Senador republicano sugere que Trump reabra governo e presidente rejeita

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (14) que não aceita a proposta do senador republicano Lindsey Graham de reabrir o governo federal por um período curto, para permitir a retomada das negociações sobre a segurança na fronteira com o México. O presidente deu a declaração quando deixava a Casa Branca para uma viagem à Louisiana.

No domingo (13), Graham, considerado um estreito aliado do presidente, fez um apelo a Trump para colocar fim à paralisação parcial do governo que completa 24 dias hoje. O senador republicano defende um projeto de lei para reabrir as agências paralisadas por três semanas.

Por culpa de Trump

Durante o fim de semana, uma nova pesquisa nacional mostrou que aumenta a parcela dos americanos que culpam mais o presidente do que os democratas pelo impasse que mantém parte do governo federal paralisado desde 22 de dezembro. De acordo com a pesquisa ABC News/Washington Post, 53% dos entrevistados disseram que Trump e os republicanos são os principais responsáveis pela paralisação, com 29% culpando os democratas. Apenas 24% dos entrevistas apoiam a afirmação de Trump de que existe uma crise na fronteira com o México e 66% disseram que são contra o presidente declarar uma emergência nacional para financiar o muro.

Trump tem declarado que mantém, como opção para o impasse, declarar emergência nacional, se não conseguir fechar um acordo com o Congresso para incluir US$ 5,7 bilhões no orçamento para financiar a construção do muro. O mandatário americano disse que, por enquanto, não é seu desejo usar o dispositivo.

Do Valor Econômico