, segundo pesquisa realizada no fim de novembro pelo Datafolha.

O Blog da Cidadania tem feito um trabalho em profundidade em outra rede social importante e na qual é possível perceber a grande força da extrema-direita na internet. Segundo o site norte-americano especializado em estatísticas, o Statista.com, o YouTube é a segunda maior rede social do mundo.

No YouTube, a preponderância da extrema-direita sobre a esquerda é ainda maior que no Facebook, por exemplo, que aparece nessa pesquisa Datafolha como a rede social mais dominada pelos ditos “bolsomínions”.

Qualquer busca sobre política no YouTube revelará uma avalanche de youtubers de direita com um público gigantesco. Quem lidera o debate político de direita nessa rede social é o músico Nando Moura, um sujeito obtuso, extremamente homofóbico, fundamentalista religioso e ridiculamente moralista, mas que tem quase dois milhões de inscritos em seu canal.

Entre os eleitores do deputado federal pelo PSC fluminense com acesso à internet, 87% têm conta no Facebook e 40% dizem compartilhar noticiário político-eleitoral na plataforma; 93% têm conta no WhatsApp, e 43% declaram disseminar o conteúdo.

Segundo analistas como o historiador britânico Niall Ferguson, a exemplo do que aconteceu na eleição de Donald Trump nos EUA, também no Brasil o candidato que compreender melhor como usar mídia social terá mais chance de vencer.

Para o consultor Flávio Ferrari, que dirigiu os institutos Ipsos e Ibope, “as redes sociais ganham importância eleitoral na medida em que não são sujeitas às restrições das demais mídias” e poderão “contribuir significativamente para o desempenho de um candidato”.

Entre os eleitores do ex-presidente Lula (PT), que lidera na intenção de voto, 74% têm conta no Facebook, e 31% compartilham noticiário político-eleitoral; 79% têm conta no WhatsApp, e 30% disseminam o conteúdo.

Os de Marina Silva (Rede) têm números próximos aos de Bolsonaro quanto ao alcance (86% no Facebook, 91% no WhatsApp), mas inferiores quanto ao engajamento (28% e 27%, respectivamente).

A pesquisa sobre os meios de informação política foi realizada nos dias 29 e 30 de novembro, com 2.765 entrevistas presenciais em 192 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Alguns tenta explicar com o seguinte fato a razão de o eleitorado de Lula compartilhar menos notícias a favor de seu candidato e de esse eleitorado se envolver menos na disputa política nas redes: o eleitorado de Bolsonaro e o de Marina (centro-direita) são os mais ricos e escolarizados e, portanto, têm mais acesso à internet.

Segundo outra pesquisa Datafolha, Bolsonaro consegue seu melhor desempenho entre os mais ricos e com maior escolaridade. Chega a liderar as simulações entre os que completaram o ensino superior e entre os que informam renda familiar maior que cinco salários mínimos, enquanto que, nos estratos sociais mais baixos, perde feio de Lula.

Porém, essa explicação para o empenho maior da extrema-direita na internet não satisfaz porque até 2013 o eleitorado petista era, de longe, o mais ativo na rede. O mesmo processo que, a partir daquele ano, enfraqueceu a esquerda e vitaminou a direita politicamente, teve o mesmo efeito no engajamento esquerdista nas redes sociais.

O que ocorre é que, enquanto o eleitorado de Bolsonaro está eufórico com o protagonismo que seu político preferido alcançou, o eleitorado petista e o esquerdista em geral ficou deprimido com os revezes que o PT e a esquerda como um todo sofreram a partir de junho de 2013 no Brasil.

Mas há outra questão sobre essa preferência dos mais ricos e escolarizados por Bolsonaro: para esse setor da sociedade, para os mais ricos manterem sua hegemonia os pobres não podem melhorar de vida, pois poderão até se igualar aos mais ricos.

Mas e a escolaridade? A preferência dos mais escolarizados por um energúmeno como Bolsonaro não destoa do fato de essas pessoas, em tese, serem mais esclarecidas?

Tudo tem a ver com a renda. Os mais ricos são mais escolarizados porque quem é mais rico pode se dedicar mais aos estudos por não precisar começar a trabalhar cedo, enquanto que os mais pobres têm que conciliar trabalho e estudo.

Mas a preferência dos mais ricos e escolarizados por Bolsonaro mostra que dinheiro e escolaridade não tornam ninguém mais inteligente. Uma terceira pesquisa revela que esse eleitorado “de elite” é infantilizado e nem sabe direito por que vota no extremista de direita.

O jornal Valor Econômico encomendou uma pesquisa à empresa de marketing político Ideia Big Data que mostra que o eleitor médio de Bolsonaro não leva suas opiniões ao pé da letra.

Reunidos em torno de uma mesa para debater política, eleitores que declaram intenção de votar em Bolsonaro para presidente foram submetidos a um teste sugerido pela reportagem do Valor. Os participantes foram provocados a dizer o que fariam se algum dia flagrassem um filho fumando maconha.

Nenhum deles fora avisado de que, anos atrás, o parlamentar disse que submeteria o próprio filho à tortura numa situação como essa.

O mediador do estudo, conduzido pela empresa Ideia Big Data ofereceu quatro opções aos oito eleitores do experimento:

  1. a) deixaria o filho fumando numa boa e apenas explicaria que aquilo poderia fazer mal;
  2. b) conversaria com o rapaz e tentaria convencê-lo a parar;
  3. c) denunciaria o menino à polícia;
  4. d) partiria para a tortura.

Quando o mediador leu a terceira opção, alguns já começaram a reagir com estranhamento. “Quem vai entregar um filho pra polícia?”, disse uma mulher. Quando leu a quarta alternativa, caíram na risada. Ninguém cogitou a hipótese de torturar um filho, que é o que Bolsonaro prega.

No grupo, todos concordaram que o melhor caminho é o da conversa.

Talvez para surpresa ainda maior do próprio Bolsonaro, contumaz defensor de “punição ao vagabundo” quando o assunto é usuário de drogas, seus simpatizantes foram além. Com o debate instalado, a conversa evoluiu para uma concordância geral a favor da legalização da maconha.

“Eu acho que é a mesma coisa do cigarro, da bebida”, disse um. “Geraria muito imposto com a venda liberada”, argumentou outro. “Se fosse liberado, seria feito por um farmacêutico e não teria tanta porcaria junto.”

Ou seja, o eleitor médio de Bolsonaro não é só mais rico, é mais idiota do que a média, pois apoia um candidato sem conhecer suas ideias só porque ele é antipetista, contrário a políticas sociais e à homossexualidade. E odeia pobres.

Eis por que o eleitor de Bolsonaro é perigoso, porque quer eleger uma pessoa desequilibrada, despreparada, truculenta, preconceituosa e ignorante contanto que não permita distribuição de renda e evolução dos costumes.

No ano que se inicia, portanto, a primeira missão da esquerda é se organizar na internet e parar com essa história de “desânimo”. Além disso, o eleitorado progressista precisa focar no fato de que sem compartilhar textos, vídeos, memes e notícias que favoreçam sua ideologia política, o Brasil corre o risco de ter um governo infinitamente pior em 2019.

*

Assista a reportagem em vídeo e, em seguida, peço que leia mensagem do Blog aos leitores

 

 

MENSAGEM AOS LEITORES 

Os leitores financiaram o novo site. Está modernizado. Implantamos sistema de notificações de leitores, sistema de comentários à prova de fascistas e muito mais virá. Porém, precisamos de sua ajuda. O site tem agora uma pequena equipe para pagar e custos com seu jornalismo. Há várias formas de assinar o Blog da Cidadania.

PARA DOAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO MENSALMENTE, CLIQUE AQUI

PARA DOAR VIA CARTÃO DE CRÉDITO UMA SÓ VEZ, CLIQUE AQUI

PARA FAZER DEPÓSITO EM CONTA, ENVIE E-MAIL PARA [email protected]

Com seu apoio, vamos continuar melhorando o site e nos prepararemos melhor para a guerra eleitoral de 2018

*

VEJA COMO RECEBER NOTIFICAÇÕES QUANDO O BLOG PUBLICAR NOVO POST ACIONE O SININHO 

 

 

 

  • Lourenço Siqueira Spinola Spin

    Puxa vida, o assunto “Cunha governa da prisão” está censurado neste blog, Eduardo?
    Você está sendo ameaçado também?

  • Lourenço Siqueira Spinola Spin

    Puxa vida, o assunto “Cunha governa da prisão” está censurado neste blog, Eduardo?
    Você está sendo ameaçado também?
    Ou está sendo bem pago?

  • Atineli

    A Datafalha todos sabemos manipula seus dados. Acredito que não haja tantos ricos assim apoiando o bolsoasno. Existe sim muito robô e troll contratado para o trabalho nas redes sociais e isso implica muito dinheiro e investimento dos donos do poder.

    Facebook é o que há de pior pois tem controle direto dos yankees. Seria preciso elevar o nível do debate e isso para os analfabetos politicos é difícil. A tese do Jessé Souza é perfeita quando identifica o ódio ao pobre, ao PT e Lula como representante da “ralé” (segundo sua definição sociologica). Ou seja, é luta de classes mesmo e vai daí que nem percebem como o bolsoasno é obtuso já que tbm são obtusos, mal informados e ignorantes.

    Não tenho paciência para discutir com gente assim rasa e estúpida. Idiota é até gentil para classificar essa corja de dementes amebas que infestam as redes sociais. Jogo difícil. 2018 vai ser pauleira pura.

  • Atineli

    “Idiota” é até muito gentil, os caras são dementes e amebas mesmo !!! É difícil até de acreditar que essas pessoas existam tamanha idiotice. Afffff

    • Ruy Acquaviva

      É até ofensivo para os idiotas…

    • Leo Fogão

      Imagina para os eleitores do Lula

  • Lourenço Siqueira Spinola Spin

    Isso tem nome: canalhice

  • Lourenço Siqueira Spinola Spin

    Isso é uma brincadeira sua? não tô entendendo.

  • Lourenço Siqueira Spinola Spin

    Voltamos à “Revolução dos Bichos”

  • Lourenço Siqueira Spinola Spin

    Meu filme tá queimado no blog? porque?

  • Blog da Cidadania

    Vai chupar prego

    • Mauro

      Não precisa mais de atestado, o comentário dele já comprova!Quer atestado melhor?

  • Romanelli

    CONVENHAMOS ..pra mim isso é uma questão desimportante ..HOJE Bolssossauro é o MENOR dos nossos problemas

    Nosso grande e HISTÓRICO embate deve ser dirigido aos GOLPISTAS que, infelizmente, tem na CÚPULA do PODER JUDICIÁRIO o maior e mais nefasto de seus aliados que tenta dar ares de normalidade a um ESTUPRO premeditado

    HOJE LULA esta pra ser condenado e tem gente preocupada com Bolssonaro ?” ..francamente , tem coisa muita mais importante acontecendo e por acontecer com este país

    ..os EUA, aliado a brasileiros expatriados, estão RE-tomando conta de tudo (já se foram o setor nuclear, de submarinos, de satélites, naval, construção civil, ENERGIA e agora, até a EMBRAER)

    ..na economia as grandes empresas genuinamente Nacionais não existem mais (alimentício, eletro eletrônico, linha branca, auto peças ..e até em serviços como na saúde, energia e telecomunicações)

    ..no grande esquema internacional o BRASIL esta se condenando a ser um fornecedor de básicos minerais e alimentícios ..um párea de 220 milhões de consumidores dominado por MEGA corporações, contidos por um salário de subsistência e entorpecido pela mídia e por uma Industria da FÉ subserviente e cativa

    ..e tem gente preocupada com este BOÇAL de quinta categoria

    ..da desgosto constatar este excesso de preocupação com a formiga enquanto patas PAQUIDÉRMICAS nos ameaçam todo santo dia

    • Sávio Costa

      Caro Roma, não substimemos o bostonazi.

  • Keoma Silva

    Gostaria de saber as referência desses estudos que apontam a idiotice dos eleitores de Bolsonaro. Em que periódico eu posso encontrar esse material para eu dar uma lida??

    • Denise Vírgula

      Aqui mesmo você pode constatar, pelas postagens que esbanjam falta de conhecimento e parvoíce. Mas se ainda tem dúvida, assista a entrevista do Bolsonaro feita pela Mariana Godoy. É um aperitivo da falta de preparo e de conhecimento do sujeito. Para votar nele, só tendo afinidade com idiotice.

  • Juliano Santos

    Caramba agora que eu vi, o cara do lado do Jim Carrey é o Augusto Nunes, o tio Gugu dadá

  • Juliano Santos

    De fato Edu, essa questão dos eleitores do Bolsonaro terem 3 grau completo é intrigante, dado o nível do “discurso” do sujeito. Mas é explicável pelo fato de que essa “elite” não se importa com nada a não ser manter esses “favelados bandidos longe de mim, minha família e meu patrimônio”.
    O Bolsonaro seria uma espécie de firma de segurança pago com dinheiro público. Para essa gente pseudo esclarecida política pública é isso e apenas isso. O sagrado dinheirinho deles será para limpar as ruas de sujeira, principalmente a humana, os vagabundos que na verdade nem deveriam ir para a cadeia mas direto para a vala para economizar.
    Aí está o “atestado” de idiotia que o menino abaixo pediu. Um sujeito que (supostamente) estudou história no colégio e (supostamente) leu livros fundamentais para entender alguma coisa do mundo em que vive, deveria saber que a sociedade do tipo que ele quer é inviável. Não se sustenta por muito tempo. Em algum momento explode com ele dentro. Já foi tentado na Alemanha na década de 30. Isso se ensina no colégio. Ou então se faltou a aula nesse dia é só pensar um pouco.

  • Tadeu

    Nunca vi tanto preconceito é falta de respeito com a opinião alheia. A matéria parte de falsos pressupostos para se chegar a uma conclusão mais falsa ainda. Vamos lá: nem todo eleitor de Bolsonaro é idiota e nem todo de Lula é consciente. Seria mais útil estudar as razões pelas quais pessoas inteligentes hoje optam por Bolsonaro. Vou dar uma dica: As demandas sociais como por exemplo, por segurança, combate à corrupção, melhoria na educação foram colocadas de lado tanto pela esquerda vida PT, quanto pelo centro, como o PSDB. A situação chegou a um ponto tão insuportável que o remédio que a população quer precisa ser muito forte. O problema é que esse remédio pode levar o paciente a óbito. O artigo só colabora para separar mais a população e acirrar mais ainda os ânimos.

    • Elvis

      Então me diga como ele pretende melhorar a segurança. Despejando mais armas na sociedade? Diga como o presidente do Executivo vai acabar com a corrupção nos outros poderes e nas outras esferas. Mesmo agora lá na Camara ele vive de mãos dadas com os piores ladrões. Outra coisa, você disse que o PT deixou de lado a educação, mas já pesquisou quanto Lula e Dilma investiram nas universidades e institutos federais, principalmente em comparação ao governo FHC ?

    • Sérgio Silveira

      Voce acabou de provar sua idiotia.
      Quem mais investiu em EDUCAÇÃO e no combate à corrupção/policia federal, como nunca antes, foram os governos de Lula/Dilma/PT.
      Isto são dados, NÚMEROS, não achômetro.
      Vá pesquisar!!
      Depois ficam de mi-mi-mi quando são taxados de idiotas…

      • Leo Fogão

        Vc poderia ter ficado sem essa….

    • Mauro
      • Tadeu

        Não tenho procuração para defender Bolsonaro. Aliás, só voto nele se do outro lado tiver algum esquerdopata. Mas para um pouco pra pensar. Elaborar leis é a menor das funções de um deputado. Eu diria que a maior é evitar a edição de leis imbecis e atos governamentais idiotas é isso ele fez bem. Já pensou se os 513 deputados e os 81 senadores saíssem iguais doidos elaborando leis. Uma media baixíssima seria uma lei por ano. Faz as contas, em cada legislatura teríamos 2.376 leis novas. Copiou?

    • Denise Vírgula

      A matéria não fala que pessoas inteligentes optam por Bolsonaro, a matéria diz que pessoas escolarizadas (as faculdades estão péssimas, principalmente as privadas, cheias de analfabetos funcionais, pois, pagou,passou), optam por Bolsonaro. O “inteligente” é por sua conta. A matéria também diz que são pessoas com acesso à rede e ricos. Então têm tempo e dinheiro para ter acessos à rede e ficar postando, coisa que os trabalhadores não têm. Se são bem de vida é público e notório que não aceitam políticas públicas de inclusão social, as quais são ridicularizadas por Bolsonaro, como bem sabemos por suas falas e atitudes. O simples fato de optar por Bolsonaro é prova de falta de informação, de conhecimento, de bom senso, pois ele não fez nada de significativo nas áreas que você cita, em décadas de vida pública. E ainda está aí votando em tudo que o Governo corrupto do Temer propõe. Dizer que optam por Bolsonaro por causa de demandas sociais não priorizadas é contradição total. Um sujeito que colocou a família inteira para viver do dinheiro público, inclusive a ex-mulher e filho de 17 anos, só valoriza o dinheiro público, se ele vai para o bolso dele e dos seus. Uma vergonha. Outra questão é a sua falta de informação a respeito das demandas sociais nos governos do PT. Se o Lula saiu com 87% de aprovação, não foi porque as demandas sociais foram colocadas de lado. O mundo inteiro sabe disso, caso contrário ele não seria agraciado com tantos títulos de Doutor Honoris Causa fora do Brasil e também aqui.

      • Tadeu

        Seu texto é muito prolixo e confuso.

      • Mauro

        Denise, este pessoal não tem o menor conhecimento da própria ignorância, nem de que estão sendo manipulados pela midia. Se você tiver oportunidade , procura um documentário na TV a cabo chamado Cesar Lattes e leite Lopes.Eles eram dois dos maiores cientistas do mundo (eram físicos), na época (década de 50) e estavam implantando laboratórios e centros de pesquisa em física avançada no país.No documentário eles dizem que o maior gargalo do conhecimento científico aqui no país é o setor privado, que não absorve esta mão-de-obra.Não investem em desenvolvimento tecnológico.
        Quanto à educação, este pessoal lê matéria da imprensa sobre a nossa educação, que é verdadeira mas não está estratificada, se você distingue a educação privada da pública, esta última sobe para níveis da Coreia do Sul.
        Este pessoal é tão bitolado que eles não veem que o único país do mundo que explora o pré-sal é o Brasil, e para conseguir isto foi preciso investimento em pesquisa , ciência e tecnologia.A Petrobrás , antes de descobrir o pré-sal era líder em perfuração em águas profundas.E quando assumiu o poder o Lula parou de importar plataforma e passou a contruí-las aqui, com índice de nacionalização das peças de mais de 90%, o que desenvolveu a nossa indústria.

  • Luiz Shigunov

    Eu também acho que a menor participação dos eleitores de Lula nas redes sociais é por conta do que vem aparecendo na mídia. São coisas estranhas que deixam alguns com o pé atrás.

    E é bom não perder de vista que o que manda mesmo é a economia. Se o pessoal conseguir emprego e dinheiro vai votar no cara de direita que diz tudo o que as pessoas gostam de ouvir: combate a criminalidade na base da porrada, leis conservadoras, saúde e educação são prioridades. Não interessa que muito não vai ser cumprido. As pessoas não pesquisam o passado dos candidatos para saber o que fizeram. A propaganda é muito forte.

  • Luís CPPrudente

    Os eleitores de Bolsonazi mostram muito bem como são eles e como é Bolsonazi.

  • Atineli

    Óbvio que mais da metade dos histéricos que o esperam nos aeroportos são contratados. Tenho um colega que abriu o jogo descarado das negociatas e do dinheiro que essa turma acéfala e mercenária leva para fazer papel de brucutu analfabeto. Pelo amor !!!!

  • Atineli

    Bolsoasno paga milhares de robôs e trolls para apoia-lo caso contrário não seria sequer reconhecido. Em 26 anos o cara nunca sequer esteve entre os líderes no congresso. Imagine articular pessoas inteligentes. Nem com reza brava, só pagando os 1200 reais para os amebas trolls/robôs.

    • Nigro

      Ser qualquer coisa no congresso depõe contra.

  • Jonathan Rafael

    Que matéria é essa, desespero? Estão atacando o Bolsonaro de todas as formas, até tentando constranger os eleitores, mas sabemos que isso não vai funcionar.

    • Denise Vírgula

      O Bolsonaro se detona. Não que ninguém o ataque. Basta ouvir e ver as parvoíces que ele diz e faz.

  • Jonathan Rafael

    Boa rapaz, essa matéria alegrou meu dia, nunca ri tanto. Kkkkk

  • Sérgio Silveira

    Nem precisa, voce mesmo acabou de se auto denominar IDIOTA.Kkk

  • Blog da Cidadania

    Valeu, Totonho

  • Felipe Morais Valois

    É hora do despertar da esquerda. 2018 é da gente! Vamos à luta!

  • leandro1983souza .

    Pessoal…deem print nas telas e comentários enquanto há tempo…pois nos xingam de idiotas…burros e o que quiserem e o comentário é aceito…agora faça isso contra o pt e vc será censurado!!!

  • Urubu Perfurador

    Típico eleitor de bolsoasno inventando números. Quer dizer que mais de 60 milhões de brasileiros estão dispostos a eleger esse cara? Tá SERTO…

  • Rogério Maestri

    Caro Eduardo Guimarães, vou ter que discordar frontalmente da tua apresentação, simplesmente que a acho extremamente equivocada e sem a mínima lógica política, pois vamos aos fatos.
    .
    Primeiro fato de todos é que eleitores de direita ocuparam as redes sociais mais pelo vácuo existente nas mesmas do que por escolha. Tanto o Facebook como Twitter e outros aplicativos análogos não servem para criar posições, o facebook, por exemplo, é uma rede que reforça simplesmente as opiniões existentes de grupos desde extrema direita a extrema esquerda, pois o que há são comunidades estabelecidas, que com o tempo e a discussão interna vão se fragmentando.
    .
    A mídia social que mais forma é o YouTube, pois há uma interação maior entre o produtor de conteúdo e o ouvinte. Ela é muito mais forte porque associa a imagem ao som, porém por outro lado ela revela com mais intensidade as fraquezas de seus líderes, principalmente quando elas se tornam repetitivas e a mensagem facilmente contestada em outros canais.
    Citar Nando Moura (1.746.825 inscritos) como um exemplo não é correto. Nando Moura tenta simplesmente abrir discussão com YouTubers menos conservadores e com um número muito maior de escritos, como Caue Moura (5.107.447 inscritos) ou mesmo Felipe Neto (17.510.017 inscritos). Caue Moura tem um estética mais popular e agressiva enquanto Felipe Neto é mais um Yotuber mais do tipo adolescente tardio, sem posicionamentos políticos claros mas sem moralismos como do Nando Moura.
    .
    O que resulta neste embate, Nando Moura desacelerou nos últimos meses novas inscrições enquanto os outros continuam aumentando. Também a frequência de assistência dos vídeos do primeiro é dez vezes menor do que Caue e de quatro a dez vezes menor do que do segundo.
    .
    Isto não quer dizer que Caue e Felipe sejam de esquerda, mas é muito distante das condições extremamente conservadoras do Nando.
    .
    Agora porque não há audiência de videos de esquerda, simplesmente porque estes até mais ou menos um ano atrás simplesmente não existiam com regularidade no YouTube. Quem começou mais cedo, como Paulo Henrique Amorin já tem um número de escritos de 193.128 inscritos que é muito abaixo dos citados anteriormente, porém ele vem crescendo regularmente há meses. Note-se que canais meramente políticos a audiência é baixa, e principalmente quando os mesmos não fazem o que Nando Moura faz, puxar discussões com canais mais fortes (mesmo que não sejam políticos como o de Felipe Neto para ganhar audiência.
    .
    Vamos resumir todo o papo acima pelo dito “A NATUREZA ODEIA O VÁCUO”, se não há canais de esquerda os de direita ocupam.
    .
    Outra coisa que venho observando e tabulando as visualizações dos canais de política de extrema direita e de esquerda é que a frequência de visualizações em vídeos “amadurecidos” (com mai de dois meses) vem caindo em canais de direita. Um canal que observo, que há um ano tinha em média seis milhões de visualizações por mês estão caindo para 1/3 disto, e talvez quando analisa-lo daqui a dois meses ele mal e mal chegará a um milhão.
    .
    Quanto a denominar as pessoas que assistem canais de direita ni YouTube de idiotas e ricos é um duplo erro, não são ricos a maior parte das pessoas que assistem estes canais, são classe média e classe média baixa, que curtem as bobagens destes vídeos altamente repetitivos (um segredo do sucesso) e ficam animados em repetirem as besteiras sem a mínima convicção.
    .
    Várias vezes entrei nos comentários destes pseudo-direitistas e com paciência e com alguns textos longos consegui fazê-los mudar de ideia.
    .
    Não confundas ausência de um lugar voltado para a juventude de esquerda do que a falta de audiência, por exemplo teus vídeos são voltados para um público bem mais maduro do que vídeos de Bolsonaro e companhia, estes últimos são extremamente simplórios e de fácil seguimento. Outra coisa, não se atrai ninguém chamando esta pessoa de imbecil, total falta de habilidade política.

  • Bernhard Louis Cordeiro

    naõ é bem assim esse papai BolSo é um factoide
    nao pode arbitrar assim há Leis,Constituição
    se quiser alterar terá q molhar a mao do Congresso
    poderá até dar carta branca pro Exercito
    O que me preocupa é o Liberalismo Economico dele pois nao tem profundidade na questao vital e sem poder de analise das consequencias.

    • Denise Vírgula

      A Constituição está sendo ignorada todos os dias desde que assumiu o traíra. Para citar um único exemplo, basta ver o que fizeram com a Previdência Social. Tem Ministério? Se não tem, como fica a Seguridade Social que está na CF desde 1988? Mudaram a estrutura e nem molharam a mão de ninguém.

  • Nigro

    Está sendo injusto: escolas tecnicas lixo e universidades federais estilo uniesquinas e bolsas de estudo 0″pra cursar ciencias sociais em uniesquina e trabalhar de balconista.

    Educação básica não dá voto pra reeleição.

    • Denise Vírgula

      Provou que não estuda, nem lê nada

      • Nigro

        Cite um projeto de pesquisa do ciencia sem fronteiras, publicado?
        Eu conhecondois filhos de colegas, oriundos de escola particular em sao paulo, que foram pro ciencia sem fronteira.
        É um desperdício.
        Aliás, comonquase toda a verba de pesquisinha no Brasil.

        • Denise Vírgula

          Conheço vários alunos pessoalmente que estão brilhando academicamente e em suas profissões e que participaram do Projeto. O Ciência sem Fronteiras tinha o objetivo de ampliar as pesquisas feitas por alunos da GRADUAÇÃO. Não são Doutores, são bacharéis, fizeram suas pesquisas e as apresentaram em suas conclusões de curso. O aprendizado deles jamais será perdido, fizeram uma graduação muito mais consistente.

          • Nigro

            Pois os que conheço sao ricos e ainda assim foram.

  • Nigro

    Ciência sem Fronteira?? Cursinhonde inglês no exterior, SEM PRODUZIR NADA, SEM TER QUE PRESTAR CONTAS. E pior: quem vai poderia pagar!

    Pesquisas?? É piada né?

    Se essa “indústria naval” é tão boa, onde está?

    • Denise Vírgula

      Você faz questão de não economizar em falta de informação e achismo. Igual ao seu candidato.

    • Mauro

      Você não tem o menor conhecimento da própria ignorância, nem de que estão sendo manipulados pela midia. Se você tiver oportunidade , procura um documentário na TV a cabo chamado Cesar Lattes e leite Lopes.Eles eram dois dos maiores cientistas do mundo (eram físicos), na época (década de 50) e estavam implantando laboratórios e centros de pesquisa em física avançada no país.No documentário eles dizem que o maior gargalo do conhecimento científico aqui no país é o setor privado, que não absorve esta mão-de-obra.Não investem em desenvolvimento tecnológico.
      Quanto à educação, este pessoal lê matéria da imprensa sobre a nossa educação, que é verdadeira mas não está estratificada, se você distingue a educação privada da pública, esta última sobe para níveis da Coreia do Sul.
      Este pessoal é tão bitolado que eles não veem que o único país do mundo que explora o pré-sal é o Brasil, e para conseguir isto foi preciso investimento em pesquisa , ciência e tecnologia.A Petrobrás , antes de descobrir o pré-sal era líder em perfuração em águas profundas.E quando assumiu o poder o Lula parou de importar plataforma e passou a contruí-las aqui, com índice de nacionalização das peças de mais de 90%, o que desenvolveu a nossa indústria.

      Quanto a indústria Naval, a Lava-jato está acabando com ela, junto com o Temer.
      Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) e Programa de Renovação da Frota de Apoio Marítimo (Prorefam Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional)
      http://jornalggn.com.br/noticia/renovacao-da-frota-colocou-o-brasil-entre-as-quatro-maiores-industrias-navais

      https://www.marinha.mil.br/prosub/

      : https://www.youtube.com/watch?v=wbHaETQidM4
      https://www.youtube.com/watch?v=ghoB3NZkvuk

  • Caio

    Se é rico então vai perder, a suma maioria esta pobre

  • Edinaldo Silva

    Pessoal, dei uma olhada no vídeo e vejo que há basicamente 3 ataques infundados ali. Vamos ao esclarecimento da VERDADE:

    1. Bolsonaro jamais disse que é contra distribuição de renda. O que ele não quer é a implantação do comunismo / socialismo, pois implica numa forma de distribuição exagerada e fadada ao fracasso. Isto porque a distribuição de renda em excesso minimiza a recompensa pelo esforço e suprime a vontade da população de empreender, investir e evoluir. Acabam todos iguais, atrasados e POBRES, vide Cuba, Coreia do Norte e em breve nossa querida Venezuela.

    2. Eleitores de Bolsonaro não o apoiam porque ele é antiPT ou porque não querem que os pobres ocupem o espaço dos mais ricos (inclusive tem muito pobre que vota em Bolsonaro, daí já vemos que a lógica do autor está furada). Eles o apoiam basicamente por dois motivos: a) Ele é contra o establishment corrupto que governa o país há décadas (e isso inclui Lula, Aécio, Temer, PT, PSDB, PMDB, Gilmar Mendes, integrantes do STF, TSE, etc). b) Ele é a favor da família tradicional e anti-globalismo (feminismo, gayzismo, ativismo LGBT, ativismo anti-cristão e outros movimentos curiosamente inflados por dinheiro de grandes capitalistas para causar a desordem social). Note-se: ser anti-globalismo não significa ser contra mulheres, gays, LGBT, etc. Significa ser contra o ativismo exagerado em prol dessas causas.

    3. A frase “se pegasse meu filho fumando maconha, o torturaria” não passa de força de expressão. Tenho certeza que o pessoal aqui é inteligente o suficiente para entender isso Vou dar alguns exemplos para facilitar: quando uma mãe vê o filho subindo numa árvore e correndo o risco de cair e se machucar gravemente , ela pode dizer: “desce dai moleque ou vou te esganar”. Isso não significa que ela de fato o vá esganar. É uma força de expressão. Outro exemplo: A mãe chega na sala e descobre que alguém derramou coca-cola no sofá e grita “vou matar quem fez isso com meu sofá!” Significa que de fato ela vai matar alguém? Não! É apenas força de expressão.

    Assim, sendo aconselho a todos que vejam os dois lados antes de lutar pelo que for. Apoiar Bolsonaro ou Lula não te torna um idiota. O que te torna um idiota é apoiar cegamente um lado, sem nem sequer ouvir o outro. E quando digo ouvir, não é ler 1 ou 2 textos, ver 1 ou 2 vídeos. É se dispor a entrar no canal do político e analisar se todo aquele conteúdo tem verdade, honestidade e patriotismo ou se é apenas uma combinação de recursos para tentar se reeleger.

    • Lina Narimatsu

      putz bolsominion, quanta verborragia, dissonância cognitiva e diarreia mental, é isso o q vc chama de “verdade”? se forçar mais sai uma pedra de rim pela uretra entupida do teMERDA

      “1. Bolsonaro jamais disse que é contra distribuição de renda” (ronald reagan chateado) – E agora?!? como é q fica o mercado querendo puxar o bolçovômito pro lado liber(o)tário da força? Viram, ~liberais~? “Bolsonaro jamais disse que é contra distribuição de renda”, palavras de um próprio bolçominion, já podem parar de fingir que apoiam bolçomico por sua metaformose gradual num liberal inglês (risos)

      “2. Eleitores de Bolsonaro não o apoiam porque ele é antiPT ou porque não querem que os pobres ocupem o espaço dos mais ricos” (sic) – não, magina, não é por isso não, jamais, se o edinaldo falou então é verdade. “… daí já vemos que a lógica do autor está furada” – furada onde? ô estrupício! já vi q condiz com o eleitorado do bolçomerda sendo um típico analfabeto funcional; então presta atenção, animal: se o autor demostrou q a esmagadora MAIORIA do eleitorado pobre NÃO VOTA no bolçotário, a lógica do Edu tá furada onde? se manca otário, ng aqui é idiota igual os eleitores do bolsoasno não

      “Ele é contra o establishment corrupto que governa o país há décadas” (ooooh aécio, me deixa ser seu vice) – kkkkkkkkk nem vc acredita nisso: “oooooooh jbs, pode mijar, mas vcs vão doar 200 pau pra minha campanha, né? Depois é só eu desviar pro meu próprio partido q passarei ileso moralmente quando eles repassarem a mesma grana pra mim de volta” – JENIAL, né bolçominion? realmente, o mestre de vcs é muito LISOOOOO

      “Ele é a favor da ~família tradicional~ (lixo) e anti-globalismo” (sic) – vcs CÂNCERvadores nunca se cansam de serem caras de pau, incoerentes e hipócritas:

      “~fAmMíLiA trAdiCiUnáUu~” – sendo q o bolçomerda casou 4 vezes. Q interessante ter um adúltero divorciado (e q abandona a própria religião por puro oportunismo) como um baluarte da moral e dos bons costumes, não se fazem mais beatos como antigamente

      E q “globalismo” é esse, criatura? Fumou maconha estragada? Não conhece nem o conceito de “globalismo” defecado pelo seu mestre 2, olasno do c%ralho? Deus salve as mulheres, gays, negros e todos os seus respectivos movimentos altamente necessários pra trazer um mundo melhor, não para o bolçolixo e seus asseclas, ainda bem

      “não passa de força de expressão” – forçou tanto q aquela pedra de rim do teMERDA já saiu pelas vias encardidas da uretra presidencial. Vc acha mesmo q somos idiotas igual a vc e o resto do eleitorado demente do bolçomijo, né? Desde quando uma mãe ou pai (ou quem quer q seja) usa o verbo “torturar” como figura de linguagem? Desde NUNCA; seu palhaço, vc pensa q engana quem? mas claro, quando aperta no calo nada é literal, “é só brinks”, rsrs, bolçomico é muito brincalhão

      Assim sendo, te aconselho a ser menos cara de pau. Apoiar Bolsonaro te torna SIM um idiota, como provou esta publicação. Apoiar cegamente um lado, sem nem sequer ouvir o outro, é típico de um bolçominion, como se já não bastasse serem imbecis por outros motivos

  • Denise Vírgula

    Comprovado está. Ri muuuuiiiito

  • Denise Vírgula

    Com Lula o Brasil saiu da 12ª para a 5ª economia do mundo. Bolsonaro não passou nem pela entrevista da Mariana Godoy. Foi um vexame.

  • Denise Vírgula

    Não distorça os fatos. Há anos o desempenho dos alunos está ruim, porém nos governos Lula e Dilma o investimento em Educação passou de R$ 17 bilhões em 2002 para R$ 94 bilhões em 2013. Foi estabelecido o piso salarial nacional para os professores. Foram construídas escolas técnicas e criadas milhares de bolsas de estudo, etc.
    Não se muda 500. anos em 13. Ainda há muito o que fazer. Mas não será quem vota pela venda das nossas riquezas a preço de banana que irá fazer isso. 70% do pré-sal seria para investir em Educação, o que já havia sido decretado pela Dilma. A política que você defende está rifando as riquezas nacionais.
    Quanto à corrupção melhor ouvir o depoimento do Rodrigo Tacla Duran e ver os documentos que ele possui. A Lava Jato se uniu aos americanos para dilapidar o patrimônio nacional

  • ciro medeiros

    Essa história de dizer que o eleitorado com curso superior é o mais esclarecido é uma ilusão – a maioria desses cursos são de universidades privadas de baixíssima qualidade nas quais os pobres só não entram porque não podem pagar.

    Se realmente quer medir algum nível de esclarecimento, comece a dividir esse eleitorado mais escolarizado em graduados, mestres e doutores; duvido que a popularidade do Bolsonaro é alta entre os doutores; se dividir esse eleitorado mais escolarizado por universidade, separando as universidades públicas das privadas, diferenças devem ser encontradas também (Bolsonaro muito mais popular nas privadas)

  • Denise Vírgula

    As passagens para os EEEUU e a Europa podem ser parceladas no cartão de crédito.

    • Nigro

      Sou pobre não consigo

  • Mauro

    Você está escrevendo bobagem, porque a midia divulga a avaliação geral.Ela não divulga estratificada, separando o ensino público do privado.Quando se faz esta estratificação se v~e que o ensino público é muito melhor do que o ensino “pagou passou”.
    E se você vir entrevista do Cesar lattes e José Leite Lopes, dois dos maiores cientistas do mundo na época ( década de 50), dois físicos que estavam implantando laboratórios de física no Brasil, para o desenvolvimento tecnológioco, eles dizem que o maior gargalo do investimento científico no Brasil são as indústrias privadas, que não absorvem essa mão-de-obra mais inteligente e especializada.O empresário quer muito dinheiro, rápido e fácil.