Almoço com embaixadores da Itália e Bolívia divulgado pelo Itamaraty nunca ocorreu

Todos os posts, Últimas notícias

O Ministério das Relações Exteriores divulgou na manhã desta segunda-feira um almoço do chanceler Ernesto Araújo com os embaixadores da Bolívia e da Itália no Brasil e foi desmentido pelos dois países, envolvidos no caso Césare Battisti. O evento foi realizado no Ministério da Defesa e, além de Araújo, contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro, que não havia divulgado o almoço em sua agenda oficial.

Por telefone, a embaixada da Itália no Brasil informou que o embaixador Antonio Bernardini não estava no país e a embaixada da Bolívia informou que o embaixador José Kinn Franco não foi informado sobre o almoço, que terminou por volta das 14h. A própria assessoria de Bolsonaro também não havia informado sobre sua participação no almoço, que só foi confirmada depois de o presidente deixar o Palácio do Planalto. A assessoria do Ministério da Defesa, por sua vez, também não divulgou nada sobre o almoço, e na agenda do ministro Fernando Azevedo e Silva divulgada no site da pasta só constava para esta segunda uma reunião com os comandantes do Exército e da Marinha e do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.

Dentre os ministros presentes, Ernesto Araújo foi o último a chegar no encontro. Depois que o evento já havia começado, o Ministério das Relações Exteriores atualizou a agenda em seu site e excluiu o nome dos embaixadores da Itália e da Bolívia do encontro. O embaixador boliviano teria reunião no Planalto no final da tarde, o que ainda não está registrado na agenda de Bolsonaro. Battisti foi preso na Bolívia e embarcou diretamente para a Itália, onde cumprirá prisão. O governo brasileiro chegou a divulgar que ele passaria pelo Brasil antes do destino final, o que não ocorreu.

Do O Globo