Salles é recebido com protestos em Berlim

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução Twitter

Salles é recebido com protestos em Berlim

O ato contra a visita de Salles foi organizado pelo grupo Gira, que faz oposição ao governo Bolsonaro, com o apoio de alemães. O Greenpeace se juntou ao protesto. Militantes da ONG formaram uma corrente humana, bloqueando a entrada do prédio da Câmara de Comércio e Indústria da Alemanha. Em Berlim tem havido várias manifestações a favor da preservação da Amazônia, e novas ações não estão descartadas.

A visita oficial de Salles à capital alemã está um tanto nebulosa. Não há nada previsto na agenda oficial do site do Ministério do Meio Ambiente, nem do Itamaraty. A Embaixada em Berlim confirmou apenas que o ministro tem compromissos oficiais nesta segunda e terça, e que terá encontros com autoridades do governo alemão, empresários e com a mídia local. Nesta manhã, Salles deu uma entrevista ao jornal conservador Frankfurter Allgemeine Zeitung.

A RFI apurou que um dos eventos mais importantes – um encontro com empresários alemães –, que estava marcado para hoje, teria sido transferido para amanhã.

Além dessa conversa com empresários, Salles vai se encontrar com a ministra do Meio Ambiente, Svenja Schultze, com o ministro da Cooperação e do Desenvolvimento, Gerd Muller, e possivelmente com o ministro das Relações Exteriores, Heiko Maas, seja num encontro bilateral, seja durante um jantar previsto para a noite de terça-feira (1).

O Fundo Amazônia estará na pauta. O ministro alemão do Desenvolvimento tem tido uma postura mais compreensiva, mais tolerante, em relação ao desmatamento na Amazônia. A Noruega, por exemplo, que é a principal parceira no Fundo, de mais peso, já congelou seus repasses, diante da decisão do governo brasileiro de alterar o mecanismo de gestão do fundo. Mas, na Alemanha, a assessoria do Ministério do Desenvolvimento afirma não ter feito nenhum congelamento até agora. O ministério diz apenas que o pagamento das próximas parcelas vai depender do controle do Brasil sobre o desmatamento, já que esse é um requisito básico para o desembolso desses recursos. As negociações com o governo brasileiro ainda estão em andamento e, nesse sentido, o encontro entre os ministros em Berlim pode trazer novidades.

Rfi