Lava Jato reconhece que julgamento de Lula é suspeito

Destaque, Reportagem

A conflagração entre Supremo e a Lava Jato já começa a produzir surtos de pragmatismo até entre os carrascos de Lula. Após a Lava Jato pedir Lula livre, procuradores envolvidos na Operação já pedem um julgamento justo para o ex-presidente. Mas não é por bondade…

A decisão do Supremo contra a Lava Jato na semana passada foi de goleada. A rigor, até que o Tribunal imponha alguma condição para  a anulação de sentenças condenatórias emitidas pelo ex-juiz Sergio Moro ou pela juíza Gabriela Hardt, todas as decisões que tomaram contra réus delatados são passíveis de anulação e muitos condenados já  devem estar pedindo a anulação de suas condenações.

Mas o que agravou mesmo a situação da Lava Jato foi o caso do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, que ameaçou matar o ministro do STF Gilmar Mendes e acobertou Aécio Neves e Michel Temer enquanto se gabava de sua “luta contra a corrupção”.

Tudo isso se soma a atitudes da Lava Jato como a de tentarem derrubar ministros do STF por variados meios, desde investigações ilegais na receita até pedidos fraudulentos de impeachment ou uso de laranjas para propor ações contra  ministro.

Janot foi a  gota d’água. A imagem do Ministério Público está destroçada não só por Janot, mas, também, por  Dallagnol, que fez negociatas com o poder que a Lava Jato lhe concedeu de forma a ganhar dinheiro e fama.

Diante de tudo isso, o Ministério Público começa a tentar contemporizar com Lula para diminuir a pressão política sobre a Lava Jato. Começou pedindo o regime  semiaberto para o ex-presidente e, agora, foram mais longe do que seria possível sonhar.

Vendo o cerco se fechar, pode-se dizer que a Lava Jato já começa a pedir rendição a Lula. Procuradores da Lava Jato já admitem que a Vaza Jato colocou Sergio Moro e a Operação sob suspeita e entendem que é preciso pacificar o país.

Segundo a jornalista Monica  Bergamo, “A sucessão de reveses do Ministério Público Federal (MPF) fez com que procuradores passem a defender um novo julgamento para o ex-presidente Lula. De acordo com um dos integrantes do MPF que participou diretamente da Operação Lava Jato na equipe do ex-procurador Rodrigo Janot, seria a única forma de pacificar o país e afastar as inúmeras suspeitas que passaram a pesar sobre os procuradores e o ex-juiz Sergio Moro

Até a Lava Jato reconhece que o julgamento que encarcerou Lula é suspeito. E é suspeito por conta de quem julgou o ex-presidente e, em seguida, foi ganhar um belo prêmio do maior beneficiado pela prisão dele. Só falta Moro reconhecer que sua decisão contra Lula é suspeita.

CONFIRA A MATÉRIA EM VÍDEO