Autor de denúncia de impeachment divulga conversa que comprometeria Crivella

Todos os posts, Últimas notícias

Autor da denúncia de impeachment contra o prefeito Marcelo Crivella, o fiscal de atividades econômicas da prefeitura Fernando Lyra Reis divulgou uma suposta conversa que comprovaria a participação direta do prefeito na renovação de contratos de publicidade considerada ilegal pela Câmara do Rio. Enviado ao parlamento carioca e também ao Ministério Público do Rio, o documento mostra uma troca de mensagens com o secretário de Fazenda, Cesar Barbiero:

“Bom dia! Colocando os zap em dia! De fato, acompanhei ao largo (a renovação dos contratos). Muitas coisas foram despachadas diretamente com o Prefeito”, teria escrito o secretário de Fazenda, no dia 2 de abril, em resposta a Lyra Reis, que é lotado na mesma pasta. A mensagem teria sido enviada após Lyra protocolar o pedido de impeachment de Crivella e de o denunciante dizer a Barbiero, pelo aplicativo de celular, que havia poupado o nome do secretário.

A reportagem procurou a prefeitura na noite desta quarta-feira (12), mas não conseguiu contato.

Procurado, Willian Coelho (MDB), que preside a comissão de impeachment na Câmara, disse não ver chance de o material ser apreciado pelos vereadores, uma vez que os prazos para acusação e defesa já se esgotaram.

— Por que esses “prints” das conversas não foram apresentados pelo autor da denúncia quando ela foi protocolada? Por que não foram apresentadas durante os depoimentos de acusação e defesa? Não vejo chance de a comissão aceitar esses anexos agora. Isso poderia até mesmo gerar a nulidade de todo o processo, porque as oitivas já se encerraram. O julgamento do impeachment pela Casa já é no próximo dia 25 — avaliou Coelho.

Nos bastidores, é dado como certo que a Câmara votará pela não aceitação do pedido de impeachment. Em recente declaração, Lyra Reis disse ter mais confiança na Justiça do que no parlamento para que Crivella seja punido pela suposta irregularidade. O servidor depôs por 3,5 horas ao Gaocrim, grupo especializado do MPRJ que investiga a denúncia contra Crivella. O processo corre em segredo de Justiça.

De O Globo