Bolsonaro não quer resgatar brasileiros com coronavírus

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: – / AFP

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que “não seria oportuno” trazer para o Brasil a família de brasileiros que está internada nas Filipinas, com suspeita de terem contraído o coronavírus.

De acordo com Bolsonaro, isso iria trazer riscos para o país. Os pacientes seriam um casal e uma criança de 10 anos, que viajaram para Wuhan, cidade chinesa onde surgiu o surto da nova doença.

— Pelo que parece, tem uma família na região onde o vírus está atuando. Não seria oportuno retirar de lá, com todo o respeito. É o contrário. Não vamos colocar em risco nós aqui por uma família apenas — disse Bolsonaro, ao chegar no Palácio da Alvorada, após retornar de viagem à Índia.

Bolsonaro disse esperar que os dados da China sejam reais, ressaltando que o país é “fechado no tocante à informação”:

— A gente espera que os dados da China sejam reais, (que seja) só isso de pessoas contaminadas. Se bem que são bastante (pessoas contaminadas). A gente sabe que esses países são mais fechados no tocante à informação.

O presidente ainda ressaltou que o coronavírus é motivo para preocupação e afirmou que irá se reunir com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para tratar do assunto:

— OMS está dando em um grau máximo a questão da possibilidade desse vírus se espalhar pelo mundo. Já aconteceu na questão do H1N1 e em outros momentos da História. Então, temos que ficar preocupados, vou agora de manhã atrás do Mandetta, para tomar pé de fato do que está acontecendo até o momento.

O Globo