Bolsonaro pergunta se é “responsável por tudo”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) cobrou nesta segunda-feira (06/01/2010) maior transparência na divulgação dos fatores que compõem o preço final dos combustíveis. Segundo o presidente, como não são amplamente conhecidos, a culpa acaba caindo no colo dele.

“Por que cai tudo no meu colo? Parece que sou o responsável por tudo. Alguns querem que eu tabele, não tem como tabelar. Não existe isso, nossa política não é essa. Políticas semelhantes no passado não deram certo”, reclamou Bolsonaro ao deixar o Palácio da Alvorada.

O presidente disse que tem insistido com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, por uma divulgação mais maciça sobre a composição do preço final nas bombas. Ele participa de uma reunião na tarde desta segunda-feira (06/01/2020) na pasta.

“Está prevista [uma reunião] hoje, por volta das 16 horas. Se eu tiver oportunidade, vou ver com o Bento, se é o caso de eu comparecer devido à gravidade do assunto”, comentou. “O que tenho falado para ele, insistentemente, é que tem que mostrar o preço total dos combustíveis, levando em conta os impostos federais, o ICMS, o monopólio do transporte e da distribuição, da margem de lucro que existe na ponta, quanto custa o litro de combustível nas refinarias”, destacou.

Bolsonaro voltou a reconhecer que os preços estão muito altos, mas reafirmou que a economia está dando certo. O presidente também minimizou o impacto que teve o ataque dos Estados Unidos no Iraque, que matou o número dois do Irã, o general Qassen Suleimani.

“Graças a Deus, pelo que parece, a questão lá dos Estados Unidos e Iraque, o general que não é general, que perdeu a vida, não houve impacto. Foi 5% [o aumento de preço do petróleo], passou para 3,5%. Não sei como está hoje em relação ao início do ataque, mas a tendência é estabilizar”, disse o presidente.

Metrópoles