Não dê bola aos desanimadores profissionais

Ativismo político, Destaque, Todos os posts

Neste momento, pior do que a perseguição a Lula são os “desanimadores profissionais”, que ficam nas redes sociais vertendo lamentações e prognósticos sobre o fim dos tempos por conta dessa mesma perseguição a Lula, como se fosse novidade.

A luta é dura, a perseguição é antiga e todos sabíamos aonde os golpistas queriam chegar. E sabíamos todos que eles tinham os meios de chegar.

A forma como os golpistas da mídia e da “justissa” usaram o que chamam de “lei” para condenar petistas e aliados ou ex-aliados do PT e poupar tucanos e seus aliados e ex-aliados, porém, é escancarada.

Todos enxergam, porém, que processos contra tucanos nem mesmo se arrastam enquanto os processos contra petistas voam – e contra Lula são supersônicos.

Só não vê quem não quer. E muitos não querem, claro. Mas a maioria está vendo. Essa é a razão pela qual as pesquisas mostram que a população ignorou solenemente as “condenações judiciais” de Lula e continua apoiando o ex-presidente.

Mas a razão pela qual sentir desânimo é bobagem e espalhar desânimo é burrice reside no fato de que agora é que a luta vai ficar boa para os democratas e progressistas porque o povo poderá, finalmente, se manifestar.

O desanimado profissional, porém, vai dizer que não vai ter eleição, que vão fraudar as urnas, que a direita vai vencer porque tem mais dinheiro…

Enfim, o desanimado profissional só vê um sentido na vida: reclamar.

Imagine você como seria a história da humanidade se tantos que lutaram pela dignidade humana e pela democracia tivessem ficado se lamuriando ante a escravidão, ante as ditaduras, ante a exploração dos trabalhadores…

A história da humanidade registra como o mundo se tornou melhor e mais justo ao longo dos séculos. Mas isso só foi possível porque as pessoas lutaram, perseveraram, caíram e levantaram em seguida.

Quando ouvir alguém se lamuriando e se dizendo desanimado, faça estas ponderações às pessoas. Se você é um dos que ficam espalhando desânimo, pare com isso. Encha-se de coragem e determinação e ajude a lutar para restaurar a democracia em nosso país.

Martin Luther King explicou em uma frase de valor inquestionável o que quero dizer:

“O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”.

Desânimo é a forma que encontramos de justificar a nós mesmos a omissão diante da luta. Se os desanimados tivessem vencido, a humanidade ainda viveria nas cavernas.

Este é o primeiro ano do resto de nossas vidas. O que acontecer no Brasil em 2018 traçará o destino deste país por pelo menos uma década ou duas. Muitos de nós nem terão tanto tempo assim de vida. Outros, terão envelhecido quando outros vierem fazer o que nós deveríamos estar fazendo: lutando.

Espalhe esta mensagem. Faça com que os prostrados se ergam, com que os chorosos enxuguem as lágrimas, com que os covardes entendam que o único medo justificável é o medo de perder sem lutar. Quem luta, nunca perde.