Menino da periferia é aprovado no Bolshoi e internet se une para ajudar nos custos

Todos os posts, Últimas notícias

Deu certo. Em dois dias, a família de Jonathan de Araújo Santos, de 9 anos, conseguiu arrecadar fundos suficientes para que ele possa estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, em Santa Catarina.

A campanha repercutiu com força nas redes sociais e para se ter ideia da mobilização, os familiares do pequeno baiano conseguiram o dobro da meta prevista da vaquinha. Bora baêa!

Jonathan mora no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador. Dia 21 de janeiro ele embarca ao lado da mãe, Denize Araújo Santos e a irmã Samanta, de 14 anos, para Joinville (SC), onde vai morar pelos próximos oito anos. Beatriz, irmã mais velha de 18 anos e o pai, o policial militar Josué do Santos, 53, permanecem na capital baiana.

O caminho para a realização do sonho foi difícil. Tendo em vista que balé não é um meio associado aos negros e pessoas com baixo poder aquisitivo, Jonathan e sua família enfrentaram sérias dificuldades para atingir os objetivos. Josué pegou empréstimos e milhas aéreas com amigos para bancar as duas etapas das seletivas do Balé Bolshoi no Sul do país.

vaquinha surgiu a partir da Associação Classista de Educação e Esporte (ACEB), que lançou a campanha de financiamento coletivo na segunda-feira (7). Clica aqui para contribuir. A meta era de R$ 10 mil, mas até o meio da semana, a família tinha R$ 18 mil na conta.

“Eu estou muito feliz, maravilhada com essas pessoas tão boas que estão ajudando um brasileiro a conquistar o mundo, um sonho do Jonathan que já é nosso, falou”, disse toda orgulhosa a mãe Denize ao jornal O Globo.

Flexibilidade e talento

A relação de Jonathan com o balé é recente. Antes de agosto do ano passado, o garoto nunca tinha tido contato com a dança. Tudo se transformou quando acompanhou os pais e a irmã de 14 anos numa seleção de canto no mesmo hotel que abrigou seleções para escolas como o próprio Bolshoi.

“Eram muitas crianças, Salvador em peso. Nosso objetivo inicial só era levar Jonathan para que ele não ficasse em casa, mas, ao chegar lá, vimos que ele tinha a idade e o corpo ideal. Decidimos tentar”, recordou ao Correio da Bahia o pai Josué.

Jonathan fez alguns testes e impressionou a banca de 10 professores pela flexibilidade. E sem ficar nervoso, viu? “Eu fiz tudo certinho, como eles mandaram. Estou animado e aprendendo balé, não sabia nada antes”, relatou com a timidez natural de uma criança.

Ele a a irmã já estão matriculados em escolas catarinenses e a família de malas prontas. A Escola de Teatro do Bolshoi foi fundada há 19 anos e é a única filial do celebrado teatro russo.

De Hypeness