Condenação pode dar a Lula Nobel e liberdade

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A Globo afirma que ministros do STF acham exagero o que estão fazendo com Lula e podem libertá-lo. Jornal espanhol diz que, segundo o cabeça de um grupo de ganhadores do Nobel da Paz, as chances de Lula aumentaram com a segunda condenação. Revista jurídica especializada critica condenação do ex-presidente: “falta ato de ofício”. A hora está chegando…

Segundo o portal UOL, “Lula está revoltado, mas não abatido” com a segunda condenação dele pela Justiça de Curitiba, perpetrada sob influência do ex-juiz e ministro Sergio Moro e do presidente Jair Bolsonaro.

O ex-presidente tem razões para não se deixar abater. Justamente porque, como afirma o insuspeito jornalista Reinaldo Azevedo, essa condenação do caso do sítio de Atibaia era mais do que esperada.

Vale a pena ler um trecho do artigo do criador do termo “petralha” e um dos mais notórios antipetistas de que se tem notícia no Brasil.

“(…) Essa condenação era certa como a luz do dia. (…) Assim, não havia como ter outro desfecho. Porque Lula está sendo julgado pelos mesmos critérios e pela mesma, vamos dizer, escola de pensamento. Ainda que a juíza visse algum vício — e creio que não veja —, tomaria a decisão que tomou porque tal decisão jogaria luzes na condenação assinada por Sérgio Moro. Assim, e nos estritos termos da minha consideração, Lula já estava condenado antes mesmo de ser julgado. Resta saber se essa, vá lá, escola de julgamento e condenação vai vigorar também para os varões e varoas de Plutarco do bolsonarismo (…)”

A revista especializada em Direito “Consultor Jurídico”, por sua vez, diz que a segunda condenação de Lula em menos de um ano foi criticada por especialistas ouvidos pela ConJur “devido à frágil argumentação”.

O jurista Lenio Streck disse que a juíza Gabriela Hardt “completou” as provas que faltavam. Além disso, disse que a pena é descomunal e que se Lula “tivesse matado alguém, a pena seria menor”.

Ainda segundo o Conjur, o criminalista Antonio Carlos de Almeida Castro criticou o fato de o processo ser julgado por uma juíza do Paraná e insinuou que Lula não teve um “julgamento justo” e que seu processo pode ser anulado mais adiante.

A advogada Vera Chemim disse à revista Consultor Jurídizo que até acredita que Lula possa ser culpado, mas afirma que não se conseguiu provar que o sítio seria dele.

Já o jornal Extra, pertencente às Organizações Globo, diz que ministros do STF acha que estão exagerando com Lula e que haveria uma tendência na Corte de dar a ele regime semiaberto ou prisão domiciliar, até por conta da idade avançada – caminhando para os 80 anos.

Por fim, o líder de um grupo de ganhadores do Prêmio Nobel da Paz que quer que Lula ganhe o prêmio neste ano, Adolfo Perez Esquivel, escritor argentino, disse ao jornal espanhol Público que a perseguição a Lula pode dar o prêmio a ele. Lembrou que isso aconteceu com Aung San Suu Kyi, de Myanmar, que após ser condenada ganhou o Nobel da Paz de 1991.

Links das fontes

https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2019/02/07/lula-sentenca-atibaia-advogado-pf-curitiba.htm

https://www3.redetv.uol.com.br/blog/reinaldo/condenacao-de-lula-1-ex-presidente-ja-estava-condenado-por-um-jeito-de-ver-o-direito-antes-do-julgamento-e-o-mesmo-do-triplex/

https://www.conjur.com.br/2019-fev-07/condenacao-lula-volta-dispensar-ato-oficio

https://extra.globo.com/noticias/brasil/stf-pode-conceder-regime-semiaberto-lula-mesmo-com-nova-condenacao-23433224.html

https://www.publico.es/internacional/entrevista-adolfo-perez-esquivel-dar-nobel-paz-lula-seria-importante-sacarle-carcel.html