PM expulsa petistas do local da prisão de Lula e deixa antipetistas soltarem fogos

Todos os posts, Últimas notícias

 

 

Matéria do UOL dá conta de que manifestantes contra e a favor de Lula em frente à sede da Polícia Federal em Curitiba Policiais atiraram bombas e balas de borracha contra apoiadores do ex-presidente no momento em que o helicóptero que o transportava pousou na sede da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso.

Segundo uma manifestante ouvida pelo UOL e que preferiu não se identificar, a ação partiu de policiais que estavam dentro do terreno da Polícia Federal, atrás de um dos portões que dão acesso ao local.

Do outro lado, militantes pró-Lula soltavam, naquele momento, rojões com fumaça vermelha para receber o ex-presidente.

O Dr. Rosinha, ex-deputado federal e presidente do diretório do partido no Paraná, disse que partiu da PF o início do confronto e que ninguém forçou as grades do portão.

“Não tinha ninguém forçando o portão. A PF que começou a jogar bombas”, afirmou.

A PF foi procurada pelo UOL, mas ainda não se manifestou.

Muito assustada, a manifestante disse não ter visto militantes tentando forçar a entrada na PF. Ela contou ter visto uma mulher ferida nas pernas por estilhaços de bombas.

Segundo o tenente Murilo Rotondo, do Corpo de Bombeiros, nove pessoas precisaram de atendimento médico, a maioria com escoriações e ferimentos leves.

Uma delas foi um policial militar agredido com um soco no rosto. Quatro crianças também estão entre as pessoas atendidas.

O tenente disse que os bombeiros não atenderam pessoas feridas por estilhaços de bombas ou balas de borracha.

Segundo a Bandnews, manifestantes tentaram invadir a superintendência forçando portões e grades do local, depois houve bombas de efeito moral e policiais conseguiram dispersar os manifestantes apenas se aproximando com escudos.

A Justiça do Paraná determinou que os manifestantes não permaneçam no entorno da sede da Polícia Federal em Curitiba. O pedido foi feito pela prefeitura da capital paranaense.

O juiz Ernani Mendes Silva Filho justificou a decisão para “evitar confrontos que podem levar a dezenas de feridos e depredação do patrimônio público e privado”.

Assim que o ex-presidente desceu as escadas, o lado dos manifestantes favoráveis à prisão do petista iniciou uma série de disparos de fogos de artifícios, deixando o céu de Curitiba com cara de Ano-Novo. Eles gritavam “Lula na cadeia em Curitiba”.

Na sequência, começaram a executar a música “Que País É Esse?”, do grupo Legião Urbana, e o Hino Nacional.

Em cerca de dez minutos, o grupo já havia dispersado. Antes, os policiais militares que faziam a segurança nesse ponto partiram em disparada rumo ao local em que estavam os apoiadores do petista [e atacaram]