Kim Kataguiri: “Se o pai tratasse o filho com disciplina militar, botava na prisão já”

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: Lucas Lacaz Ruiz / Agência O Globo

Kim Kataguiri riu contido, quase imóvel, quando perguntado se irrita-se ao ser chamado de comunista. Mas o semblante mudou, e sua voz ganhou um tom mais grave, ao fazer uma previsão amarga para a direita que ele considera radical.

“Se a gente passar pano, vamos cair com a mesma velocidade com que ascendemos ao poder”, disse o deputado do DEM de São Paulo, em entrevista à coluna.

O parlamentar de 23 anos afirmou que Jair Bolsonaro joga para inflamar a militância, e atacou a decisão de Dias Toffoli que atendeu a Flávio Bolsonaro. Kataguiri recomendou que Bolsonaro cuide especialmente de seu filho Carlos. “Se o pai tratasse o filho com disciplina militar, botava na prisão já”.

E cobrou explicações de Flávio Bolsonaro e foi taxativo: será um erro de Eduardo Bolsonaro tornar-se embaixador em Washington.

Leia a entrevista:

Que tal o governo Bolsonaro?

Tenho feito críticas recorrentemente ao trato político do presidente e à falta de foco dele nas pautas prioritárias. Ele se envolve em muita polêmica desnecessária, que só desgasta o governo a troco de nada. A ala mais radical do governo, sectarista, diz que você não é de direita se não concorda com 100% do que o presidente defende. Essa definição de direita não existe, não é? É justamente o contrário: a direita deve desconfiar do governo até quando está no governo.

Num mesmo dia, Bolsonaro disse que a fome no Brasil é uma grande mentira, chamou nordestinos de paraíbas e sugeriu interferir nos filmes da Ancine.

Não vejo essa série de polêmicas como erro do governo. Erro é uma coisa que você faz sem querer. Aí há método. Há uma jogada para a plateia. Ele cria um debate que no final não vai levar a nada, mas que acirra o clima, levanta a bola para a militância. Que o petista vai criticar e o bolsonarista vai defender. Eu critico essa metodologia. É sectarista, divide e prejudica a direita. A direita usa o mito de que a esquerda está sempre unida. Que nada, eles vivem quebrando o pau, se matando. Não tem nada disso de união. Esse mito é usado para atacar quem critica o governo. O MBL critica Bolsonaro, e falam: “Por isso que a direita não dá certo. Fica se batendo e se criticando”. Mas é o contrário. Se sempre acharmos que estamos certos e passarmos pano para as situações em que estamos errados, com a mesma velocidade com que ascendemos ao poder vamos cair.

O senhor foi alvo de críticas impublicáveis de Olavo de Carvalho.

Até aí, eu acho graça. É patético. É só um xingamento. E me chamar de comunista também é risível. No plenário, eu falo: “E aí, Orlandão(deputado Orlando Silva, do PCdoB) , viva a revolução!”. O que preocupa é isso ser um método sectarista que coloca um pensamento revolucionário, o contrário de ser conservador, que é: “O presidente tem a verdade, logo todas as instituições que se colocam no caminho da verdade estão erradas, e vamos atropelar o Congresso, Judiciário, Ministério Público e imprensa”.

A esquerda fazia isso com Lula?

Também. “E o mensalão?”. “Não, mas ele tem a verdade, estava fazendo pela verdade”.

Flávio Bolsonaro ainda deve explicações?

Não tenho dúvida nenhuma. Vendo o que o Ministério Público apresentou, é indefensável. Não tem como. Nada encaixa. Não vou falar que é culpado porque já tomei muito processo por falar isso de gente da esquerda antes da condenação. Estou vacinado. É a questão estrutural do Brasil: foro privilegiado. Mesma coisa da Gleisi Hoffmann, do Lindbergh Farias. A gente batia nisso.

Como avalia a decisão de Toffoli, que suspendeu inquéritos a pedido de Flávio Bolsonaro?

Por causa do Flávio Bolsonaro, estão acabando com a utilidade do Coaf em relação à lavagem de dinheiro. Por que a defesa fez o pedido? Quando o cara é acusado injustamente, ele é o maior interessado em esclarecer o mais rápido possível. Temos um exemplo no movimento, o Fernando Holiday (vereador pelo DEM de São Paulo) . Quando denunciaram caixa dois dele, ele foi ao Ministério Público. Não levaram para a frente porque sabiam que era mentira, e seriam presos por denunciação caluniosa.

O que acha de Carlos Bolsonaro?

Ele tinha de cuidar da cidade, como todo vereador, e parar de ser usina de crise do governo. Se o pai tratasse o filho com disciplina militar, botava na prisão já.

Eduardo Bolsonaro é o nome certo para a embaixada em Washington?

Pelo amor de Deus, não é? É inadequado. Ele não tem experiência como representante de Estado. Cria uma crise desnecessária. Desgaste na imprensa, no Itamaraty, no PSL.

O MBL vai ser um partido?

Após 2022, tende a seguir o caminho de um partido. Vai ser um braço partidário. O partido teria outro nome, com linha de atuação institucional diferente do movimento, que continuaria existindo. O MBL continuará enquanto movimento e estrutura de comunicação.

O que os liberalistas clássicos diriam do governo Bolsonaro, que se diz liberal?

Há uma frase boa de Montesquieu, em Do espírito das leis : “Vejo os antigos abusos, vejo sua correção. E também vejo os abusos da própria correção”.

O MBL precisa fazer um mea-culpa?

Já está fazendo. Essa postura tende a ser bastante explicitada em nosso congresso nacional, em novembro.

Um conselho para Jair Bolsonaro.

Escute mais os militares e a equipe econômica.

Bolsonaro fez piada com japoneses mais de uma vez. O senhor se ofende?

Não, imagina. Sou favorável a fazer piada de tudo. Mas o presidente da República não deveria fazer, em função da liturgia do cargo. É complicado um presidente usar uma piada como fim. Ronald Reagan usava como meio, para criticar a União Soviética. Bolsonaro usa só como fim, para fazer rir, para a provocação.

Da Época