EUA chantageiam militares venezuelanos para que apoiem o golpista Guiadó

Todos os posts, Últimas notícias

Em sua primeira participação no Grupo de Lima, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, fez ameaças aos militares que mantêm Nicolás Maduro no poder na Venezuela. “Todas as opções estão na mesa. Para quem apoia Maduro, tenho um recado do presidente [Donald] Trump: Vocês podem apoiar a oferta generosa de anistia do presidente interino, Juan Guaidó, e viverem no seu país em paz. Mas, se mantiverem o apoio a Maduro, não encontrarão saída fácil. Vocês perderão tudo e serão responsabilizados”, disse Pence, em reunião em Bogotá, na Colômbia.

“Façam a escolha certa por suas famílias e fiquem ao lado de Guaidó”, destacou Pence. O vice de Trump agradeceu ainda Brasil e Colômbia pelo apoio nas ações na fronteira para a entrada de ajuda humanitária e anunciou ainda US$ 56 milhões para os países “aliados” que apoiam a pressão contra Maduro. Pence pediu ainda para que os países latinos congelem os ativos da PDVSA, a petrolífera estatal venezuelana, e passem o controle destes ativos para Guaidó.

Em relação às ameaças de Maduro contra a Colômbia, o recado de Pence foi direto, afirmando que o país é o parceiro mais importante dos EUA na região e advertindo que que os Estados Unidos agirão em caso de qualquer ameaça à soberania ou segurança da Colômbia. Ele confirmou ainda a aplicação de sanções econômicas aos governadores que bloquearam, no fim de semana, a entrada de ajuda humanitária.

“O socialismo está morrendo, e a liberdade, a prosperidade e a democracia renascem diante de nossos olhos. O presidente Trump me pediu para transmitir uma mensagem ao presidente Guaidó: estamos com você e estaremos até que a liberdade e a democracia voltem”, afirmou Pence.

Chavistas “dançam sobre túmulos de indígenas”, diz Guaidó

Em seu discurso, o autoproclamado “presidente”, Juan Guaidó, afirmou que a reunião do Grupo de Lima foi feita “para agir claramente na recuperação da democracia na Venezuela e em respeito pelos direitos humanos. Hoje o regime de Maduro acha que o bloqueio da ajuda humanitária foi uma conquista, eles cantam a vitória. Dançam em Caracas em tumbas de povos indígenas”, em referência aos mortos na fronteira.

“Em um dia, o mundo viu o que a Venezuela vem sofrendo há anos, de maneira vil e sádica, quando comida e remédios são queimados diante de pessoas famintas e que precisam de remédios. A boa notícia é que a Venezuela resistiu”, disse Guaidó.

Do UOL