PSol vai a PGR contra nomeações de Bolsonaro para CEMDP

Todos os posts, Últimas notícias
Foto: LUCIO BERNARDO JR. / CÂMARA DOS DEPUTADOS

A bancada do PSol na Câmara apresentou nesta sexta-feira (02/08/2019) à Procuradoria Geral da República (PGR), uma representação contra a nomeação feita pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) de novos membros para a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, entre eles, o coronel reformado Weslei Maretti.

De acordo com lideres do partido, a decisão tomada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) tem como objetivo impedir o funcionamento da comissão e representa “um escárnio com a história recente do Brasil e com as vítimas do regime militar”.

A substituição ocorreu após críticas dos antigos membros às declarações presidente a respeito da morte de Fernando Santa Cruz, desaparecido desde 1974, após se preso por agentes do Doi/Codi, órgão de repressão da ditadura militar. Ele é pai do atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, que vem recebendo críticas do presidente.

Para o PSol, Bolsonaro extrapola os limites de seu poder e não se conforma com o as conclusões da comissão, que são baseadas em anos dedicados a pesquisas e estudos envolvendo especialistas na área.

“Isso configura abuso de poder do presidente, que o utiliza para atingir uma finalidade distinta daquela para a qual foi investido no cargo, para satisfazer um desejo pessoal que é descolado da realidade, e, em última instância, para mentir para a população sobre o que efetivamente aconteceu durante a ditadura militar”, disse o líder do PSol, deputado Ivan Valente.

Comportamento nas redes
Ao apresentar a reclamação, o partido observou que Wesley Maretti já classificou várias vezes em suas redes sociais e pronunciamentos os participantes da guerrilha armada como “terroristas” e os militares do golpe de 1964 como “defensores da lei”.

De acordo com o partido, o indicado de Bolsonaro tem “empatia com as crenças do presidente, incluindo a admiração pelo torturador coronel Brilhante Ustra“, referindo-se ao coronel do Exército Brasileiro que chefiou, na época da ditadura, o órgão de repressão.

 

“O Deputado Filipe Barros Baptista de Toledo Ribeiro também possui posição claramente incompatível com o objeto da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos. Para se ter uma ideia do grau de incompatibilidade, o Deputado comemorou o Golpe Militar de 1964 em suas redes sociais no último dia 31 de março, ignorando o sofrimento, a dor e a perda das vítimas do regime militar e de seus familiares, muitos dos quais têm nos trabalhos da Comissão a última esperança para encontrar os restos mortais de seus entes queridos”, destaca o texto.

Do Metrópoles