Principais telejornais da TV aberta noticiaram vazamento de áudios de Bolsonaro e Bebianno

Todos os posts, Últimas notícias

O vazamento de áudios de mensagens trocadas entre Jair Bolsonaro e Gustavo Bebianno foi notícia nos principais telejornais de todas as emissoras de TV aberta nesta terça-feira (19). Mas um dos pontos principais, a menção à Globo como “inimiga” do presidente, foi ignorado por alguns dos concorrentes – só Record e Band citaram este áudio.

SBT, RedeTV! e Band também não fizeram qualquer menção à preocupação de Bolsonaro com “a mensagem” que iria passar “para as outras emissoras” o encontro que Bebianno havia agendado com um executivo da Globo.

No total, os telejornais “SBT Brasil”, “Jornal da Band”, “RedeTV! News” e “Jornal da Record” dedicaram 18 minutos ao assunto, menos tempo que o “Jornal Nacional”, em duas reportagens, usou para tratar do caso (20min41).

Ao exigir que o então ministro da Secretaria-Geral de governo cancelasse uma reunião agendada com Paulo Tonet Camargo, vice-presidente de relações institucionais do Grupo Globo, o presidente disse:

“Gustavo, o que eu acho desse cara da Globo dentro do Palácio do Planalto? Eu não quero ele aí dentro. Qual a mensagem que vai dar para as outras emissoras? Que nós estamos se aproximando da Globo. Então não dá para ter esse tipo de relacionamento. Agora… Inimigo passivo, sim. Mas trazer o inimigo para dentro de casa é outra história. Pô, cê tem que ter essa visão, pelo amor de Deus, cara. Fica complicado a gente ter um relacionamento legal dessa forma porque cê tá trazendo o maior cara que me ferrou – antes, durante, agora e após a campanha – para dentro de casa. Me desculpa. Como presidente da República: cancela, não quero esse cara aí dentro, ponto final. Um abraço aí.”

O “Jornal Nacional”, da Globo, dedicou duas longas reportagens ao assunto. Na primeira, de 15min36, mostrou os principais trechos das gravações. Na segunda, de 5min06, tratou da repercussão do caso no Congresso.

O “Jornal da Record” falou do caso por 4min53. “Nas conversas dá pra perceber que o presidente perdeu a confiança no ex-aliado”, diz o apresentador Celso Freitas. “As mensagens revelam descontentamento do presidente Jair Bolsonaro com a postura do ex-aliado. Bebiano marcou um compromisso com um executivo do Grupo Globo sem consultar o presidente”, acrescentou o repórter.

No “Jornal da Band”, o apresentador Fábio Pannunzio observou que o vazamento dos áudios “acabou tornando público o desgaste que levou à exoneração do ex-secretário-geral da Presidência”. A reportagem, de 7min06, tratou também da reforma da Previdência, cujo projeto deve ser apresentado nesta quarta-feira ao Congresso.

No “SBT Brasil”, que dedicou 3min28 ao assunto, “as gravações mostram o desentendimento entre os dois”, como disse a apresentadora Raquel Sheherazade. No “RedeTV!News”, o que tratou mais rapidamente do caso, por apenas 2min43, “os áudios demonstram que a relação entre eles estava insustentável”.