Povo OBRIGOU STF a não censurar Lula

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A notícia de que o ministro do STF Ricardo Lewandowski autorizou Lula a dar entrevistas se soma à notícia de que a Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, não recorrerá da decisão. Até porque, não adianta mais. Mesmo com Lula censurado, o povo apoiou o candidato dele, Haddad. O STF só suspendeu a censura porque o povo a tornou inútil.

Cerca de dois meses atrás, a juíza federal Carolina Moura Lebbos, responsável pela execução da pena do ex-presidente Lula, negou pedidos de cinco veículos de comunicação para entrevistar e sabatinar o ex-presidente dentro da prisão.

No despacho, a magistrada argumentou não ser possível assegurar a Lula as mesmas condições garantidas a cidadãos em liberdade porque, “pela Lei da Ficha Limpa”, sua situação se identificava com o status de “inelegível”.

Na verdade, a decisão da juíza teleguiada por Sergio Moro constituiu parte do golpe que começou em 2016 e culminou com a prisão ILEGAL do ex-presidente Lula.

E isso fica bem claro na caudalosa decisão do ministro Lewandowski revogando a proibição política que, em vez de visar a lei, buscava interferir no processo eleitoral de forma a impedir que o PT e seu candidato à Presidência, Fernando Haddad, desfrutassem do capital político do partido, expresso no apoio da sociedade a Lula.

Diz Lewandoski

Não há como se chegar a outra conclusão, senão a de que (…) ao censurar a imprensa e negar ao preso [Lula] o direito de contato com o mundo exterior, sob o fundamento de que ‘não há previsão constitucional ou legal que embase direito do preso à concessão de entrevistas ou similares’ viola frontalmente o que foi decidido na ADPF 130/DF”.

Note-se que Lewandowski chamou a censura a Lula de censura. E é isso o que estava acontecendo. A própria imprensa antipetista notou o abuso que era o Judiciário permitir a qualquer criminoso confesso que falasse à imprensa e proibir que um ex-presidente da República amado pela população fosse censurado.

Agora, Lewandowski pôs os pingos nos is.

Essa autorização era impossível de ser obtida há dois meses. Por isso, a campanha eleitoral em primeiro turno já quase acabou e só agora Lula poderá falar à esmagadora maioria dos brasileiros que o apoia e queria que voltasse a governar o Brasil.

Não vamos nos enganar: o STF só permitiu a Lula falar à imprensa e ao país porque os golpistas sabem que não adiantou censurá-lo. O povo brasileiro, ao vir apoiando o candidato de Lula, Fernando Haddad, da forma como vem apoiando, mostrou sua força a um judiciário que ficou de quatro para os golpistas.

O povo brasileiro, apoiando Haddad como vem apoiando, deu um recado de que a correlação de forças no Brasil vai mudar ano que vem e esse Supremo Tribunal Federal covarde, que se encolheu quando o comandante do Exército ameaçou a Corte para não dar habeas corpus a Lula, já percebeu que, como diz a Constituição, todo poder emana do povo.

Confira a reportagem em vídeo