Lula sobe, Bolsonaro empaca e Alckmin despenca no Ibope

Todos os posts, Últimas notícias

Pesquisa Ibope para a corrida presidencial divulgada nesta quinta-feira (28) mostra, em um cenário sem a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o pré-candidato Jair Bolsonaro (PSL) com 17% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (Rede) 13%.

Eles estão tecnicamente empatados, no limite da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.No cenário em que o nome de Lula foi testado, ele lidera a pesquisa com 33% (leia abaixo).

Quando o nome do ex-presidente não pareceu, o Ibope testou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT).Ainda no cenário sem Lula, Ciro Gomes (PDT) aparece com 8%, e Geraldo Alckmin (PSDB), com 6%, também empatados tecnicamente.

Na quinta posição aparece Álvaro Dias (Podemos) com 3%, seguido pelo ex-presidente Fernando Collor (PTC), com 2%, e por Haddad, também com 2%.

Collor anunciou a desistência da candidatura esta semana, quando a pesquisa já tinha sido realizada.Os outros nove pré-candidatos ficaram com 1% cada um: Manuela D’Ávila (PCdoB), Rodrigo Maia (DEM), Flávio Rocha (PRB), Guilherme Boulos (PSOL), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo), João Goulart Filho (PPL), Levy Fidelix (PRTB).

Os candidatos Aldo Rebelo (SDD), Paulo Rabello de Castro (PSC), Guilherme Afif (PSD) e Valéria Monteiro (PMN) não atingiram 1% das intenções de voto na pesquisa. Ao todo, 33% disseram que votariam em branco e nulo.

Outros 8% disseram não saber ou não responderam.Lula lidera com 33%No cenário em que o ex-presidente Lula foi testado como o pré-candidato do PT, ele lidera com 33% das intenções de voto.

Nesse cenário, Bolsonaro tem 15%, Marina, 7%, Ciro e Alckmin, 4%, e Álvaro Dias, 2%. Aparecem com 1% cada um os pré-candidatos João Amoedo, Manuela D’Ávila, Fernando Collor, Flávio Rocha, Levy Fidelix e João Goulart Filho.

Lula foi condenado em segunda instância na Operação Lava Jato, hipótese que o enquadra na Lei da Ficha Limpa, o que, em tese, impediria sua candidatura.Essa análise deverá ser feita pela Justiça Eleitoral no momento do pedido de registro da candidatura, que tem prazo final em 15 de agosto.

O PT tem afirmado até o momento que Lula é o candidato do partido.Esta foi a primeira vez que o Ibope realizou uma pesquisa de intenção de voto para as eleições presidenciais deste ano.

O levantamento foi contratado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).A pesquisa feita entre os dias 21 e 24 de junho e entrevistou 2.000 pessoas em 128 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-02265/2018.