Decisão do STF favorável a Maluf pode beneficiar Lula

Todos os posts, Últimas notícias

A coluna Painel da Folha informa que, enquanto o STF adia o debate sobre a possibilidade de decisões monocráticas de seus membros serem alvo de habeas corpus, avolumam-se na corte recursos desta natureza em favor de Lula.

Segundo o jornal, no último dia 9, por exemplo, o ministro Alexandre de Moraes foi sorteado para analisar HC contra a decisão de Edson Fachin de negar, no último sábado (7), pedido para evitar a prisão do petista.

A peça não foi feita por um advogado do ex-presidente. O autor é um advogado do Maranhão.

Relator do HC impetrado a favor de Lula, Moraes recebeu na terça-feira (10) a visita de Gilberto Carvalho e Luiz Marinho, aliados do petista, em seu gabinete. A audiência consta da agenda pública do ministro no Supremo. Gilmar Mendes também já esteve com interlocutores do ex-presidente.

A discussão sobre a faculdade de um ministro para cassar decisão de outro membro da corte está embutida no caso de Paulo Maluf, que está previsto para ser analisado na próxima quarta (18). O debate sobre a soltura de Antonio Palocci dominou as sessões do plenário do tribunal nesta semana.