‘Carminha’ discutirá prisão em 2ª instância por medo

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A presidente do STF, Cármen Lúcia, parece outra pessoa após ter descoberto que não terá como impedir que a Corte discuta a prisão após condenação em 2ª instância. Agora, está DESDIZENDO afirmações grandiloquentes que fez sobre o assunto. O que mudou? O Blog da cidadania vai explicar.

Poucos dias após o ex-presidente Lula ter sido condenado em segunda instância pelo TRF4, as atenções voltaram-se ao Supremo Tribunal Federal porque passara àquela Corte a única possibilidade de impedir a prisão de Lula concedendo-lhe um habeas corpus preventivo.

À época, “Carminha”, como é chamada pelos íntimos, dissera que entendia que discutir naquele momento a prisão após condenação em 2° instância, como defendem alguns ministros do STF, seria “apequenar” a Corte.

A imprensa publicou uma tonelada de matérias dando conta de que Carminha estava decidida a usar o seu poder de presidente do STF de estabelecer a pauta de discussões da Corte para prejudicar o ex-presidente Lula ao não colocar em pauta a discussão sobre prisão em segunda instância.

O Blog da Cidadania noticiou no domingo 18 que já tinha saído do poder de Carminha determinar se oi STF discutiria ou não algum caso que retirasse da 2ª instância a autorização para prender os que condenasse; a defesa de Lula no STF encontrou meio de obrigar a Corte a discutir o assunto.

De repente, porém, a presidente do Supremo se tornou outra pessoa. Em entrevista à rádio Itatiaia, humildemente tentou explicar a mãozinha que deu a Aécio Neves ao dar o voto de Minerva que garantiu impunidade ao tucano e o encontro furtivo com o multi investigado pelo STF Michel Temer.

Sobre Aécio, disse que não tem culpa sozinha de ele ter ficado impune porque não o acobertou sozinha – outros 5 ministros votaram com ela.

É pra acabar…

Sobre Temer, disse que se tratou, “apenas”, de um “encontro de  chefes de Poderes”, deixando de lado o fato de que o presidente está sendo investigado pelo STF e ela poderá vir a ter que julgá-lo, e que encontros protocolares costumam ser registrados na agenda oficial do presidente da República e na presidente do Supremo e esse encontro dos dois não foi registrado em parte alguma…

Mas a parte explosiva da entrevista foi quando – após a Corte ter ficado sem outra saída – ela disse que, agora, o STF está “pronto” para votar o habeas corpus de Lula porque se trata de “uma ação nobre porque lida com a liberdade” e “Todo e qualquer cidadão, desde uma liderança tão significativa, tão expressiva, tão importante como o ex-presidente, como qualquer cidadão, tem o direito de ser julgado”

Por que essa mudança de atitude de Carminha? Para não ser atropelada pela Corte, que irá votar a prisão em segunda instância com ela querendo ou não.

Mas também há um outro motivo. Ela acha que se a Corte discutir o habeas corpus específico de Lula, os ministros terão maior dificuldade em reverter a prisão após condenação em 2ª instância.

Carminha parece preocupada por esse tema ter saído de suas mãos. O que ela vai dizer pra Globo, agora?

Assista ao comentário em vídeo