Lula é hoje único tema político que interessa

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Há duas razões para que as discussões políticas tenham se circunscrito quase que exclusivamente a Lula. A primeira, é a de que tudo que vier a ocorrer na política do país dependerá do que o PT fará com o capital político do ex-presidente; a segunda, a de que a esquerda sabe que parar de falar em Lula será jogar o país em uma rota imprevisível e perigosa.

Ninguém nunca perguntou ao Blog da Cidadania por que fala tanto de Lula porque todos sabem que o ex-presidente é o único tema que interessa, já que a eleição presidencial de 2018 será moldada pela decisão da Justiça sobre se ele poderá ser candidato e, também, sobre a decisão dele sobre quem apoiará se não puder se candidatar.

Minhas amigas e meus amigos, desde 2005 comento e divulgo, pública e diariamente, opiniões, informações e notícias sobre a política brasileira. Mas acompanho a política, dia a dia, desde 1973. Nos últimos 45 anos, nunca vi uma apatia política igual.

Só existe um assunto político que interessa hoje aos brasileiros: Lula. Nenhum outro candidato empolga de verdade. Nem Bolsonaro e seu séquito de débeis mentais que acham que colocar uma arma na mão de cada brasileiro fará bandidos fugirem apavorados de medo de velhinhas com um 38 na mão empolga como Lula – o candidato fascista tem pouco mais da metade das intenções de voto do ex-presidente.

Isso ocorre porque as pessoas não acreditam em nenhuma outra solução…

A nova pesquisa CNT/MDA mostra que o eleitorado se dividiu em dois grupos: 29,6% dizem que anularão o voto ou votarão em branco; 16,1% estão indecisos. Juntos, os dois grupos chegam a 45,7% do eleitorado. Somando-se os três candidatos mais bem colocados em cenário sem Lula—Bolsonaro, Marina e Ciro—, temos 38,5% do eleitorado.

Outro dado da pesquisa CNT que mostra que o povo só vê um caminho, Lula, é sobre o segundo turno da eleição presidencial de 2018. Enquanto Lula chega a cerca de 45% dos votos válidos, Bolsonaro não passa de cerca de 25%.

O eleitor está desalentado e só a existência de Lula, mesmo preso, impede que a eleição presidencial seja decidida pelos fanáticos violentos que querem eleger um candidato para quem a violência e o preconceito são soluções para tudo.

Então, quem quiser falar de outro assunto de política, fique à vontade. Mas o que disser vai interessar a muito pouca gente, pois o único assunto que interessa é o que Lula e o PT farão com esse capital eleitoral gigantesco do ex-presidente e que, com ele concorrendo ou não, pode tirar o Brasil do buraco ou jogá-lo em um buraco ainda mais fundo do que o atual.

Assista a reportagem em vídeo