Pesquisa Ipsos: carrasco de Lula desMOROna

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Barômetro Político é uma pesquisa mensal sobre imagem de personalidades políticas feita pelo Instituto Ipsos para o jornal O Estado de São Paulo. Dois dos personagens pesquisados sofreram influência da prisão do ex-presidente Lula: o próprio ex-presidente e o juiz Sergio Moro. Desde o ano passado, a popularidade de Lula subiu e a do juiz… DesMOROnou!

O jornal O Estado de São Paulo tentou esconder a edição deste mês da pesquisa Ipsos. Não divulgou a pesquisa em sua edição impressa e, na digital, publicou a pesquisa sob uma chamada que tirou o foco do principal fenômeno: o processos de desMOROnamento da imagem do carrasco de Lula, o juiz Sergio Moro.

Como se vê, o jornal chamou atenção para um movimento dentro da margem de erro do ex-ministro do Supremo Joaquim Barbosa enquanto que o fato mais importante revelado pela pesquisa é a continuidade da queda da popularidade de Moro.

Segundo a pesquisa Ipsos, de janeiro de 2017 a abril de 2018 a desaprovação a Moro disparou, indo de 22% para 49%, enquanto que a aprovação desMOROnou de 65% para 41%. Ao mesmo tempo, enquanto que a aprovação de Lula subiu de 31% para 42%, sua desaprovação despencou de 66% para 49%, igualando-se, hoje, à desaprovação de Moro.

Em termos comparativos, Lula acaba levando uma ligeira vantagem. Enquanto que ele e Moro têm 49% de desaprovação, Lula tem 42% de aprovação e Moro, 41%.

A verdadeira notícia, pois, é a de que o aumento do cerco a Lula, que culminou com sua prisão, não causou absolutamente nenhum prejuízo de imagem a Lula, enquanto que arrebentou com a imagem de Moro.

E há mais um dado interessante. De março para abril, após a prisão de Lula, a desaprovação ao ex-presidente caiu de 57% para 54%, enquanto que sua aprovação subiu de 41% para 42%; no caso de Sergio Moro, a aprovação caiu de 44% para 41% e a desaprovação subiu de 47% para 49%.

A que se deve isso? O normal seria a aprovação de Lula despencar e a de Moro subir. Um mandou prender e o outro foi preso. Um está sendo chamado de criminoso e o outro de super-herói, mas, para o povo, é o contrário.

Tudo isso se deve a um fato básico: nem Moro nem o TRF4 conseguiram explicar à sociedade brasileira qual é a prova de que Lula recebeu o tríplex do Guarujá como propina e, muito menos, o que foi que Lula fez para a empreiteira OAS para receber essa “propina” imóvel…

Quem tiver cérebro e inteligência dentro dele, entenderá qual será o efeito disso na  eleição presidencial deste ano e por que o Judiciário e a Mídia jogaram a Constituição no lixo para impedir Lula de se candidatar.

O problema, como o ex-presidente disse no dia em que foi preso, é que ele não é um ser físico, é uma ideia e, como tal, não conseguirão prendê-lo ou fazê-lo ser esquecido porque ele está livre como um pássaro e, devido aos sofrimentos impostos pelo golpe, presente como nunca nos corações e mentes do povo brasileiro.

Assista a reportagem em vídeo