Justiça para Lula tardou, mas veio

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A cada dia, Moro e os procuradores da Lava Jato se complicam mais. Agora têm que mudar suas versões. Antes, diziam não ver nada demais no que estava sendo revelado. Agora que vazaram canalhices como usar a esposa morta de Lula para atacá-lo, negam tudo. Os que acreditam na verdade sabiam que Lula seria redimido. E está acontecendo…

Antes, Moro dizia não ver “nada demais” nos diálogos dele com procuradores da Lava jato divulgados pelo The Intercept Brasil. Mourão, Bolsonaro, Dallagnol e todos os procuradores citados pelas denúncias, devido à gravidade do que está vindo à tona foram obrigados a passar a negar o que disseram e fizeram.

Eles começaram a passar vergonha. Amigos, colegas, ex-colegas, professores, a sociedade civil em geral está chocada com o nível de canalhice de Moro e dos procuradores no afã de condenar Lula de qualquer jeito. A canalhice é tanta que um ex-professor de Dallagnol criticou suas atitudes que vêm sendo reveladas.

O Intercept revelou, na sexta-feira, que Moro e os procuradores traçaram estratégias junto com a mídia (Globo?) contra Lula. Chegaram a usar a falecida esposa de Lula para atacá-lo, usando a expressão de mafiosos “ir direto na jugular” do ex-presidente acusando-o de jogar a culpa de seus atos nas costas da esposa falecida

Não vai adiantar. O editor do site The Intercept, Glenn Greenwald, promete que a cada mentira que contarem virá uma nova denúncia com fatos ainda mais comprometedores. Como o material é muito extenso, a estratégia do premiado jornalista está sendo a de ir soltando as denúncias em capítulos.

Uma frase de Greenwald resume toda vilania, toda a ambição desmedida, toda falta de escrúpulos desse grupo de pretensos super-heróis:

Enquanto julgava o processo criminal contra Lula, Moro secretamente zombava da defesa em conversas secretas com os promotores. Pior, ele estava dirigindo sua campanha pública contra o mesmo réu que ele estava julgando

Moro, Dallagnol e os outros procuradores dessa trama sórdida tinham um aliado de peso, a Globo. Mentiram, inventaram, falsificaram, ameaçaram para lucrar politicamente, para poderem dar palestras milionárias, para serem indicados a cargos públicos. Em nenhum momento pensaram nas vidas que estavam destruindo.

Não poderia dar certo. E não vai dar. Tiraram tudo de Lula. Sua esposa, seus bens, sua liberdade. Foram longe demais.

Former Brazilian president Luiz Inacio Lula da Silva cries next to the priest and supporters in the wake of Marisa Leticia, the wife of him, in Sao Bernardo Do Campo, near Sao Paulo, Brazil February 4, 2017. REUTERS/Nacho Doce

Não se sabe se existe algum Deus que paira sobre tudo e todos e promove sua  Justiça Divina, mas essa explosão de verdade que estamos vendo pode ser interpretada como um sinal de que alguma força cósmica deve estar fazendo Justiça a esse homem cujo único crime foi melhorar a vida dos brasileiros mais pobres.

Confira a reportagem em vídeo