Investigado na Máfia da Merenda comandará o Procon no governo Doria

Todos os posts, Últimas notícias

Governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB) confirmou nesta terça-feira (4) que o deputado estadual Fernando Capez será o diretor da Fundação Procon, entidade vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, que fiscaliza as relações entre empresas e consumidores.

“Vai comandar o Procon no nosso governo. Resposta clara e objetiva. Já foi convidado, já aceitou, e será o presidente do Procon”, disse Doria.

Ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Capez foi um dos investigados na chamada Máfia da Merenda e denunciado pelo Ministério Público estadual por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O dinheiro desviado do Estado – cerca R$ 1 milhão, equivalente a 10% dos contratos – teria sido usado no pagamento de despesas da campanha de 2014 do tucano, inclusive dívidas que ficaram pendentes até 2015, segundo o MP.

O processo, no entanto, foi trancado pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) e a investigação suspensa depois que a defesa do deputado alegou coleta ilícita de provas.
Mobilizada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público de São Paulo, a Operação Alba Branca, para apurar desvios e fraudes na compra de suco para a merenda escolar em São Paulo, veio a público em 19 de janeiro de 2016, quando membros da Coaf (Cooperativa Orgânica Agrícola Familiar), de onde partiu a investigação, acusaram políticos de receber propina para liberar contratos com o governo e municípios.

Detidos, os então integrantes da Coaf disseram em depoimento que, nos contratos relativos ao Estado (de R$ 11,4 milhões), a propina foi negociada com ex-assessores do gabinete de Capez (PSDB). À epoca, todos negaram participação em crimes.

Da Forum