É falso vídeo de ‘soldado israelense’ resgatando bebê em Brumadinho

Todos os posts, Últimas notícias

Circula nas redes sociais vídeo em que um soldado chora ao resgatar um bebê recém-nascido. Na legenda, é “informado” que esse homem é israelense e que a vítima teria sido “tirada da lama” de rejeitos da barragem que rompeu em Brumadinho (MG) na última sexta-feira (25).

Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Foram os equipamentos israelenses que tiraram da lama a criança com vida. E o choro de um soldado israelense não comove essa raça que se instalou e gangrenou o nosso país”
Legenda de vídeo que foi publicado no Facebook e que até as 19h15 do dia 29 de janeiro de 2019 já tinha sido compartilhado mais de 1,3 mil vezes

O vídeo analisado pela Lupa é de 2016, foi registrado na Síria, e o soldado que chora não é israelense. Trata-se de um socorrista sírio que resgatou um bebê vivo nas ruínas de um local que havia sido bombardeado. O vídeo foi publicado pela conta da emissora de televisão americana ABC no dia 30 de setembro de 2016. Veja a seguir:

Também é possível reparar a partir dessa gravação que o personagem do vídeo não é do exército de Israel. O emblema de seu uniforme está escrito em alfabeto árabe, não hebraico, e mostra um mapa da Síria.

Do Yahoo