Governo mentiu em lista de sertanejos em evento pró-Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/PR

No dia seguinte ao evento de sertanejos com o presidente Jair Bolsonaro, alguns dos artistas começaram a publicar mensagens em suas redes sociais negando participação. Matheus, por exemplo, foi ao Instagram dizer que está nos EUA, de férias.

“Aqui nos us tentando tirar umas férias em paz com a família e um monte de gente mandando mensagem e propagando notícias falsas. Gente, kauan tb está aqui nós não fomos a lugar nenhum defender causa alguma e pra falar a verdade ficamos sabendo do que está acontecendo agora! não acreditem em tudo que leem na internet! Amamos vocês! agora deixa noixxx curtir umas férias merecidas?”, escreveu o cantor.

A Secretaria de Comunição (Secom) do governo federal atualizou a lista de presentes, que passou de 56 pessoas para 28. Além de Matheus & Kauan, outros das principais duplas que constavam na primeira lista foram retiradas, como Bruno & Marrone e Cesar Menoti & Fabiano.

A primeira lista, com 56 artistas, foi divulgada às 10h50 de quarta-feira, quando o evento estava começando, com um aviso de que poderia ser atualizada. Às 16h21 de quarta-feira, houve a primeira correção: a Secom avisou que Cristiano, da dupla com Zé Neto, não havia comparecido (Zé Neto já não constava na lista original). Uma nova lista foi divulgada às 13h08 de quinta-feira, dessa vez com 28 nomes, e com o aviso de que a “listagem passou por ajustes em vista da ausência de pessoas antes confirmadas”.

Entre os nomes que constavam na primeira lista e não compareceram também estão a dupla Gian & Giovani e Sampaio (da dupla com Teodoro, que esteve presente). Estão nas duas listas, por outro lado, as duplas Henrique & Juliano e João Neto & Frederico, além do ator Dedé Santana.

Em um vídeo postado ontem no seu perfil oficial no Instagram, a dupla Cleber e Cauan também negou a presença na reunião ao responder ao um comentário na publicação. Questionados se participaram do encontro com o presidente para pedir o fim da meia entrada, os cantores responderam: “Não participamos, o que não quer dizer que somos contra a solicitação”.

Rapper listado entre os artistas presentes ao evento, Hungria postou um vídeo de madrugada desta quinta-feira, negando a ida ao Planalto. Na descrição do vídeo, escreveu: “Quem me conhece sabe porraaaaaa! Progresso e pau na máquina! sejam sábios”. No vídeo, o cantor diz o seguinte: “São 3h20 da manhã, e recebo a ligação de meus assessores, dos meus empresários. Tá rolando um comentário, uma fake news que eu estava num evento político, não sei se a favor ou contra a meia entrada. Quero falar que meu dia foi totalmente corrido e eu sou homem pra declarar tudo o que eu faço. Entende isso? Sei da minha história, sei de onde eu vim. Espero que vocês não acreditem em notícias falsas, notícias de internet. Não sei o que se trata, não faço questão de saber (…) Não estive em evento nenhum, se alguém falar que eu estive pede pra mandar foto, que evento grande tem que ter foto”.

No encontro, o locutor de rodeios Cuiabano Lima, titular da festa do peão de Barretos (SP), leu uma carta de apoio dos sertanejos a Bolsonaro. Depois, o presidente da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), Doreni Caramori Junior, pediu ao presidente o fim da meia-entrada, classificada por ele de “injustiça histórica”, além de mudanças na cobrança de direitos autorais, que ele classificou como um “monopólio” regulado por uma “lei arcaica”. Em seu discurso, Bolsonaro disse ter um “carinho especial” pelos sertanejos e agradeceu ao apoio que eles lhe deram durante a campanha eleitoral.

Veja a lista corrigida pela Secom nesta quinta-feira:

Bia Ferraz
Breno Ferreira
Cuiabano Lima (locutor)
Dedé Santana
Duduca e Dalvan
Gilberto e Gilmar
Henrique e Juliano
Héster e Helena
Jads e Jadson
João Neto e Frederico
João Reis
Marcus Paulo e Marcelo
Paraná
Rejane Carminati
Saonara Power Santana
Teodoro (da dupla Teodoro e Sampaio)
João Paulo
EME
Diego (da dupla Diego e Ray)
Guilherme e Vitor

O Globo