Empresários querem #LulaLivre contra fuga de capital

Destaque, Reportagem, Todos os posts

O STF se acovardou e ninguém mais acredita que essa Corte pusilânime respeitaria a Constituição, mas o jornal O Estado de São Paulo divulgou que julgamento de recurso da defesa do ex-presidente na próxima 5ª-feira tem possibilidade concreta de colocá-lo em liberdade. E a causa disso vem dos grandes empresários, por incrível que pareça.

A versão destra de que Lula pode ser solto a qualquer momento surgiu no jornal O Estado de São Paulo e, também, na boca sempre loquaz do ministro do STF Gilmar Mendes.

No Estadão, quem abordou a questão foi a colunista tucana Eliane Cantanhêde, que enxerga “risco de Lula ser solto” na decisão do ministro do STF Edson Fachin – quem negou primeiro o habeas corpus a Lula em março – de submeter recurso dele contra a prisão ao que a Corte chama de “plenário virtual”

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,lula-solto,70002296689

Trocando em miúdos: em vez de se reunirem no Plenário do STF, os cinco ministros da segunda turma, que avaliará o recurso de Lula, deliberarão por escrito sobre o pedido da defesa do ex-presidente para que ele seja libertado.

Para a colunista ligada ao PSDB, por escrito ficaria mais fácil de os ministros da 2ª turma do Supremo libertarem Lula sem se exporem a um suposto “desgaste” de libertá-lo em uma sessão transmitida pela tevê.

A votação virtual, por escrito, foi aberta na última sexta-feira e vai até a próxima quinta-feira, com o anúncio do resultado no dia seguinte. Depois disso, os votos estarão abertos.

A colunista em questão diz que o voto escrito é muito diferente de voto com a cara, voz e expressões faciais dos ministros. Assim, ficaria mais fácil de os ministros, segundo ela, cederem à terrível perversão que é uma vontade irrefreável que teriam de soltar Lula.

Observação: estou com o modo irônico ligado…

Outra fonte que acha que Lula pode ser solto a qualquer momento é o ministro do STF Gilmar Mendes. Ele disse mais ou menos a mesma coisa que a colunista do Estadão.

Gilmar declaro declarou que Lula pode deixar a prisão. “Um magistrado do Supremo pode conceder habeas corpus caso considere que alguém sofre uma injustiça.”

Segundo Gilmar, no próximo dia 10 o STF deve divulgar o resultado do julgamento virtual de um recurso da defesa de Lula contra a prisão imposta por Sergio Moro e a 2ª turma é majoritariamente “garantista”, ou seja, segue mais fielmente a Constituição. E, seguindo a Constituição, a soltura de Lula é OBRIGATÓRIA.

O fato é que a repercussão negativa da prisão de Lula e dos ataques violentos da extrema direita ao PT estão tirando o Brasil do mapa dos negócios mundiais. Já considerado um pais com democracia claudicante, o Brasil começa a perder investimentos e respeito internacional. O empresariado, pois, quer #LulaLivre para segurar investimentos no país.

Assista a reportagem em vídeo.