MP-RJ investiga Crivella por distribuir dinheiro público

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Estado do Rio abriu uma investigação sobre a existência de um balcão de negócios na Prefeitura do Rio para a liberação de verbas a empresas mediante pagamento de propina . A apuração está baseada na colaboração premiada do doleiro Sérgio Mizhay, preso em 2018 pela Lava-Jato. Homologada pelo Tribunal de Justiça do Rio, a delação aponta o empresário Rafael Alves, irmão do presidente da Riotur, Marcelo Alves, como o operador do suposto esquema. O prefeito Marcelo Crivella é alvo da investigação.

O que diz o delator: No depoimento, Mizhay afirma que Rafael Alves lhe entregava semanalmente cheques oriundos de prestadores de serviço da prefeitura para posterior recebimento em espécie.

Onde entra o prefeito: O delator não detalhou o destino do dinheiro que diz ter repassado para Alves nem se Crivella teria conhecimento do “QG da propina”. A investigação, porém, já tem em mãos fotos que mostram a proximidade de Alves e do prefeito.

Quem é Rafael Alves: O empresário colaborou na arrecadação de recursos na campanha de 2016 e ajudou a reduzir a resistência do mundo do samba a Crivella naquele ano. Nem ele nem o prefeito quiseram se pronunciar.

O Globo