Trump insulta premiê canadense

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jonathan Ernst/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, de “duas caras” nesta quarta-feira, 4, após o líder ser flagrado em um vídeo conversando com outros chefes de Estado e supostamente rindo do americano.

“Ele é duas caras”, disse Trump, em uma coletiva de imprensa ao lado da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, durante a reunião de cúpula da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). “Honestamente, eu acho Trudeau um cara legal, mas a verdade é que eu chamei a atenção dele pelo fato de ele não estar pagando 2% e eu acho que ele não está muito feliz com isso”.

O presidente americano vem insistindo para que os outros membros da Otan aumentem seus gastos militares. Trump afirma que o Canadá e outros países não cumprem seu compromisso de atingir 2% do PIB nacional em gastos militares até 2024, como prometeram na cúpula de Gales em 2014.

Os Estados Unidos são a primeira potência da Otan e suas despesas militares nacionais atingiram 3,30% do PIB em 2018.

Em um vídeo divulgado nesta quarta, Trudeau e os líderes do Reino Unido, França e Holanda foram flagrados conversando e rindo durante um jantar no Palácio de Buckingham na noite de terça-feira 3. Segundo a imprensa mundial, o assunto da conversa era Donald Trump.

Na conversa, que ainda é presenciada pelo primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, e pela princesa britânica Anne, o premiê do Reino Unido, Boris Johnson, pergunta, sem se referir a quem: “É por isso que chegou tão tarde?”.

“Chegou tarde porque sua coletiva de imprensa durou 40 minutos”, responde Trudeau, em tom sarcástico, se referindo supostamente ao hábito de Trump de se alongar nas entrevistas.

O francês Emmanuel Macron parece então contar uma piada sobre o encontro, mas vira de costas para a câmera e suas palavras não podem mais ser ouvidas.

“Oh, sim, sim, anunciou…”, reage Trudeau, acrescentando mais tarde na conversa: “Eu vi toda sua equipe boquiaberta”.

Na terça, o presidente americano participou de uma coletiva com jornalistas que durou 50 minutos. Nesta quarta, após a divulgação do vídeo, Trump cancelou uma entrevista ao final da cúpula da Otan, alegando que já havia estado em coletivas demais.

Veja