Leia a carta de Lula à CUT

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert

 

“Companheiras delegadas e companheiros delegados ao 13º Congresso Nacional da CUT,

Dirigentes da nossa querida Central,

Delegadas e delegados internacionais,

​Desde a sua fundação, naquele inesquecível 28 de agosto de 1983 – e eu tenho um orgulho enorme de ter ajudado a criar essa Central –, a CUT sempre cumpriu um papel fundamental na defesa da classe trabalhadora, da democracia e do desenvolvimento nacional.

​Nesses 36 anos de vida e de lutas, a CUT foi participante ativa, e tantas vezes decisiva, das grandes conquistas sociais, econômicas e culturais do povo brasileiro. O Brasil não teria dado, durante os governos populares, o verdadeiro salto histórico que deu, em termos de crescimento econômico, combate à pobreza e à desigualdade, geração de empregos, distribuição de renda e inclusão social, sem a contribuição independente e mobilizadora da CUT.

​Da mesma forma, a Central sempre esteve na linha de frente da resistência a toda e qualquer tentativa de ferir a democracia e de confiscar direitos do nosso povo. Basta lembrar, nos anos recentes, a sua tenaz oposição ao golpe de Estado que derrubou a presidenta Dilma bem como a sua permanente mobilização, em parceria com outros movimentos sindicais e populares, contra a escalada autoritária, antinacional e antipopular que está em curso no país.

​Hoje, mais do que nunca, é necessário intensificar a luta para barrar o projeto destrutivo do governo de extrema direita, que ameaça provocar um retrocesso histórico sem precedentes. Foi na luta social e política que derrotamos a ditadura militar e é na luta democrática e transformadora que vamos derrotar o governo Bolsonaro e a tragédia nacional que ele está causando.

​O papel da CUT continua insubstituível na defesa da soberania nacional e no combate à escandalosa submissão do Brasil à política unilateral, imperial e guerreira dos Estados Unidos.

​Continua insubstituível na luta contra a absurda privatização das nossas maiores – e mais estratégicas – empresas públicas.

E também na luta contra o desmonte criminoso de políticas sociais indispensáveis para a existência digna de dezenas de milhões de brasileiros.

Sem falar na luta contra a exploração predatória da Amazônia e a destruição do sistema de proteção ambiental que levamos tantos anos para construir.

E na luta contra o desemprego, a miséria e a fome que voltaram a assolar o país.

E é claro que a CUT deve continuarliderando a luta contra as tentativas do governo Bolsonaro de fragilizar e destruir as organizações sindicais e a legislação trabalhista.

Por tudo isso, esse 13º Congresso é muito importante não só para a CUT e a classe trabalhadora, mas para o país como um todo.

Tenho certeza de que vocês tomarão as decisões necessárias para atualizar e fortalecer a organização da Central e para traçar um plano de lutas à altura dos graves desafios nacionais.

Tenho certeza de que a CUT continuará também prestando a sua solidariedade ativa às lutas dos trabalhadores da América do Sul, da América Latina e do mundo inteiro, e ajudando a consolidar um sindicalismo internacional democrático e combativo, capaz de enfrentar com êxito a ofensiva do capital para desregulamentar e precarizar o mundo do trabalho.

Gostaria muito de estar aí hoje junto com vocês, como sempre estive. Mas vocês sabem que política e moralmente estou aí sim, abraçado a cada companheira, a cada companheiro.

Daqui onde estou, sem barganhar em momento algum a minha dignidade, muito mais livre que meus algozes, que continuam presos a suas mentiras, envio às mulheres e homens que fazem da CUT esse admirável instrumento de luta do povo brasileiro, a minha mais carinhosa saudação.

Luiz Inácio Lula da Silva”

Lula