Movimento negro protesta em shopping em SP

Todos os posts, Últimas notícias

Entidades ligadas ao movimento negro realizaram uma manifestação dentro do shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo, na noite desta quarta-feira (27).

A ação protestou contra o recente episódio em que o centro de compras procurou a Justiça para obter uma autorização polêmica: apreender crianças e adolescentes em situação de rua dentro de suas dependências.

A juíza Mônica Gonzaga Arnoni, da Vara da Infância e Juventude do Fórum Central Cível de São Paulo, indeferiu integralmente os pedidos por falta de embasamento legal.

O ato contou com representantes de grupos como Rede de Proteção e Resistência Contra o Genocídio, Uneafro Brasil,  Movimento Meninos e Meninas de Rua e Movimento População de Rua e terminou por volta das 20h30.

Segundo Douglas Belchior, da Uneafro, uma advogada do shopping disse aos manifestantes que o estabelecimento não irá recorrer da decisão e que marcará um encontro para receber representantes dos movimentos negros.

“Nós também exigimos uma reparação”, afirma Belchior. “Esse ato é para evitar que o que aconteceu no Extra [quando um segurança matou uma pessoa enforcada dentro do mercado] e na Caixa [quando um homem negro foi imobilizado por um segurança e expulso da agência] volte a ocorrer. Se a gente não reagir em força, é o que vai acontecer.”

Da FSP