Lula diz à BBC que junho de 2013 iniciou o golpe

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Na noite de sexta-feira 10/5, o canal fechado BBC World News exibiu trechos de entrevista de Lula ao jornalista Kennedy Alencar durante reportagem da emissora sobre o ex-presidente. Lula afirmou que os protestos de junho de 2013 foram parte de um golpe que derrubaria Dilma e o colocaria na prisão. Agora, pela boca de Lula, o mundo sabe o que houve no Brasil

A apresentação de Lula na BBC começa com imagens de um discurso em que ele denunciava o preconceito de classe social no Brasil a uma das muitas multidões que acompanhavam seus discursos durante sua trajetória.

Mais adiante, o programa mostra a projeção do Brasil diante do mundo durante a era Lula, com a célebre homenagem de Barack Obama ao ex-presidente brasileiro durante reunião de cúpula de que vários mandatários participavam.

Eis que o vídeo corta para as manifestações de junho de 2013 e, em seguida, mostra Lula sendo preso, em abril de 2018.

O corte seguinte é para a posse de Jair Bolsonaro, em 1º de  janeiro deste ano. O locutor diz, em inglês, que, hoje, o Brasil é “um país diferente”.

Finalmente, o programa anuncia a entrevista de Lula ao jornalista Kennedy Alencar.

Lula começa a entrevista lembrando que não existe uma única prova de que o “maldito apartamento” que o levou à prisão seja seu.

Em seguida, Lula fala sobre o governo Bolsonaro dizendo que o atual presidente acha que o problema do Brasil se resolve com arma e que, na verdade, só se resolve com “livro e escola”.

Chega-se, então, à grande denúncia feita por Lula ao mundo: as manifestações de junho de 2013 foram inventadas para derrubar o PT do poder e, depois, prender Lula, impedindo que a esquerda recuperasse o poder na eleição seguinte.

A denúncia de Lula nesse documentário à maior tevê pública do mundo, sediada no coração do mundo desenvolvido, desmascarou o golpe no Brasil. As consequências serão uma pressão cada vez maior para o retorno do Brasil à democracia. E a volta de Lula ao cenário político, com as entrevistas que começa a dar, são um grande passo nessa direção.

Confira  no vídeo a seguir