AFP

Golpe na Bolívia: Rússia manda recado ao Brasil

Todos os posts, Últimas notícias
AFP
AFP

O governo de Vladimir Putin da Rússia, emitiu um comunicado nesta segunda-feira (11/11), onde cita os países que fazem oposição a gestão de Evo Morales, inclusive o Brasil e Estados Unidos.

Putin disse que a oposição boliviana foi responsável por promover uma onda de violência no país, para minar qualquer diálogo de Evo Morales. O presidente russo ainda disse que o ocorrido em La Paz, que criou a necessidade de novas eleições na região, como um “Golpe”.

Citar que foi um golpe acabou criando um alerta para o governo brasileiro, americano e também para a OEA, órgão responsável por verificar irregularidades nas eleições da Bolívia.

PREOCUPAÇÃO COM A BOLÍVIA

O governo de Moscou afirmou que a evolução da situação na Bolívia é algo preocupante e que a violência propagada pela oposição não permitiu que o mandato de Evo Morales fosse continuado.

É preciso encontrar uma solução constitucional, que seja baseada na tranquilidade, paz, garantia dos direitos humanos, governabilidade e também com base em todos os âmbitos do desenvolvimento social e econômico do país. A Rússia esta diretamente ligada com a Bolívia e há uma boa relação de amizade.

Sobre as “indiretas” para o Brasil, o comunicado russo disse que o governo espera que a abordagem no país seja demonstrada por todos os membros da comunidade internacional, em especial pelos vizinhos latino americanos da Bolívia, na qual inclui o Brasil.

Isso porque logo após o fim do governo Morales, o governo brasileiro disse que a situação não se tratava de um golpe e que as irregularidades nas eleições haviam sido perfeitamente verificadas.

Para o Brasil há o apoio sobre a aplicação da democracia no país, principalmente com a constatação de irregularidades. A narrativa de “golpe” só serve para aumentar ainda mais a violência na região.

BRICS

É preciso medir as próximas palavras, pois a cúpula do Brics está para acontecer em Brasília e deverá contar com a presença de representantes russos.

TVE BRASIL