Colunista da Folha inventa notícia sobre Lula e confessa que é invenção

denúncia, Todos os posts, Últimas notícias

Em uma época em que a história sobre “fake news” permeia a mídia corporativa, vale dar uma olhada em uma notícia escandalosamente inventada pelo experiente jornalista Elio Gaspari.

Até aí, nada demais. O jornal O Estado de São Paulo e a revista Veja inventaram, recentemente, notícia falsa sobre Lula, de que ele iria viajar para a Etiópia em janeiro, após seu julgamento no TRF4, para um evento da Fao (orgão da ONU que atua contra a fome no mundo) que não existia.

Após a farsa ser desmascarada, Veja e Estadão tiraram as matérias do ar sem nenhuma explicação.

Então qual é a novidade com a matéria do colunista Elio Gaspari, na edição do jornal deste domingo 25 de março? Primeiro vejamos a matéria.

Até aí, parece só mais uma daquelas matérias inventadas pela grande mídia que ninguém pode confirmar ou negar, então ela publica e fica por isso mesmo. Só que essa é diferente. O autor, ao fim do texto, admite que a matéria é inventada. Confira, abaixo, o último parágrafo da matéria.

Eu poderia dizer que Gaspari é pago pela Folha para inventar mentiras sobre os desafetos políticos do patrão e depois dizer que “Nada garante que isso seja verdade, mas, se for, faz sentido”…

Certo?