Consultoria diz que intervenção no Rio não ajudou Temer

Todos os posts, Últimas notícias

A intervenção federal no Rio de Janeiro foi o tema mais discutido nas redes sociais e na imprensa em fevereiro, A decisão do governo obteve elevada aprovação – 56% de positividade. Contudo, essa marca foi insuficiente para alterar a positividade do presidente Michel Temer que permanece em 2%.

A informação é da .Map – consultoria proprietária do Índice de Positividade Brasil (IP Brasil), índice composto pelo IP Política, IP Economia e IP Bem-Estar e elaborado a partir da análise de 1,2 milhão de posts publicados nas redes sociais e 250 artigos de formadores de opinião.

“O manifesto de apoio a uma medida firme contra a crise de segurança no Estado não vem, no entanto, em forma de ‘cheque em branco’ para o governo, que terá de mostrar resultados”, afirma Marilia Stabile, diretora-executiva da Map – Mapeamento, Análise e Perspectiva.

Ela explica que a sociedade apoia a ação e defende que “quem não deve não teme”, referindo-se às checagens realizadas pelas tropas militares às pessoas. “Ainda assim, está vigilante quanto a possíveis abusos, como em relação à revista de mochilas escolares de crianças das comunidades ou a uma suposta seletividade racial nessas abordagens.”

Embora a intervenção federal tenha registrado importante repercussão, com 56%, numa escala em que 100% é aprovação total do tema avaliado, outro indicador da .Map (IP Brasil Opinião que avalia todos os temas analisados) encerrou fevereiro com 35% de positividade.

Essa pontuação mantém o Brasil no limiar do nível de crise (30% de positividade) em que se encontra desde junho passado, na sequência da divulgação do áudio da conversa travada entre o empresário Joesley Batista, do grupo J&F, e o presidente Temer que foi parar no centro da Operação Lava-Jato.