Efeito Tango: Macri é Bolsonaro amanhã

Destaque, Reportagem, Todos os posts

A derrota do presidente argentino, Maurício Macri, na eleição de domingo é, também, derrota de Bolsonaro, que governa igual a Macri. No Brasil, o povo se fartará do governo daqui como os argentinos se fartaram do de lá. É o efeito tango: a Argentina é o brasil de amanhã.

A derrota fragorosa de Maurício Macri nas eleições primárias do último domingo na Argentina são, também, uma grande derrota de Jair Bolsonaro… Mas o que a derrota do presidente de lá tem que ver com o presidente daqui, perguntará você. Simples: Bolsonaro esteve na Argentina em junho e apoiou explicitamente Macri, fazendo, inclusive, ameaças aos argentinos se não votassem nele.

Em julho, em entrevista ao jornal argentino Clarín, Bolsonaro se disse “preocupado” com uma possível vitória de Macri na eleição presidencial deste ano. Bolsonaro disse que estava preocupado com a intenção do candidato à presidência Alberto Fernández – que recentemente visitou o ex-presidente Lula, preso em Curitiba – de revisar o acordo comercial Mercosul-União Europeia.

Eis que os temores de Bolsonaro se confirmaram. Para o mercado financeiro brasileiro, a derrota de Macri, na Argentina, e a volta da esquerda ao poder é “irreversível”. Ou seja: a América do Sul está começando a retroceder da onda conservadora que varreu a região a partir de 2015, com a eleição de Macri e o impeachment de Dilma.

Bolsonaro entrou em desespero e desatou a fazer ameaças aos argentinos. No day after do desastre da direita no país vizinho, o presidente brasileiro ameaçou tirar o país do Mercosul, na esperança maluca de obrigar o povo do país vizinho a votar em um presidente que trouxe a inflação de volta e chegou a congelar preços.

O desespero de Bolsonaro se deve a um fenômeno que todos os que entendem de política conhecem: o “efeito tango”.

A expressão “Efeito Tango” remete a uma propaganda de vodka dos anos 1980. Um homem está em um bar conversando com outro e pergunta “Quem é você?”. E o outro, idêntico a ele, responde: “Eu sou você amanhã”.

A partir daí, foi criada a expressão efeito Tango, simbolizando que o que acontece hoje na Argentina é o que acontecerá no Brasil amanhã. Era uma expressão muito usada na economia, mas, também, na política.

É muito crível que o movimento político na Argentina se reproduza no Brasil porque Bolsonaro está afundando a economia. Para quem não sabe, o Brasil acaba de entrar oficialmente em recessão, a dita “recessão técnica”, devido ao fato que há dois trimestres seguidos a economia encolhe – afinal, o papo de  que a reforma da Previdência faria o país sair da crise é pura balela.

O Brasil vai afundar economicamente, mas não só. Bolsonaro está desmontando a imagem do Brasil no exterior. Briga com a Venezuela, briga com a Alemanha, briga com a França e acha que bajulando os americanos eles irão nos dar alguma coisa.

Melhor nem dizer o que Trump vai dar a Bolsonaro e a nós todos… Este é um Blog familiar.

Confira a matéria em vídeo