2 mil pessoas têm mais dinheiro que 60% da humanidade

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Zoha Bensemra/Reuters

De acordo com o UOL, a Oxfam divulgou, nesta segunda-feira, que em 2019 os 2153 bilionários do mundo tinham mais riqueza do que 4,6 mil milhões de pessoas (cerca de 60% da população mundial), e afirma que a desigualdade econômica e de gênero está fora de controle.

Estas informações constam do relatório Tempo de Cuidar – O trabalho de cuidador mal remunerado e não pago e a crise global da desigualdade, que é lançado esta segunda-feira pela Oxfam.

Segundo o relatório da ONG, a grande distância entre ricos e pobres é baseada num sistema econômico sexista e falhado, que prioriza mais a riqueza de um grupo de poucos beneficiados, na sua maioria homens, do que vários milhões de horas dedicadas ao trabalho mais essencial – o de cuidador não remunerado ou mal pago, cuidados prestados principalmente por mulheres em todo o mundo.

Os dados do relatório indicam que a desigualdade global está em níveis recordes e a quantidade de bilionários duplicou na última década.

Os 22 homens mais ricos do mundo são mais ricos do que todas as mulheres que vivem em África. Um por cento dos mais ricos do mundo detêm mais do dobro da riqueza de 6,9 mil milhões de pessoas.

Redação com UOL