Lucas Lima Folhapress

“Nós não inventamos a polarização”, diz Dilma

Destaque, Reportagem, Todos os posts, Últimas notícias
Lucas Lima Folhapress
Lucas Lima Folhapress

A Folha de SP publicou nesta sexta-feira (22) afirmação da ex-presidente Dilma Rousseff (PT)de que há uma “demonização da polarização política no país”.

A reportagem mostra que para Dilma, o objetivo é viabilizar o centro como única opção, uma vez que o centro político é a favor de uma economia liberal. Mas Dilma afirma também que a responsabilidade pela desigualdade do país é do mesmo Centro.

Dilma falou em palestra que antecedeu o 7º Congresso Nacional do PT, em São Paulo.

A fala de Dilma girou em torno do ataque ao neoliberalismo. “A política que defende que há só o consenso de centro e não há posições diferentes no cenário político é eminentemente uma política liberal. Porque o centro defende que um país com desigualdade brutal não pode ter politicas de contraposição”, afirmou.

“A polarização nós não inventamos como país. O próprio IBGE diz que tem uma concentração de renda em que pobre ganha só 0,8% da renda nacional, enquanto os 10% mais ricos ganham 43%. Como que não tem polarização? Aonde que não tem polarização? Se você está excluído da riqueza do seu país”, completou, arrancando aplausos da plateia.

“Como não polarizar diante do fato de que querem cobrar imposto dos desempregados?”, questionou, antes de mencionar que também há polarização na questão da Petrobras e da proteção da Amazônia.

Dilma afirmou ainda que o país não é “polarizado porque alguém quer”, em referência aos embates entre Lula e Bolsonaro. “É polarizado porque, infelizmente, é a herança de uma elite cega, oligárquica, que sempre defendeu só seus interesses.”

REDAÇÃO COM DADOS DA FSP