Trump confessa que vai enganar eleitorado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Nicholas Kamm / AFP

O presidente dos Estados Unidos , Donald Trump , afirmou nesta terça-feira que um acordo comercial com a China pode ter que esperar até depois da eleição presidencial americana em novembro de 2020, reduzindo as esperanças de uma resolução rápida para a disputa entre os dois países que tem pesado sobre a economia mundial .

“Eu não tenho prazo, não. De certa maneira acho que é melhor esperar até depois da eleição em relação à China”, disse Trump a repórteres em Londres, onde participa de reunião com líderes da Otan.

“Mas eles querem fechar um acordo agora, e veremos se o acordo será ou não correto, ele tem que ser correto.”

Após os comentários de Trump, os preços das ações europeias e a moeda chinesa, o iuan, caíram.

Os investidores têm esperado que os Estados Unidos e a China evitem uma escalada de suas tensões comerciais, que atrasam o crescimento econômico global.

Washington e Pequim ainda não assinaram a “fase um” de um acordo, anunciada em outubro e que havia aumentado as esperanças de um alívio na prolongada guerra comercial.

Trump afirmou ainda nesta terça que um acordo com a China só acontecerá se ele quiser.

Entrevista com Guedes: ‘Bolsonaro apoia as reformas. Problema é o ‘timing’

“Estou indo muito bem em um acordo com a China, se eu quiser fechá-lo”, disse ele. “Não acho que depende de se eles quiserem, é se eu quiser fechá-lo. Vamos ver o que acontece.”

O Globo