Lula volta à cena e fará a política pegar fogo

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Já é dada como certa a libertação parcial de Lula (regime semiaberto). Já existem até propostas de emprego para quando ele sair da prisão. Nas últimas 24 horas anteriores a esta matéria, o ex-presidente colheu uma série de vitórias políticas e jurídicas. Com Lula de volta e Bolsonaro em decadência, a cena política vai pegar fogo.

Matéria da Veja recém-divulgada relata que “A direção nacional do PT começou a receber ofertas de emprego para Lula, que em breve poderá ganhar o direito de trabalhar durante o dia e de só retornar à prisão para dormir, e também nos fins de semana

Se alguém dissesse, há pouco mais de um mês, que o ex-presidente seria parcialmente libertado, diriam sesr impossível. Mas desde que a 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) votou por reduzir a pena do ex-presidente, em 23 de abril, foi se configurando o cenário que se consolidou nesta semana.

Agora, um mês e meio depois, o Ministério Público Federal se diz “de acordo” com a decisão do STF, pavimentando o caminho final para a passagem do ex-presidente para o regime semiaberto, no qual terá o direito de deixar a prisão, todo dia, para trabalhar, devendo voltar para lá à noite para dormir.

Segundo especialistas, porém, o mais certo é que o ex-presidente vá para o regime aberto.

João Paulo Martinelli, professor do curso de pós-graduação de direito penal da Faculdade de Direito do IDP-São Paulo, diz que “Pedindo a progressão de pena, Lula pode ir para o regime semiaberto e, caso não exista vaga, pode ir para o regime aberto ou prisão domiciliar

Vale dizer que, nesse mesmo dia, Lula colheu vitórias jurídicas e políticas.

Nos próximos dias, Lula receberá visitas de Dilma Rousseff e José Luís Zapatero, ex-primeiro-ministro espanhol.

O que se conclui de tudo isso é muito simples. O ex-presidente voltará, em breve, à cena política. Como afirmam os especialistas aqui citados, como dificilmente  costuma haver vaga no regime semiaberto, Lula deve passar, mesmo, para o regime aberto.

O que significa Lula no regime aberto? Fogo na política.

Se com meia dúzia de  entrevistas limitadas de dentro do cárcere já houve enorme celeuma na arena política, com #LulaLivre a cena política pega fogo. Atacará Bolsonaro de frente enquanto a popularidade dele continuará afundando como o Titanic devido a todas as besteiras políticas e administrativas que tem cometido.

Confira a matéria em vídeo