Lula obriga Bolsonaro a mudar tudo

Destaque, Reportagem, Todos os posts

No Brasil e no exterior, é generalizada a surpresa com as profundas alterações que a libertação de Lula causou no cenário político e administrativo do país. O ex-presidente conseguiu até a proeza de fazer Bolsonaro mudar sua política econômica e o seu próprio comportamento.

Uma das grandes mudanças que Lula provocou ao sair da prisão foi na sua própria imagem. Pesquisa Ibope recém divulgada revela que o partido de Lula tem menos rejeição que o de Bolsonaro. O PT tem 43% de rejeição e o PSL, de Bolsonaro, tem 50%

Outra mudança é na imagem do próprio Lula. Segundo a pesquisa Atlas Político, antes de ser libertado, 34% tinham uma visão positiva de Lula. Após ser libertado, esse percentual pulou para 40,7%. Assim, instantaneamente, graças à libertação dele.

Mas  a grande  mudança ocorreu em relação ao governo Bolsonaro. Segundo a ultra bolsonarista Jovem Pan, “Indo as ruas, inflamando a população contra a ideia de que se mexa com os servidores, dizendo que o Governo persegue trabalhadores, Lula conseguiu plantar semente da insegurança no seio do Governo. Bolsonaro admite que reforma administrativa vai demorar um pouco para ser enviada ao Congresso. Ao retornar à Brasília após passar o feriado em São Paulo, o presidente afirmou que não sabe quando o projeto vai avançar

Mas se você pensa que é só essa a mudança que a libertação de Lula causou em Bolsonaro, engana-se redondamente.

Segundo o colunista da Veja Ricardo Noblat, os que acompanham Bolsonaro de perto notaram mudança de comportamento nele após Lula ser solto.  Ele parou de dar entrevistas à saída do Palácio da Alvorada, de falar em solenidades e parece mais cordial. Além disso, em suas recentes apresentações no Facebook ele não atacou ninguém nem tentou fazer gracinhas.

A que se deve isso? Segundo a Veja agora Lula está livre e à vontade para dizer o que quiser, uma vez que não ocupa nenhum cargo público. Bolsonaro ocupa e não quer dar trela ao ex-presidente. Lula fez surgir um “Bolsonaro paz e amor”, que parece extremamente preocupado com Lula livre.