Novela termina como previsto e STF votará HC de Lula

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Conforme o Blog da Cidadania previu mil e uma vezes, o Supremo Tribunal Federal discutirá nesta quinta-feira, 22 de março de 2018, o pedido de habeas corpus preventivo para o ex-presidente Lula. A ministra Cármen Lúcia fez exatamente aquilo que jurou de pés juntos ao dono da Globo (que foi a Brasília pressionar o STF) que não faria. Como se diz comumente, ela “amarelou”. Fez isso por TEMER criar uma baita confusão.

A decisão de Carminha (apelido carinhoso que lhe é dispensado por seus pares) expôs como é ridículo o movimento midiático pedindo à presidente do Supremo que resistisse a fazer a coisa certa, ou seja, discutir um tema nobre, que envolve a liberdade de um ser humano, como disse a própria Cármen Lúcia.

Em entrevista recente a uma rádio, Carminha declarou que “habeas corpus têm preferência constitucional. É uma ação nobre, porque lida com a liberdade. Todo e qualquer cidadão, desde uma liderança tão importante como o ex-presidente como qualquer cidadão será julgado, ainda mais quando se tem um caso como este de tamanha envergadura”, reforçou

Poucos dias antes, páginas neofascistas da internet garantiam que Cármen Lúcia não faria o que fez. Quem mandou acreditarem nela?

O Blog da Cidadania bem que avisou. No domingo, 18 de março, publicou matéria que já avisava que, ao contrário do que diziam os Anta-gonistas da vida, ou Carminha iria amarelar ou o STF iria atropelá-la. Fosse como fosse, a Corte discutiria a questão porque a maioria dos ministros assim queria.

No dia seguinte, 19 de março, o Blog da Cidadania antecipou que Carminha havia “amarelado” e iria pautar o habeas corpus de Lula.

Por fim, há que explicar por que Cármen Lúcia desistiu, arregou, amarelou, sucumbiu, deu para trás. E é muito simples. Carminha se encontrou recentemente com um dos motivos que a fez ceder. Provavelmente o principal. Um motivo a se TEMER porque, após deixar a Presidência da República, vai ter que enfrentar a Justiça comum.

Mas há um outro fator a explicar por que Cármen Lúcia preferiu desistir e pautar o habeas corpus de  Lula, que não incluiu na pauta de março e abril, como se vê agora, por puro jogo de cena.

Para ela, os ministros do STF terão maior dificuldade em reverter a prisão em segunda instância usando o caso de Lula do que teriam se mudassem a jurisprudência usando a brecha brilhantemente encontrada pela defesa do ex-presidente Lula.

Enfim, agora está na mão do conjunto do STF. Essas pessoas têm vitaliciedade no cargo. Ou seja, não precisam se preocupar com a opinião pública. Mas, de fato, precisam. Alguns ministros podem vir a se acovardar diante de insultos em aviões e restaurantes, mudando de posição. Porém, se isso acontecer eles não poderão mudar a jurisprudência quando os casos de Aécio Neves e Michel Temer chegarem à segunda instância, se é que não serão abafados antes.

Porém, manter Lula preso e Aécio, Temer, Serra e Alckmin soltos vai tirar a paciência deste povo, que já anda mais do que curta.

*

Assista a reportagem em vídeo