Bovespa em queda, hoje, é boa notícia para a democracia

Todos os posts, Últimas notícias

O Ibovespa (índice da Bolsa de Valores de São Paulo) abriu em queda nesta quarta-feira 4 de abril de 2018, em meio à expectativa dos investidores no golpe de 2016 e do pretenso golpe de 2018 antes do julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) do pedido de habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por volta das 10h13, o principal índice da Bolsa recuava 1,78%, a 83.114 pontos. Ontem, o Ibovespa caiu 0,5%, para 84.623 pontos.

O desfecho do caso Lula vem gerando oscilações na Bovespa; quando a expectativa de prisão do ex-presidente aumenta, a bolsa sobe; quando cai a expetativa de prisão do ex-presidente, a bolsa cai.

É ilógico? É, claro. Segundo reportagem do portal UOL, a Fundação Getúlio Vargas publicou estudo que mostra que  “A ‘Era Lula’ foi a melhor fase da economia brasileira dos últimos 30 anos”. No período, todos os indicadores mostram que o país e seu povo ficaram mais ricos de forma mais igualitária. Ou seja: todos ganharam. Ricos e pobres. Isso torna a visão dos investidores em relação a Lula um processo cerebral absolutamente irracional.