Os áudios de Moro vêm aí

Análise, Destaque, Todos os posts

O país ouviu o primeiro dos milhares de áudios que o intercept tem. Como as mensagens escritas, os áudios começam suaves e irão piorando. O primeiro mostra conluio entre o ministro do STF Luiz Fux e Deltan Dallagnol. Os áudios de Moro e Dallagnol vêm aí

O site The Intercept Brasil divulgou na tarde de terça 9 um áudio no qual o procurador Deltan Dallagnol comemora o veto do STF ao pedido da Folha de S.Paulo para entrevistar Lula na reta final da campanha eleitoral de 2018.

No arquivo de som, Dallagnol afirma que a censura à Folha de SP era “uma notícia boa”.

Em 28 de setembro do ano passado, antes das eleições, o ministro do STF Ricardo Lewandowski autorizou a colunista Mônica Bergamo, da Folha, a entrevistar Lula na prisão. No fim do mesmo dia, a decisão foi suspensa pelo ministro Luiz Fux.

A decisão de Fux só foi revogada em abril deste ano pelo presidente do tribunal, Dias Toffoli, após ser chamado de censor pelo site Antagonista

Detalhe: o mesmo Antagonista que reclamou por ter tido sua denúncia contra Toffoli censurado é o Antagonista que comemorou a censura de Fux à Folha, quando impediu o jornal de entrevistar Lula

O áudio divulgado pelo intercept mostra que, logo após a determinação de Fux proibir a entrevista de Lula, Dallagnol enviou áudio a um grupo de procuradores dizendo:

“URGENTE. É SEGREDO. Sobre a entrevista. Quem quer saber ouve o áudio”.

No arquivo, Dallagnol disse o seguinte:

Caros, o Fux deu uma liminar suspendendo a decisão do Lewandowski que autorizava a entrevista dizendo que vai ter que esperar a decisão do plenário. Agora, não vamos alardear isso aí, não vamos falar para ninguém. Vamos manter, ficar quieto, para evitar a divulgação o quanto for possível. Porque quanto antes divulgar isso, antes vai ter recurso do outro lado, antes isso aí vai para o plenário”, acrescentou. O pessoal pediu para a gente não comentar publicamente e deixar que a notícia surja por outros canais pra evitar precipitar recurso de quem tem uma posição contrária a nossa. Mas a notícia é boa para terminar bem a semana depois de tantas coisas ruins e terminar bem o final de semana. Abraços, falou!”

Dallagnol se faz de desentendido. Não quer explicar quem é o “pessoal” que lhe passou a decisão de Fux, mas é tido como certo que foi a assessoria do ministro que informou ao procurador que iria censurar a Folha de SP e o próprio Lula, como parte do plano para eleger Bolsonaro.

A boa notícia para a democracia é a de que os áudios vêm aí e prometem trazer a voz fina e irritante de Sergio Moro dando broncas em Dallagnol por não atacar Lula como o juiz-acusador-meganha queria. E ensinando o estagiário Dallagnol a acusar.

Moro, Dallagnol e cia. vão dizer que os áudios são falsos? Talvez, mas só até tais áudios  passarem pela perícia. Daí em diante vai acabar a sessão de espancamento que essa gente está promovendo contra a democracia, as leis e o Estado de Direito.

Confira a matéria em vídeo